Acordar um Sonâmbulo Pode Matá-lo?

acordar-sonambulo
Os sonâmbulos fazem as coisas mais estranhas. Há histórias daqueles que saem de casa só com a roupa de baixo, ou que se levantam para cozinhar e depois voltam para a cama sem nem mesmo provar a comida.
Um aviso sério muitas vezes acompanha esses relatos: acordar um sonâmbulo pode matá-lo! No entanto, as chances de se matar alguém com esse problema com o choque do despertar repentino são tão grandes quanto a de alguém morrer ao sonhar com a morte.
Embora seja verdade que acordar um sonâmbulo, especialmente à força, pode estressá-lo, pensar que alguém poderia morrer por causa de um choque como esse é uma crença totalmente falsa, diz Michael Salemi do Centro Califórnia para Distúrbios do Sono.
“Você pode assustar um sonâmbulo, e ele pode ficar muito desorientado e ter reações violentas ou confusas, mas nunca ouvi falar de nenhum caso documentado de alguém que tenha morrido ao ser despertado”. O perigo do sonambulismo está mais ligado àquilo que o sonâmbulo pode encontrar ao sair por aí em seus devaneios noturnos.
O sonambulismo faz parte de uma categoria maior de distúrbios relacionados ao sono, conhecidos como parassonias, incluindo terrores noturnos, distúrbio de comportamento do sono paradoxal, síndrome das pernas inquietas e sonambulismo.
Para a maioria das pessoas, o sonambulismo consiste de atividades corriqueiras como sentar-se na cama, andar a passos lentos pela casa e vestir-se ou tirar a roupa. Uma minoria manifesta comportamentos mais complexos, como preparar refeições, fazer sexo, pular janelas e dirigir – enquanto na verdade ainda estão dormindo. Esses episódios podem durar alguns segundos ou se estender por 30 minutos ou até mais.
“O sonâmbulo está meio dormindo e meio acordado”, afirma Carlos Schenck da University of Minnesota, “O cérebro produz ondas delta e teta, o que demonstra realmente que a pessoa está em um estado de atividade noturna”.
Normalmente o sonambulismo ocorre durante o terceiro e o quarto estágio do sono não-REM, os estágios mais profundos, caracterizados por um sono de ondas baixas, ou delta, e pouco sonhos ou nenhum.

9 Respostas

  1. Yaya disse:

    Eu sempre ficava com medo de acordar alguem sonambulo!

  2. Sergio disse:

    Eu sempre achei que algum sonâmbulo morrer ao ser acordado fosse um mito, mas não tinha certeza disso.

  3. Asc disse:

    A não ser que seja o Freddy Krueger…KKK

  4. Manu disse:

    Eu sou sonâmbula KK

  5. Samira disse:

    bom saber, vou falar pro povo lá de casa que eles podem me acordar sem medo quando eu estiver em pé novamente do lado da cama gritando que tem uma aranha na parede, minha irmã falou q foi cômico, eu em pé dormindo e gritando pra ela sair dali senão a aranha ia machuca-la kkkkkkkkkkk

  6. can disse:

    o ygor e sonambulo

  7. Anna disse:

    nooooooooooossa que bom saber !!!!!!!!!!!!!!! Eu tinha medo de acordar um sonanbulo porque me diziam que se o acordesse ele poderia morrer.Que legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Iva disse:

    No caso de alguem que dorme como se estivesse morrido. Qual o nome a dar a este tipo de sono. Tem pulsacao, respira, mais e sacudido, atirado ao chao mais nao acorda. Se levanta somente se lhe for salpicado agua no rosto.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.