O que são os cânions? Como eles surgiram?

canion

Cânions são vales profundos com encostas quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade.

À primeira vista, quem observa esses gigantescos entalhes na superfície do planeta poderia imaginar que eles foram criados de uma hora para outra por algum fenômeno catastrófico, como um terremoto capaz de abrir a terra e gerar um precipício.

Nada disso: em geral, os cânions têm um aprofundamento lento, que pode durar milhões de anos. Os autores principais dessas obras de arte são os rios.

“Dependendo da declividade do terreno, da quantidade de água e das fraturas do relevo, um curso d’água tem a capacidade de entalhar as rochas do leito por onde corre, dando origem aos paredões”, afirma a geógrafa Lylian Coltrinari, da Universidade de São Paulo (USP).

Entretanto, um rio não constrói um cânion sozinho. Nesse processo, também desempenham um papel importante os chamados soerguimentos, processos de choque e deslocamento de placas no interior da crosta terrestre que elevam gradualmente o relevo da região.

Conforme o terreno sobe, os rios que correm na superfície começam a ganhar velocidade e a aprofundar seus leitos, aumentando a altura dos paredões. Para os cientistas, os cânions possibilitam entender a origem das rochas e do relevo de uma região.

Numa imagem aproximada, se a gente comparar a Terra com uma cebola, um cânion é como um corte de faca que revela algumas camadas da casca do “vegetal” rochoso em que vivemos. Mas os cânions de hoje não são retratos exatos do passado. “Além da contínua erosão fluvial, a ação do calor, do vento, do gelo e da própria gravidade terrestre, que causa desmoronamentos, modificou o aspecto dessas feições ao longo do tempo”, diz Lylian.

Fonte: mundoestranho.abril.com.br

9 Respostas

  1. sexo eu adoro e so pegar opinto do homem e enfiar na piriquita

  2. Olha, é muito legal lá.
    eu ja estive lá 549 vezes nessa semana e eu recomendo.

  3. natalia disse:

    ”muito massa esse documentário”

  4. Gostei muito desses textos sobre Relevo e Cânion é muito importante para pessoas que pesquisam no Google.
    E também para terem uma ótima sabedoria e ter um exemplo de como é um Relevo e um Cânion.
    Espero que esse trabalho, esses textos ajudem muitas pessoas e muitos adultos que estudam em faculdades e precionam a procurar sobre Relevo ou Cânion, e iram achar muitas coisas interessantes nesse site bem bacana mesmo!
    Tudo bem, então ta né pessoal tenho que ir mais prometo se tiver tempo eu entro para ver algo mais interessante aqui e procurem trabalhar muito bem porque vocês estam arrasando muitoo bem!
    Beijos para vocês pessoal e principalmente para quem emventou esse site. Tchau

  5. Olá gente meu nome é Karen Cabral Oliveira eu tenho 25 anos e estou aqui vendo comentarios sobre o Relevo.
    Aqui neste site tem muitas coisas interessantes mesmo!
    Tenho certeza que esse site vai ajudar muitas pessoas; principalmente os analfabetos.
    Obrigada. Karen;

  6. Olá gente euzinha aqui de novo! rsrsrsrs
    parabéns pelos site.
    Obrigada. Karen Cabral

  7. Lidia Moraes disse:

    Boa-Tarde meu nome é Lidia eu vi uns comentarios sobre Karen adoreii os comentarios dela bem bacana de verdade mesmo gente!

    Tenham uma ótima tarde de primavera rsrsrsrs
    beiijinhoss da gata aqui.

    Lidiaa moraes

  8. Lidia Moraes disse:

    Oii eu de novo lidia moraes tenho 22 anos sou bem simpatica procura alguma funcionaria por ai?
    preciso de trabalho a gata aqui ta desempregada
    tomara que alguem arrume ai pra mim bjinhoo pra alguem ai kkk

  9. joanna disse:

    to estudando isso vlw

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.