A Banana tem Semente?

A-Banana-tem-Semente

A banana é uma das frutas mais saborosas e fáceis de comer e manusear. Enquanto uma barra de cereal mobiliza vários recursos para sua fabricação, a banana, além de ser mais barata e ter um custo-benefício superior, possui um preço de produção bem menor. Das vantagens e do sabor da fruta não restam dúvidas, no entanto, onde ficam localizadas suas sementes?

Ao contrário do que muitos imaginam, aqueles minúsculos pontos pretos presentes no interior da banana não são suas sementes, mas sim, apenas óvulos não fecundados. Vale ressaltar que ela é um fruto partenocárpico, ou seja, seu ovário amadurece bem antes do óvulo poder ser fecundado, portanto, as bananas que conhecemos, aquelas comestíveis, não possuem sementes.

A reprodução da bananeira ocorre de forma assexuada. Para plantar uma nova espécie, é necessário cortar um pedaço da raiz e plantá-lo, no tipo de reprodução denominado pelos biólogos de “propagação vegetativa”.

4 Respostas

  1. vitoria disse:

    muito legal

  2. Estou bastante frustrada por saber, só agora, depois de comidas tantas bananas e me deliciar grandemente com elas, que aqueles pontinhos pretos no centro da banana não são sementes. Perguntava-me(sempre) para que serviam, se guardavam alguma substância preciosa em seu interior ou, quem sabe, até mesmo o segredo da vida.

    Porque desde sempre soube que a bananeira tem reprodução de propagação vegetativa. Há seis meses meu genro, aproveitando o espaço de quintal de que disponho atualmente na casa onde moro, trouxe-me uma “muda” de banana-maçã que vai se desenvolvendo lindamente, apesar do solo piçarrento da região.

    Estou aguardando ansiosa pela saída do primeiro mangará. Olhem, e vou ter uma conversa muito séria com minha bananeira. Ninguém me enganou por tanto tempo!!!

    Obrigada pelo esclarecimento. Mais um item na lista de cultura inútil. Afinal não sou bióloga. Mas eu não me perdoaria se moresse sem esse conhecimento porque a “curiosidade matou o gato” mas também levou o homem a grandes descobertas.

    E, eu sei lá que pergunta São Pedro vai me fazer para me permitir entrar no paraíso onde, pela primeira vez, foi plantada a “musa paradisíaca”.

    Posso ser salva pela banana…

  3. Jose Medeiros disse:

    Procurei no google se banana tem semente, porque aos 71 anos jamais havia visto uma em uma banana. Incliusive quando criança tínhamos chácara com várias especies .
    Porem hoje ao saborear uma banana maçã, tive a impressão de haver mastigado uma pedrinha que ao tirar da boca eram duas, uma do tamanho de uma ervilha e a outro um pouco menor e eram pretas.Achei que havia caído uma obturação e ao examinar os dentes estavem perfeitos. E AGORA JOSÉ GOSTARIA DE UMA RESP0STA.
    Armação dos Buzios, 25 de nov. de 2012

  4. marcio machado disse:

    banana que dá cacho para cima tem semente.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.