Brasil é o país mais atingido por raios

set05pkc

O Brasil é o país mais atingido por raios em todo o mundo. De acordo com levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o País tem a maior porcentagem de mortos por esse tipo de incidente e sofre mais prejuízos econômicos em decorrência de tempestades elétricas do que os outros. O coordenador do Grupo de Eletricidade, Osmar Pinto Júnior, explica que o território brasileiro é atingido por 70 milhões de raios por ano, ou seja, duas ou três descargas elétricas por segundo.

“Os raios costumam ocorrer em regiões tropicais, e como o Brasil é o maior país tropical, é mais fácil ser atingido”, acrescenta o coordenador. As descargas elétricas naturais causam um prejuízo anual de US$ 200 milhões ao País, em danos nas linhas de distribuição e transmissão de energia, redes de telefonia, indústrias, telecomunicações, propriedades privadas e também em vidas.

Cerca de 100 pessoas morrem anualmente no País após serem atingidas por raios, o que eqüivale a 10% de todas as mortes relacionadas com descargas elétricas no mundo. “Durante o ano, no Brasil, 300 pessoas são atingidas por descargas elétricas e as que não morrem, ficam com seqüelas diversas”, disse o coordenador.

Em parceria com a Nasa, que há quatro anos monitora os raios com um sensor no espaço, o INPE elaborou um mapa que mede a incidência dos raios e aponta ainda as regiões do País mais sujeitas aos raios. A principal delas é o sul do Mato Grosso do Sul, onde são registradas 20 descargas por quilômetro quadrado ao ano.

[youtube RMW9oOSw6zs]

Fonte: Agência Brasil – Portal Terra de Notícias

11 Respostas

  1. Luiz disse:

    Sabia que as nuvens que produzem raios estão entre 1,5 a 10km do solo? e que a corrente de descarga pode chegar a 100.000 A

  2. AI CREDO ! DEUS ME LIVRE DE RECEBER UM RAIO NA CABEÇA NUMA HORA DE TEMPESTADE! ACHO Q NINGUÉM QER!

  3. Ana disse:

    Por que os raios tendem a ocorrer em regiões tropicais?

  4. Carlos disse:

    Boa pergunta Será que os raio tendem a cair mais em regiões TROPICAIS
    Também queria saber.

  5. Hellhammer disse:

    Os raios acontecem mais frequentemente em regiões tropicais devido à maior formação de nuvens. Como nos trópicos a umidade tende a ser maior, e a temperatura tende a ser mais alta, a formação de nuvens carregadas eletricamente é facilitada. Nos países frios, o clima é mais seco, e quando ocorrem precipitações, geralmente são de neve. Mesmo quando é chuva, o volume costuma ser menor, podendo ocorrer chuvas intensas localizadas. Em países tropicais, ao contrário, a evaporação é muito intensa, e como sabemos os raios são formados por cargas elétricas adquiridas pelas moléculas de água em atrito com o ar. Como o volume de evaporação é maior, e devido à frentes de ar quente e ar frio movimentarem de forma mais intensa a evaporação, carregando mais ainda a nuvem, temos mais raios nos trópicos. Ok?

  6. silvana disse:

    eu e minha prima tava jogando bola no canpo de futebol e dai caiu u rio no pé da marcia e ela morreu nomeio do campo eu quase mori chorando? a

  7. OMG ! disse:

    KKK , é qe medo :s

  8. Ree disse:

    Amo raios sei que é estranho dizer isto mais é pura verdade…

  9. DIC disse:

    Vcs sabiam que a maioria dos raios vem do solo e nao da atmosfera???

  10. Bruna disse:

    estou fazendo um trabaljo e gostariaa de saber a incidência de raios no centro-oeste. alguem poderia me ajudar???? 😀

  11. Elio G. Lopes disse:

    Gostaria que me ajudassem em apontar as regiões de Mt. com maiores
    densidades de ocorrência de raios, pois estou desenvolvendo um tra-
    balho a respeito.
    Muito Grato
    Elio G. Lopes

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.