Bíblia Estava Certa

biblia

Os livros da Bíblia sempre foram fonte de consulta para escavações científicas em busca da verdade histórica.

O arqueólogo da Universidade da Califórnia Thomas E. Levy e o diretor de escavações e pesquisas do Departamento de Antiguidades da Jordânia, Mohammad Najjar são de opinião que “somente uma sociedade complexa, como uma grande tribo ou um reino primitivo, poderia ter capacidade organizacional para produzir cobre em escala industrial”.

Processo de datação

Grupo internacional de arqueólogos conseguiu datações em rádio-carbono feitas em madeira, grãos e frutos carbonizados em diversos níveis de sedimentos, revelam que as construções datam do décimo segundo século a.C. O grupo desenterrou artefatos que contam muito sobre a época escaravelhos, cerâmicas, pontas de flechas em metal, martelos, pedras de moagem entre outros.

O sítio arqueológico

Os indícios foram encontrados nas ruínas de um grande centro de processamento de cobre em Khirbat en-Nahas nas terras baixas do antigo reino de Edom, atualmente parte da Jordânia.

As escavações estão sendo lideradas por Thomas E. Levy da Universidade da Califórnia.

O arqueólogo israelense, Israel Finkelstein, da Universidade de Tel Aviv, acredita que o novo estudo não lança novas luzes sobre a formação do Estado em Edom. Segundo ele, as atividades como a do cobre, poderiam ser controladas por membros de outras sociedades que não a de Edom.

Nosso grifo:

Essa possibilidade não pode ser descartada, mas nada prova ser verdadeira. Ademais, os estudos arqueológicos ainda não foram concluídos nem seus resultados cruzados com estudos já existentes.

Grande Interesse no meio acadêmico internacional

Distando 50 km do Mar Morto e outros 50 km das ruínas de Petra, o mais famoso sítio arqueológico da Jordânia. As novas descobertas já estão sendo objeto de trabalhos acadêmicos.

N.R.:

Até que ponto os trabalhos arqueológicos, sem prazo de conclusão, alterarão a História ou somarão novos dados aos já conhecidos ou abrirão novas lacunas no imaginário científico? Essas respostas, só o tempo revelará.

13 Respostas

  1. Moura disse:

    Acredito que a Bíblia está sempre certa. Até agora não desmentidos sobre o que nela está escrito. Não considerando as parábolas, claro.

  2. Adelino Rocha disse:

    Acredito piamente na veracidade do conteúdo biblíco.
    E se os homens de outras épocas ,como no descobrimento das américas, tivessem lido, saberiam que a terra era redonda e por isso não precisariam ficar com mêdo de cairem em abismos, mais graças a incredulidade dos homens, muitos continuaram a sofrer por não ter a Biblía como um manual de sobrevivência neste mundo cheio de surprêsas inexplicaveis para quem duvida da veracidade da palavra de Deus.

  3. Rodrigo Consoli disse:

    Eu também creio na bíblia, porém, antes de acreditar em qualquer coisa que voçê lê ou ouve, você deve refletir naquilo buscando descobrir por si só se o que você ouviu ou leu é certo ou errado, em vez de acreditar logo de cara.

  4. charles disse:

    Bem acredito que a bíblia seja um almanaque dos acontecimentos passados e o grande feito dos homens em se tratando de material antigo de outras epocas e civilizações, contudo acredito também que existes duplicidades de entendimentos assim comop relatividade emm todas as coisas que nos acontecem debaixo dos céus, a bíblia por si não produz efeito, mas associada a fé e a religião torna-se poderosa em efeito psicologico que traz a mente do ser humano a consciencia e a ciencia de existir e dos pensamentos dos sabios do passado.

  5. Daniela disse:

    Muitas coisas que estão escritas na Bíblia podem ser provadas como verdadeiras embasadas em fatos históricos.

  6. Heverton De Castro Farias disse:

    Não ha o que duvidar das escrituras sagradas acho difícil um cientista negar a veracidade deste livro tão como um teologo negar o avanço da ciencia.

  7. Arruda disse:

    Os agrupamentos sociais surgiram, há pelo menos 100.000 anos; a Humanidade, aos poucos, veio aprendendo a conviver, a evoluir e nessa evolução, formando povos, reinos, começaram a interagir e a questionar.
    Diferimos dos animais, devido a isso: questionamos!

    Citam ser a bíblia, “escritura sagrada”, a expressão da verdade; quem as fez “sagrada” e qual é a verdade? (Pagar o dízimo?)
    Em filosofia, a verdade é relativa, e na literatura, ela não é buscada.

    É tão somente a bíblia, um relicário de meditações de sábios, de conclusões hauridas por povos surgidos no Delta do Nilo; Caldeus, Egípcios, Babilônios, Persas, ditaram (oralmente) suas deduções acerca da vida, e os Hebreus apropriaram-se dessas digressões, proclamando mentirosamente, terem sidos eles, os autores do “livros” (bíblia, em grego, significa livros). Como há 5.000 anos não havia a lei de direitos autorais ou royalties, apossaram-se eles desse conhecimento e proclamaram serem eles os “queridinhos de Deus”.
    (E assim procedem os Crentes atuais, que passaram a denominarem-se cristãos, mas não aceitam a Nossa Senhora, Maria de Nazaré, como Mãe de Jesus!)
    E ser a bíblia, mormente em o Velho Testamento, a expressão da verdade! (E eu tenho que acreditar no que querem que eu creia…; tsc, tsc, tsc!)

    A bíblia é um livro para crianças, ou para preguiçosos mentais, que usam a cabeça, apenas para separar as orelhas ou criar piolhos!

    Deus é grande demais para ser contido na bíblia!
    Bíblia, é uma criação humana, não havendo nada de sagrado, nada de verdadeiro nesses 43 livros, e de traduções, (ao longo dos séculos), erradas/adaptadas ao sabor das políticas mesquinhas de grupos minotários e dominantes!
    (Cobra, asno falantes…; nunca ouvi uma cobra ou um asno falar, porém tenho que acreditar que eles falam, apenas porque assim grafaram?)
    Não sou criança! Fui criança, adulto hoje e utilizo meus neurônios. Que os Crentes também os utilizem, mas para tirar o populacho da ignorância, da miséria, do feio orgulho, e deixem de sustentar PA$TÔ!
    (Trabalho, trabalho honrado nunca matou ninguém!)

    Comparem traduções da bíblia escrita em Latim; Alemão; Ingles; Espanhol; Frances; Portugues…; crassas e inquietantes diferenças!

    A bíblia estava certa?
    Se for uma armadilha para pegar “patos”, estava e está!
    (Já pagou dízimo deste mês?)
    Se não pagar, o PA$TÔ lhe “deda” para Jesus, cidadão, e você não irá para o Céu. (Deus e Jesus adoram dinheiro…)

  8. Jose Pires Neto disse:

    “Sobre a Bíblia; é o único 100% verdadeiro , queiram ou não os incrédulos….

  9. Concordo com o Moura .. eu também acho que a Biblia sempre está certa……pois ela é a Palavra de Deus…….

  10. Leandro disse:

    A Bíblia sempre está correta. Se estiver imprecisa, é metáfora, se estiver errada, é parábola, se for desmentida, é erro de tradução, se contradisser a ciência, fomos nós que a interpretamos errado… Assim fica fácil acreditar, não fica?

  11. PAULO disse:

    Bom, respondendo a questao do irmao acima que diz ser a biblia mentirosa.

    bom amado primeiro de tudo nao é 43 livros e sim 66 traduzidos, Sera que acha mesmo que a biblia esta errada ? ou e um sentimento dentro de voce que causa essa revolta toda, calma companheiro, pra voce nao acreditar na biblia voce tem que ser fera, tem que ter mais fe do que eu que acredito, pois o proprio Deus a qual voce chama de muito grande para se enquadrar em uma biblia foi o que criou voce e os tais neuronios que voce disse.
    vamos pensar em ambito geral agora, o proprio Deus a qual voce nao acredita ter feito mulas falarem e outras coisa de ” crianças” tambem, fez uma terra que e perfeita e que esta no seu perfeito eixo ou nao sabia que se ela saisse do seu 23º eixo um milimetro voce nem eu existiriamos mais e que como voces ateistas dizem que essa mesma terra perfeita foi feito do nada eis a perguna como um nada pode criar um tudo grande desse jeito ” a terra” como um nada pode criar um menor animal do mundo que talvez voce nao saiba pode conter informaçoes o suficiente para encher mil enciclopedias, e ai vem algumas pessoas que acreditam que pode ser Deus ate quem criou a terra e tudo que ha, mas nao acredita que a biblia pode ser correta, esse mesmo Deus a quem voce citou que e grande demais, teria problemas com a elaboraçao de uma biblia de 66 capitulos escritas e inspiradas por 40 autores? edesculpe, nao e inteligente pensar que o mundo nao veio de Deus e que ele nao fez a biblia, ok o que muitas igrejas fazem hoje nao concordo, sou evangelico formando em bacharel de teologia e vejo que tem muita coisa errada. a biblia sim e um manual de entendimento quanto a ordem dada a Deus e sabe porque nao aceita isso ? o pecado e bom ne irmao? quer acreditar nessa mentira de satanaz? continue, porem tenho certeza do fundo de minha alma que em sua propria conciencia esta bem escrito assim.

    putz se esse negocio de biblia for certo to ferrado. pois cuide- se de rever conceitos, ela e verdadeira, acredite voce ou nao e um dia sera cobrado isso de mim e de voce, e como nos apresentaremo a Deus? estude um pouco mais amado lhe faltas as informaçoes basicas. e se por qualquer motivo voce ainda nao quiser… estou orando por voce

    paulo marcio (estudande 2º period.Bacharel em Teologia)

  12. Renan disse:

    Nossa Paulo!

    Me admira você que se diz tão estudado e até corrigindo o Arruda quanto a quantidade de livros da biblía, ter uma opnião tão cega baseada na igreja evangélica. Você por ser estudante de teologia deveria olhar com mais calma todas as outras religiões e não ter essa postura de “satanaz” como dizem os evangélicos.

    Eu sou cristão de formação, fiz, catecismo, comunhão, crisma etc. Porém não sou cego e assim como Arruda utilizo a cabeça para pensar, não somente como enfeite.

    Concordo em muitos pontos com o Arruda apesar de não em tudo. É fato histórica que a biblía não foi escrita por DEUS nem por Jesus, e sim por pessoas que nem conviveram com ele, cerca de 80 – 200 anos após sua morte, portanto várias histórias passadas de boca em boca podem ter sido deturpadas. Aliás nos concílios que a igreja fez (católica) em cerca de 1000 dc foram compilados somente os livros que interessavam a igreja na época deixando de lado diversos outros livros que poderiam vir a trazer algum arranhão a imagem de Jesus.

    Não sou contra DEUS, aliás acredito piamente nele, sou contra sim algumas verdades que tentam impor com base na bíblia que a meu ver, como cabeça pensante, não é a vontade de DEUS.

    Quer um exemplo: Se DEUS é tão bom e justo como achamos que é, como ele vai condenar um filho dele ao INFERNO pela eternidade por ter errado durante a vida ? Seria bom esse DEUS ? Pelo amor…. DEUS é muito mais que isso, DEUS é bondade e Amor, e você ainda acredita cegamente na bíblia ? DEUS não quer que você siga a bíblia ou uma igreja específica, ele quer que você haja como sua imagem e semelhança, proclamando bondade e amor. E se mesmo assim você errar durante a vida ele estenderá a mão para lhe ajudar com o seu arrependimento.

    É assim que penso.

    Espero ter ajudado a elucidar sua cabeça.

    Abraços,

  13. Wal disse:

    Arruda
    29 de julho de 2010 às 21:43

    Você mostrou quão grande pode ser a ignorância humana. Acho que antes de voce falar o que disse, pesquise, reflita, estude, você está equivocado quando disse que as diferênças das escritura de hoje com as mais antigas já escritas. Pergaminhos, Registros, mesmo os mais antigos, nao diferem ou nao mudam o ensino mesmo em suas mais sutis diferenças, o que mostra que os escritos mais antigos corroboram os que vieram depois, cópias, aliás existem muitas copias que eram feitas pelos cristãos. Sim, foram homens que escreveram, mas inspirados por Deus. E o que escreveram se tornam harmoniosos visto que foram mais de 13 pessoas diferentes que viveram em épocas diferentes (muitas delas). Mesmo assim, a bíblia como um todo se harmoniza e trata de um tema central, O reino de Deus com seu filho Cristo como Rei sobre a humanidade. Profecias escritas com mais de 200 anos de antecedencia. Nomes de pessoas e lugares somente descobertos no seculo XlX, e etc….

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.