Curiosidades sobre a chuva ácida

capa_chuvaacida

Saiba mais sobre esse fenômeno chamado de Chuva Ácida…

A denominação de chuva ácida é utilizada para qualquer chuva que possua um valor de pH inferior a 4,5 unidades.

Essa chuva é diferenciada devido aos gases presentes na atmosfera que em contato com outros poluentes se transformam em ácido. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre (SO2) proveniente das impurezas da queima dos combustíveis, fósseis óxidos de azoto (NO, NO2, N2O5).

As emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos também ‘colaboram’ para a tal chuva ácida.

A ação humana no nosso planeta é também grande responsável. Os gases das indústrias, as centrais termoelétricas e os veículos de transporte.

Chuva ácida é ‘comum’ na China, na Europa Ocidental e na Rússia pois esses países emitem esses poluentes (carvão com enxofre) para gerar calor e eletricidade.

As árvores são prejudicadas pelas chuvas ácidas de vários modos desde folhas e flores queimadas e a proliferação de fungos e bactérias, o crescimento das raízes ficam mais lento e, em consequência disso, menos nutrientes são transportados.

Para os seres humanos a ameaça é maior, onde o cobre pode causar epidemia de diarreia em crianças e jovens e acredita-se que existem ligações entre o abastecimento de água contaminado com alumínio e a ocorrência de casos da doença de Alzheimer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • PARA EVITARMOS

Incentivar a utilização dos transportes coletivos, como forma de diminuir o número de veículos que circulam nas estradas.

Descentralização industrial

Diminuir de alguma forma o teor de enxofre, nos combustíveis, antes da sua distribuição e consumo.

Diminuir os gases de combustão nas indústrias antes do seu lançamento na atmosfera.

Utilizarmos mais de combustíveis limpos como: gás natural, energia elétrica de origem hidráulica, energia solar e energia eólica, em fontes de poluição tipicamente urbanas como hospitais, lavanderias e restaurantes.

2 Respostas

  1. Alex Wagner disse:

    muito bom me ajudou muito. Obrigado!!

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.