Laptop movido a Vacas?

q793p7le

A organização One Laptop Per Child Project (OLPC) está buscando uma nova fonte de energia para os notebooks educacionais em locais afastados: vacas.

Planejamos criar um dínamo (retirado de um velho Fiat) por meio de um sistema de cintos e correias usando vacas para movimentá-lo” escreveu Arjun Sarwal, membro da ONG em um e-mail publicado na lista de discussão da OLPC.

Sarwal e outros integrantes do projeto estão finalizando o design do gerador “movido a gado”.

O objetivo da experiência é o desenvolvimento de fontes de energia alternativas e de baixo custo que possam ser utilizadas em vilarejos na Índia, um dos países beneficiados com o projeto de inclusão digital.

Trabalhando perto de Mumbai, Sarwal disse que o grupo considerou o uso de energia solar, mas a luz do Sol na região não era suficientemente forte. Além disso, não há ventos ou fontes de água suficientes para gerar energia, e o custo para manter um motor movido a gás seria muito alto.

“Mas a vila tem gado em abundância nos campos. Então decicidmos desenvolver algo com base nisso”, explicou Sarwal.

O dínamo usado no sistema foi retirado de um velho Fiat, veículo muito usado pela frota de táxis de Mumbai, além de ser barato e disponível.

A OLPC está próxima de colocar o laptop XO em produção, mas tem enfrentado atrasos e aumento de custos do projeto. O portátil que devia custar 100 dólares inicialmente, teve seu preço final elevado para 200 dólares. E a produção também está indo devagar.

Após um teste de produção realizado em Agosto, a OLPC esperava iniciar a produção em larga escala entre o final de setembro e o início de outubro. A data foi modificada para 12 de novembro, segundo uma reportagem da Reuters citando o Chief Technology Officer (CTO) da entidade, Mary Lou Jepsen.

2 Respostas

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.