Novo calendário Maia descarta fim do mundo este ano. Mas…

enofworld

Escavações numa casa na Guatemala descobrem novo calendário maia que prevê que o mundo continuará por, pelo menos, 7.000 anos mais.
Uma equipe de arqueólogos descobriu os calendários astronômicos maias mais antigos de que se tem notícia e que descartam o fim do mundo em 2012, revelou um estudo publicado no dia 10 de maio, nos Estados Unidos. A descoberta se deu durante as escavações em uma casa, no sítio de Xultún, na Guatemala, e, contrariando a crença popular, não dá qualquer indício de que o fim do mundo ocorrerá este ano, afirmou o arqueólogo William Saturno, da Universidade de Boston, que chefiou a expedição e a escavação. “Os antigos maias previram que o mundo continuará e que, em 7.000 anos, as coisas serão exatamente como eram então”, acrescentou Saturno.

Em um dos quartos da residência, os muros estão cobertos de hieróglifos, com símbolos gravados na pedra e que, na maior parte, representam números de cálculos relacionados aos diferentes ciclos do calendário maia. Trata-se de um calendário cerimonial de 260 dias, do calendário solar de 365 dias, bem como do ciclo anual de 584 dias do planeta Vênus e do de 780 dias de Marte, enquanto os demais acompanham as outras fases lunares. Os hieróglifos são do século IX, isto é, centenas de anos mais antigos que os calendários dos Códices Maias, que foram registrados em livros de 1300 a 1521.

 

Inscrições

Segundo William Saturno, as inscrições parecem a tentativa de alguém para decifrar um grande problema matemático, como se um muro fosse um quadro negro. “Pela primeira vez podemos ver quais são os dados guardados por um escriba, cujo trabalho era conservar os dados na comunidade maia”, ele explicou. “O mais excitante é a revelação de que os maias se dedicavam a fazer cálculos durante centenas de anos e em locais diferentes dos livros, antes que fossem gravados os Códices, que representam os arquivos desta civilização pré-colombiana, em grande parte destruída pelos conquistadores espanhóis”, afirmou Anthony Aveni, professor de astronomia da Universidade Colgate (Nova York), co-autor do estudo.

 

Escavações

Cientistas afirmam que escavações revelaram as pinturas internas, que incluem figuras humanas usando vestimentas com plumas. São os primeiros exemplos de arte maia no interior de uma casa, destaca David Stuart, professor de arte meso-americana da Universidade do Texas, que decifrou os hieróglifos. “É estranho que as descobertas de Xultún existam. Estas inscrições e trabalhos de arte nos muros não se conservam bem nos terrenos baixos dos maias, especialmente em uma casa enterrada apenas a um metro sob a superfície”, afirmou Saturno.  Os trabalhos serão publicados na revista americana Science e na edição de junho da National Geographic.
(Fonte: http://www.band.com.br/noticias/ciencia/noticia/?id=100000502892)

 

Mas… 

Uma análise desapaixonada desse assunto recomenda que não se dê crédito imediato, nem às descobertas anteriores – que falam do fim do mundo (ou de uma mudança radical na Terra) em 21 de dezembro de 2012 – nem às atuais descobertas, que desmentem as anteriores. Não há por que aceitar como verdades indiscutíveis tudo o que se encontra em ruínas centenárias ou milenares, só porque foi encontrado em ruínas centenárias ou milenares. Os povos antigos, assim como os atuais, também eram capazes de escrever tolices e fantasiar fatos, por que não? Por que julgá-los mais sábios (ou mais estúpidos) do que os povos de hoje? Portanto, a prudência recomenda que se espere, para comprovar ou desmentir as descobertas. Só o tempo não mente jamais.

8 Respostas

  1. Wesley disse:

    Quanta tolice com essa interminável discurção, quem disse que o mundo não vai acabar? o mundo acaba sim, todos os dias para quem parte dessa vida para uma suposta outra vida. Portanto o mundo irá acabar sim em 21 de dezembro de 2012 para aqueles que partirem naquele dia. Quem não concordar com essa ipótesse, que inventem outra, assim como eu.

  2. Ângela disse:

    Desmentir a farça do fim do mundo eu já esperava, mas inventar outra já é demais. Concerteza cocordo quando a matéria diz: ” Para julga-los mais sábio”, mas de qualquer forma não acredito nisso mesmo por que hoje em dia com tanta tecnologia o homem não p´reve o fim do mundo, imagine lá naquela época, o mundo só vai acabar só quando Deus quiser, isso é fato.

  3. Douglas Guerreiro disse:

    Céticos e fanáticos religiosos estaram com o pé atras neste dia.. 21 12 2012… tudo pode acontecer…. ninguem desconsidera uma possibilidade para o fim da vida como a conhecemos…e essa noticia de que milagrosamente foi encontrado um calendario maia… é um tanto quanto estranha não é… pois em outras datas em que o mundo supostamente acabaria nunca houve um esforço tão grande para nos convencer Do contrário…. isso só parece estranho para mim? ou alguem mais nesse mundo acredita que eles estao com medo do que nos podemos fazer… bom.. se prepare pra descobrir..

  4. Simone disse:

    Eu ñ entendo uma situação. Os Maias sem as tecnologias avançadas que usam-se hoje em dia, conseguiam determinar o fim do mundo. Nos dias de hoje cientistas com a papa feita de tecnologias ñ conseguem???

    Eram cálculos vindos do além ou não??? Eram pessoas que tinham dons especiais ou não???
    À meu ver estes homens foram iluminados com a graça da sabedoria de Deus, isto é, cálculos+divindade, só pode.

  5. kkkkkkkkks nao acredito nao

  6. santos disse:

    Isto se chama ” Imaturidade” pois eles falaram que o mundo iria ser distruido em 2012,mais não se sabe onde eles acharam tal vestigio,e perceberam que suas contas não deram muito certo e ja estão querendo introduzir na midia que acharam um calendario… Ora isto nada mais é que opiniões de pessoas querendo buscar os misterios inrevelaves… vão ter o que fazer

  7. manoel vieira disse:

    que merda vou ter que pagar a minha moto o mundo nao vai acabar mais afundei meus cart de creditos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. charllie disse:

    Isso é mentira…………..

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.