Mitos e verdades sobre a cor dos olhos dos bebês

capa_olhosdebebe

Vivemos em uma sociedade onde a estética do indivíduo conta pontos a favor ou contra em questões importantes ao longo da vida. Por isso, a primeira grande questão dos pais e familiares após constatarem que seu bebezinho é saudável, é a cor dos olhos que ele terá.

Os bebês nascem todos com olhos azuis (na verdade um cinza azulado) e só entre o 3° e o 6° mês é que ele irá se definir na cor definitiva que será azul, verde ou castanha.

Esse processo ocorre porque a quantidade de melanina ainda é reduzida nos recém-nascidos e é essa substancia que produz o efeito da cor em nossos olhos.

A melanina é depositada em pequena quantidade na íris que fica localizada atrás da córnea e possui um orifício no centro chamado pupila. Conforme a bagagem genética que o bebê recebe dos seus pais, esse depósito de melanina aumenta na quantidade projetada para a criança, bem como irá definir também o tom da pele e a cor dos cabelos (que também escurece com o passar dos meses).

Muitos mitos giram em torno dessa questão como “até 1 ano muda” ou “meu filho tem olhos claros” os quais devem definitivamente ser descartados.

Quando o assunto for a cor dos olhos do bebê, não adianta precipitação; a melhor opção é aguardar o que  o tempo irá mostrar.

One Response

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.