Diferença Entre Ataque Cardíaco e Infarto

Diferença-Entre-Ataque-Cardíaco-e-Infarto

O coração funciona como uma bomba de ejeção de sangue para todo o corpo humano. Quando se contrai, distribui sangue pelas artérias; e quando se dilata, traz o sangue de volta para dentro dele, pelas veias. A parada cardíaca ocorre quando o coração para de funcionar. Nessa condição, ele deixa de exercer a função de bomba, inviabilizando a circulação do sangue pelo organismo.

De acordo com o cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Agudas do Incor HC/FMUSP, doutor José Carlos Nicolau, o infarto é a causa mais comum de parada cardíaca na população.

“Além de fazer com que o sangue circule pelo corpo, o coração também precisa de sangue para o próprio funcionamento. Quando há obstrução de um vaso que alimenta o órgão, a região relacionada a esse vaso pode vir a morrer. Isso é o infarto do miocárdio (do coração)”, explica, acrescentando que o infarto tem tamanho e repercussão variáveis, dependendo do vaso que tiver sido obstruído.

De 3.439 infartados, atendidos no Incor nos últimos dez anos, 479 tinham 50 anos ou menos. O especialista lembra que, quando há uma parada cardíaca, é fundamental que haja atendimento rápido.

“Em alguns casos, é possível reverter o quadro. Quando o atendimento é feito prontamente, diminuem-se os riscos de lesão cerebral”, informa.

Além do infarto, há outras diversas causas que podem levar à parada cardíaca, como insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar, arritmia cardíaca congênita, entre outras.

Fonte: noticias.terra.com.br

4 Respostas

  1. isabel disse:

    BOA TARDE!
    TENHO SENTIDO MEU CORAÇAO ASCELERAR DE UMA ORA PRA OUTRA , DA ULTIMA VEZ FIZ ELETRO E ESTAVA 140 AS BATIDAS, A UM ANO ATRAS FIZ ELETROCARDIOGRAMA NAO DEU NADA, DESDE DO INICIO DESTE ANO TENHO SENTIDO ELE ASCELERADO, ANTES ASCELERAVA ENTRE 11O 115, AGORA SÓ ESTA PIORANDO….AS DUAS VEZES QUE FUI PRO PRONTO SOCORRO ELES ME DERAM UM REMEDIO PARA ABAIXAR A PRESSAO É SÓ…. AGORA O CARDIOLOGISTA QUE ME ATENDEU ME PRESCERVEU ZELOSOK 50MG, ESTOU TOMANDO DIREITINHO, MESMO ASSIM MEU CORAÇAO ASCELEROU DO NADA DIAS ATRAS, MAS NAO FUI PRO HOSPITAL PORQUE PASSOU LOGO…..MAS NOS DIAS QUE CHEGOU A 120 E NO OUTRO 140 EU TINHA CERTEZA QUE ESTAVA MORRENDO.
    AGORA VIVO COM MEDO , E COMO SE ELE FOSSE ASCELERAR NOVAMENTE…. QUERIA MESMO PROCURAR UM HOSPITAL EM SAO PAULO, EU MORO EM CAMPINAS, PARA FAZER TODOS OS EXAME E DESCOBRIR A CAUSA DISSO….POR FAVOR ME AJUDEM….ONDE EU POSSO IR, QUAL HOSPITAL DEVO PROCURAR PARA DESCOBRIR E FAZER O TRATAMENTO ADEQUADO
    DESDE JA AGRADEÇO. E AGUARDO CONTATO…TENHO CONV COM UNIMED,

  2. francisco disse:

    i dont know

  3. alexandre disse:

    isabel vc deve etar com sindrome do panico ou sindrome de ançiedade mais e bom fazer os exames como eletrocardigrama exteira e holter e ecocardiograma

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.