Porque Tubarão-Martelo tem esse nome?

capa_tubaraomartelo

Recentemente foi realizado um novo estudo para se entender o formatado da cabeça do tubarão-martelo e porquê ele tem este nome.

Tem este nome pois ser muito parecido com o martelo, ou seja, pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.

Sugerem então que o tubarão-martelo tem evoluído com a sua estranha cabeça para aumentar a sua visão, além de melhorar a sua habilidade como caçador.

Anteriormente, mais exato em 1942 o pesquisador Gordon Walls, concluiu que a forma da cabeça e a posição dos olhos do tubarão fazia com que ele não tivesse uma visão binocular, mas outros pesquisadores afirmavam o exato oposto, dizendo que o animal teria uma visão extraordinária.

Para tirar essa dúvida, os pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, estabeleceram que os tubarões com as cabeças mais largas têm uma melhor visão binocular, melhor para localizar presas que se movem rapidamente, assim como também têm uma visão de 360 graus, que permite que eles enxerguem presas acima e abaixo deles.

Fonte: New Scientist

One Response

  1. Franciele disse:

    E porque o nome Tubarão-Martelo ??

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.