A Doença Mais Antiga do Mundo

doença-mais-antiga

Atualmente, médicos e especialistas têm conhecimento acerca de inúmeras doenças, de todas elas a mais antiga é a hanseníase. Os primeiros registros dessa doença datam de 1350 a.C.. Apesar de ser muito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto no começo dos anos 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.

A hanseníase é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como Hansen, ela agride principalmente os nervos e a pele, podendo, em estágios mais graves, resultar em deformações. A lepra, como era conhecida, consome, resseca, agride e penetra na pele, deforma nervos, músculos e ossos.

No início ela provoca uma dor quase insuportável que logo passa e é substituída pela perda da sensibilidade e dos movimentos. O nome foi alterado por causa do preconceito com o qual os portadores da doença eram tratados, no Brasil a lepra passou a ser conhecida como hanseníase.

Em números absolutos de hanseníase, o Brasil é o segundo país no ranking, perdendo somente para a Índia.

One Response

  1. Renan disse:

    Amigo, legal o seu artigo,

    Porém sou biomédico e posso lhe falarm com toda certeza que não é a hanseníase a mais antiga e sim a Varíola. Consta de registros médicos que múmias com o vírus da Varíola foram achadas no Egito e datam de 2.500 a.c.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.