O SEGREDO – Fé ou Lei da atração?

capa_osegredo

Depois de ser traduzido para 15 idiomas, vender mais de 7,5 milhões de exemplares, e se notabilizar como o maior fenômeno editorial de 2009, “O Segredo” de Rhonda Byrne, é mais um – na esteira dos turbulentos best-sellers – a gerar questionamentos entre a comunidade cristã.

Você já ouviu falar na lei da atração? Acredita que seus pensamentos possuem um magnetismo que é responsável por atrair todas as coisas que lhe cercam? Que todos os seus sonhos podem ser realizados ou destruídos exclusivamente através da força do seu pensar? A fórmula é simples: peça, creia e o universo atrairá. Para os formuladores da “lei da atração”, se Deus existe, sua presença no Cosmo é irrelevante, uma vez que o universo funciona como uma espécie de gênio mágico, que atende a todos os pedidos

Para alimentar essa tese, a esteira editorial não pára. E, dessa vez, a obra que está em debate na comunidade cristã é o best-seller O Segredo, um documentário transformado em livro que, apesar de citar as próprias palavras de Jesus, indiretamente entra em conflito com a fé. Mas que teoria é essa? De onde ela surgiu? Qual o seu conteúdo? Como chegou ao topo do ranking dos mais vendidos até hoje? E o que a igreja tem a dizer sobre seus ensinamentos?

COMO NASCEU A OBRA

Tudo começou em setembro de 2004, quando a vida da renomada produtora de TV, a australiana Rhonda Byrne, beirava o caos. Afundada em dívidas e depressiva, seus negócios iam de mal a pior. O pai estava com leucemia. A mãe ameaçava suicidar-se e o mundo parecia desabar. Certo dia, ao compartilhar com a filha Hailey, na época com 24 anos, sobre os problemas pelos quais a família estava passando, ouviu a seguinte resposta: “Mãe, vai dar tudo certo”. Logo, Hailey desaparece e retorna com as fotocópias de um antigo livro chamado The Science of Getting Rich (A Ciência de Ficar Rico), do autor Wallace Wattles, e incentiva a mãe a ler a referida obra. E ela afirma: “Li em menos de duas horas”.

Nesse livro, Wattles já aplicava a fórmula mágica e contemporânea da auto-ajuda. Dizia que os pensamentos eram como ímãs que atraíam prosperidade se fossem positivos, e problemas se fossem negativos. Como nada se cria, tudo se copia, Rhonda estava certa de que surgia em sua frente um grande tesouro, a teoria que podia mudar na prática a vida de bilhões de pessoas, e é claro, principalmente a sua. Bastava polir o conceito de “pensamento-ímã”, embasar com frases célebres ditas por grandes mestres como Jesus, Buda, Nietsche, Einsten, dar um visual mais instigante, medieval, com toques de cientificismo e mística, e o sucesso seria imediato.
Decidida, Rhonda procurou alguém para financiar a idéia. Mas quem investiria tanto dinheiro em uma obra de auto-ajuda quando, a cada ano, surgem dezenas de milhares delas por todo o planeta? Sendo assim, ela própria hipotecou a casa na Austrália e rumou para os Estados Unidos – a meca da auto-ajuda – a fim de produzir um documentário que teorizasse a respeito do poder da mente, apresentado ao mundo como “lei da atração”.
Nos Estados Unidos, Rhonda foi à procura dos maiores escritores e conferencistas motivacionais que fazem carreira no ramo da auto-ajuda e convenceu-os a participar do projeto. Para acrescentar credibilidade à teoria a ser revelada e atingir públicos distintos, Rhonda agregou religiosos, psicólogos, filósofos e, é claro, os físicos quânticos – muito embora, segundo o coordenador do Laboratório de Eletrônica da PUC, Luiz Alberto Feijó, “não existem físicos quânticos, assim como não existem físicos elétricos ou fisicos óticos. A quântica é apenas uma área de estudo da Física, da qual muito pouco se sabe, e este nome só é utilizado numa terra de cegos, onde quem estuda Física é rei”.
Talvez Rhonda conhecesse bem os meandros da cegueira. Porém, seu objetivo era exatamente este: reunir depoimentos aparentemente científicos para confirmar sua tese.

A TESE DA LEI DA ATRAÇÃOA ESCALADA PARA O SUCESSOA POLÊMICA ENTRE OS CRISTÃOS

E ela conseguiu. Através desses “especialistas”, contou ao mundo que existe no universo uma força teoricamente denominada lei da atração, cuja funcionalidade – controlada pelo poder do pensamento – é responsável por atrair até você todas as coisas que lhe cercam, desde as grandes conquistas, como o apartamento top de linha que você comprou de frente para o mar, passando pelas pequenas circunstâncias do cotidiano, como o engarrafamento no trânsito, até os mais terríveis problemas e frustrações que o ser humano pode enfrentar.
Como toda boa obra de auto-ajuda, o foco principal esteve centrado na seguinte premissa: “O homem é senhor do universo porque possui sob o seu comando a força mais poderosa até então ‘descoberta’, o pensamento. Basta pensar, crer e seu cérebro emitirá uma seqüência de freqüências eletromagnéticas ao universo que, obedecendo ao funcionamento exato da ‘lei da atração’, atrairá até você tudo aquilo que desejar”.
Mas existem ressalvas: o universo não entende pensamentos negativos e transforma todos eles em positivos. Em outras palavras, se você desejar se ver livre das dívidas, certamente surgirão mais dívidas. Se você estiver concentrada em perder peso, os pneuzinhos chegarão mais depressa. Porém, se seus pensamentos estiverem focados na lucratividade daquele projeto, ou na importância de comer alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, automaticamente o universo conspirará em seu favor. O fim das contas e da gordura acontecerá como num efeito dominó. Moral da história: sempre pense positivo, e esteja agradecido, por pior que sejam as circunstâncias. Um conselho que, apesar de não ter nada de científico, todos concordam. De fato, só traz benefícios.
Rhonda realmente deve ter pensado positivo. Seu vídeo – lançado em março de 2006, numa versão on demand via internet ao custo de $4.95 a visualisação – primeiramente chamou a atenção dos internautas que foram bombardeados pelos spams das listas de newsletters dos 24 especialistas que participaram do projeto. Assim, o marketing prosseguiu e-mail-a-email, ou boca-a-boca, por aqueles que assistiam à obra. Logo, surgiu a versão em DVD. Mas o sucesso só veio à tona quando os magos do consumismo americano tomaram conhecimento da obra. Segundo a jornalista Karen Kelly, autora do livro O Segredo do Segredo, recém-lançado no Brasil, em novembro de 2006, a produtora executiva do programa Larry King Live, Wendy Whitworth, levou o líder mais antigo dos talk shows a fazer dois programas sobre o DVD. Devido ao sucesso, surge às pressas, no dia 28 de novembro de 2006, uma versão transcrita de “O Segredo”, dando origem ao livro, que logo começa a ser comercializado e então alcança o topo da lista dos mais vendidos da Amazon.com.
No dia 8 de fevereiro de 2007, para elevar definitivamente a obra ao sucesso, a mais renomada apresentadora da TV americana, Oprah Winfrey, dedicou um programa inteiro à abordagem do assunto, repetindo a dose na semana seguinte. Depois disso, a obra chegou às telas dos cinemas e passou a ocupar a primeira posição no ranking de vendas do The New York Times, USA Today e dos principais veículos de comunicação do mundo. No Brasil, O Segredo esteve diversas semanas na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo e da revista Veja. O DVD já vendeu mais de 2 milhões de exemplares e o livro já ultrapassou os 7,5 milhões. Ao que tudo indica, a obra deve se tornar o maior fenômeno editorial de todos os tempos na categoria auto-ajuda. De acordo com a assessoria de imprensa de Rhonda, em 2008 o best-seller receberá tradução para mais trinta idiomas, além dos quinze já em circulação.
Todo este sucesso repercutiu em forma de questionamentos entre a comunidade cristã. Afinal, a lei da atração existe? O Segredo e a Bíblia possuem pontos em comum? Quem atende às nossas orações, Deus ou a lei da atração? Fé e pensamento positivo levam aos mesmos resultados?
Rhonda declara ter utilizado a própria Bíblia para reforçar a teoria de que o ser humano pode todas as coisas, se acreditar. “O processo criativo usado em O Segredo foi extraído do Novo Testamento e é uma diretriz fácil para a obtenção de qualquer coisa que você queira ter ou realizar”, escreve a autora. Citando passagens como Marcos 11.14 e Mateus 21.22, que dizem: “E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis”, Rhonda assegura que o próprio Jesus conhecia e colocava em prática a fórmula da lei da atração.

Segundo o escritor Huberto Rohden, autor do livro Paulo de Tarso, o sentido de “crer” não coincide com o de “ter fé”, como exigem as Escrituras. “Crer designa algo vago, incerto, nebuloso, ao passo que ter fé é ter fidelidade, estar harmonizado, sintonizado. Ter fé designa um estado de alta fidelidade ou harmonização entre a alma humana e o espírito de Deus. Nesse sentido, é exata a expressão ‘o justo vive de fé’, mas não no sentido de crer”.
A lei da atração é quase uma reedição da teoria do Pensamento Positivo, desenvolvida pelo pastor e psicólogo Norman Vincent Peale, nos anos 70, apenas com uma nova roupagem. “É claro que enquanto Rhonda descarta Deus e toda a sua capacidade de interagir conosco, Peale acreditava que Jesus era a razão máxima para o otimismo indestrutível”. O pastor da Igreja Batista da Orla de Niterói (RJ), Neuber Lourenço, não crê que exista propriamente uma “lei” da atração. “Não dá para tratar um tema tão subjetivo como lei física, por exemplo. Porém, acredito que determinadas atitudes mentais podem nos ajudar a atingir nossos objetivos. Creio também que é possível alcançar os propósitos e as bênçãos de Deus para as nossas vidas através da oração, da fé e do nome de Jesus”.

Ed Gungor, um pastor americano que recentemente lançou no Brasil a obra intitulada Muito Além do Segredo, explica que a maior parte do que foi escrito sobre a lei da atração é bem diferente da Bíblia. “Não se fala sobre usar a lei para fins altruístas; ao contrário, a ênfase recai sempre sobre o indivíduo, privilegiando a cobiça material, todo o condicionamento físico, toda a fortuna e toda a fama que ele puder tomar para si”.
Nada mais natural a uma sociedade que transformou até mesmo as coisas simples da vida em bens consumíveis. De fato, Rhonda e sua equipe enfatizam exaustivamente as riquezas materiais, como se elas levassem à realização plena do ser humano, e garantem às pessoas que aprenderem a utilizar O Segredo que elas atingirão esta felicidade.
Um dos “felizardos” que comentam os atrativos resultados do “saber aplicar a lei” é o escritor, professor e conferencista motivacional Jack Canfield. E declara: “Desde que aprendi O Segredo e comecei a usá-lo em minha vida, ele se tornou realmente mágico. Moro numa mansão de 4,5 milhões de dólares, tenho uma esposa por quem morreria, passo férias em todos os lugares fabulosos do mundo. Escalei montanhas. Fiz explorações. Participei de safáris. E tudo isso aconteceu e continua a acontecer por eu saber utilizar O Segredo”.

O jornalista Sérgio Pavarini, que recentemente foi mediador de um debate sobre O Segredo entre o pastor Ed Renê Kivitz e o escritor Ed Gungor, declara que “a lei da atração” é apenas mais uma das “formuletas” oportunistas que se valem da necessidade que o ser humano tem de encontrar estratégias fáceis para alcançar seus objetivos, especialmente na área financeira. Ele chama a atenção de que o mais risível (ou triste, dependendo do ponto de vista) é que se alguém participar de um culto em certas igrejas, vai acreditar que a lei está em vigor no meio do rebanho. “Na comunidade evangélica, ela apresenta-se travestida de ‘profetize para o irmão ao lado’, ‘repita bem alto: sou mais que vencedor’, ‘tome posse da sua bênção’, ‘declare sua vitória’ e outras frases que certamente inspirariam Rhonda Byrne a escrever O Segredo Gospel”.

Ed Renê Kivitz afirma que O Segredo é uma extrapolação dos princípios da física quântica. “O livro está mais para pensamento mágico do que para ciência, e a visão fere a proposta existencial cristã. A lógica das bênçãos e maldições tem a ver com a prática de pecados e não com a força do pensamento. Registre-se que não creio em bênçãos e maldições que não estejam resolvidas na cruz de Cristo”. Para ele, o que Paul Yonggi Cho, pastor da maior igreja do mundo na Coréia do Sul, chama de oração é o que Rhonda chama de lei da atração.

Apesar das críticas, o pastor Gungor acredita que todos os ensinamentos de Rhonda podem ser adaptados à igreja, e metaforiza: “É verdade que a teoria contém problemas. Mas, em vez de repelir, acredito que a Igreja deva reconhecer e utilizar o poder inerente dessa lei. Precisamos nos tornar especialistas na aplicação dessa prática ancestral”.

Adriano Gonçalves, escritor e pastor da Igreja Batista Getsêmani de Ipatinga (MG), também faz objeções à lei da atração, porém acredita que seus efeitos não podem ser ignorados. “Infelizmente, temos no mundo cristão uma repulsa ao novo, ao que está sendo descoberto, mas vejo isto mais como uma fuga do que como uma rejeição com bases sólidas. É mais fácil fugir do que responder, evitar do que ter um confronto com algo que pode mexer com minha fé”. Ou seja, revela um grande despreparo no mundo cristão para objetivar aquilo que está sendo descoberto.

O debate parece não ter fim e os holofotes também se voltam para a teologia da prosperidade que, para alguns, é – nada mais, nada menos – do que a lei da atração gospel. Porém, o cristianismo não está firmado nessa estrutura materialista e individualista sugerida por Rhonda. A caminhada do cristão requer muito mais do que sua obra propõe. O Evangelho de Cristo não é feito somente de ganhos, mas de perdas. Não se traduz em benefícios. Sacrifícios como transformação, perdão, renúncia e desprendimento material são pressupostos de uma vida cristã séria. Caminhar com Cristo representa estar firme em promessas que Ele mesmo já fez e que promovem muito mais que recompensas físicas. A lei da atração, reestudada por Rhonda, poderia propor algo mais radical: a mudança da mente dos homens para que sejam misericordiosos, pacientes, longânimos, afetuosos, benignos… É isso o que mais falta no mundo. E só pode ser obtido quando se tem os frutos do Espírito Santo.

fonte: laionmonteiro.wordpress.com

23 Respostas

  1. Ana Paula disse:

    Acredito que não importa nossa religião ou crença do que aconteceu ou que acontecerá depois da morte, e sim acreditar que o universo não se criou sozinho e que é possível sim viver com felicidade quase constante. Estar com em sintonia com o “criador” (que se denomina sendo o próprio “Amor”), é ter uma vida abundante e cheia de sentido.
    A Rhonda Byrne, ela ensina sim por meio da chamada “lei da tração” a mudar pensamentos e amar ao próximo e ect, pois como poderemos atrair dinheiro e coisas materias sem ser generoso com os outros?? No livro “O Segredo” diz que você não pode se sentir inseguro em relação as finanças, e uma boa forma de fazer isso é doar dinheiro á quem precisa, pois além de se sentir bem e ajudar a distribuir + sentimentos bons você estará afirmando que tem dinheiro mais que suficiente e atraindo +. De qualquer forma se você não se sentir nem um pouco feliz quando doar o dinheiro, (alem de coração de gelo) não ira atrair mais. Deus nos deixou livres para fazer o que quisermos, então como estaremos “seguindo a Deus” se não estivermos livres e felizes em nossas ações? Não a como se sentir feliz fazendo o mal (só se tiver problemas psicológicos). Nossa missão na Terra é ser feliz em todas as situações e é claro louvar (agradecer) o criador.
    Eu amo a Deus não importa o que ele seja, só por estar viva já me sinto realizada.

  2. Mailson disse:

    Nao existe lei da atração nenhuma essa denominada palavra se resume em: pedir para deus e ele o atender, se tu for mereçedor e ele ver que pode, ai vai! se nao… essa tese foi inventada para publicações de livros e sucesso da escritora, todos nossos desejos, pedidos, passa para uma analise de deus primeiro, para ai sim ver se vc mereçe! Dinheiro, bens materiais vc adquire com seu proprio trabalho! com seu proprio esforço <Ahh e quando vcs forem pedirem algo para deus tem que saber pedir tbm (FÈ)

  3. brow disse:

    eu pensso ki Deus esta sendo mascarado de varias formas possiveis e isso é ccomum em um mundo materialista onde o ser humano busca incessantemante a procura por prosperidade financera !!! essa fulana ta mais por fora do ki bunda de indio !!

  4. helena disse:

    Gostei muito do filme O Segredo, estou pondo em prática. Algumas coisas estão dando certo. Gostaria de saber mais informações sobre o filme, por exemplo: quais os países em que ele foi rodado e a trilha sonora.

  5. matheus disse:

    olha é uma grande polemica, talvez nunca saberemos se a a lei da atraçao ou deus ou ate outra coisa mas funciona é impressionante ja fiz varios testes que realmente funciona nao importa o que é o que importa e usarmos isso a nosso favor afinal positivismo nao faz mal a ninguem muito pelo contrario e repito se voce crer acontece e funciona

  6. EU SOU disse:

    “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”

    Certamente você andou pensando sobre uma solução para a sua situação financeira, e por isso você atraiu esse milagre em sua vida. Acredite, Nada é por acaso!

    Pensando em um meio de ganhar um dinheiro extra de maneira honesta?
    GANHE MUITO DINHEIRO EM APENAS 4 SEMANAS, BASTA QUERER.
    QUER SER FINANCEIRAMENTE ABENÇOADO (A)?
    ENTÃO ABRA O SEU CORAÇÃO, CASO CONTRÁRIO NÃO DARÁ RESULTADO.
    PROGRAMA DE AJUDA MÚTUA
    REALIZADO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.
    ENTÃO LEIA COM ATENÇÃO. NÃO HAJA DE MÁ FÉ, LEMBRE-SE QUE SUA MENTE ATRAI O QUE VC FAZ E PENSA.

    AJUDA MÚTUA : DA CERTO MESMO!!! Método aprovado pela revista Exame!!
    Leia o texto com atenção; funciona mesmo! É só seguir as instruções abaixo.

    Esta carta, com certeza, irá mudar financeiramente a sua vida, basta acreditar. Pois este Programa de Ajuda Mútua não é picaretagem, nem golpe, é uma maneira das pessoas se ajudarem, de forma simples, óbvia, totalmente segura e honesta.

    Em dezembro de 1996 recebi este método pelo correio. Não havia pedido por isso, simplesmente alguém pegou meu nome na lista telefônica ou nalguma mala direta.
    HOJE, AGRADEÇO A DEUS POR ISSO!!!
    Após ler a carta várias vezes, para ter absoluta certeza de que estava lendo corretamente, não pude acreditar nos meus olhos. Diante de mim estava uma FANTÁSTICA MÁQUINA DE FAZER DINHEIRO. E eu precisava muito na época, para eu quitar as minhas dívidas e poder prover as necessidades materiais de minha família. Eu poderia investir 6 reais(Ano inicio eram 6.00 reais, como hoje não se encontra notas de 1.00 real mudou-se para 2.00), sem me endividar ainda mais. Depois que fiz os cálculos, concluí que teria no mínimo meu dinheiro de volta. Foi aí que pensei: Por quê não? Pior do que eu estava não poderia ficar.
    Segui as instruções e após três semanas eu estava recebendo bem mais do que eu imaginava. Após três meses o dinheiro parou de chegar. Fiz um levantamento com os extratos bancários e, realmente, totalizavam em minha conta R$ 8.082,00 (oito mil e oitenta e dois reais).E isso investindo apenas 6 reais.
    É a CORRENTE DA FORTUNA
    Esse sistema foi feito com a finalidade de ajuda mutua e você pode participar da seguinte maneira:
    Faça postagens em pelo menos 200 fóruns, blogs, painéis de recados e verá o sucesso em sua vida, claro que dependerá de sua honestidade e confiança.
    FAÇA SUA PARTE, SEJA POSITIVO…
    INSTRUÇÕES:

    o 1º passo é você ter R$ 12,00 para depositar para essas 6 pessoas:

    1)MARCUS V S BANCO BRASIL AG 4592-6 C/C 7636-8

    2) CIBELE BANCO BRASIL AG 0045-0 POUPANÇA 31830-2

    3)MIRIAN BANCO BRASIL AG 0427-8 POUPANÇA 141517-4

    4) J BANCO BRASIL AG 0559-2 C/C 12430-3

    5) L.M.B BANCO DO BRASIL AG.1050-2 POUPANÇA 5862-9

    6) A.M.A BANCO DO BRASIL AG. 3940-3 C/C 12966-6

    Após depositar R$ 2,00 para cada uma das 6 pessoas, você deve salvar no seu computador esse texto que está lendo agora .Você vai distribuir esse texto pela internet usando fóruns, comunidades, etc… Só que você irá fazer uma alteração na lista de nomes contida no texto. No Texto que você vai distribuir tem que constar o seu nome na lista, para que você seja beneficiado. Aí está a chave de tudo: Você deverá excluir o nome da pessoa que está na 1ª posição de modo que o nome da 2ª posição passa para a 1ª, o da 3ª passa para a 2ª, o da 4ª para a 3ª, o da 5ª para a 4ª e o da 6ª para a 5ª. Aí é só inserir o seu nome e sua conta na 6ª posição. É de extrema importância respeitar essa seqüência para que dê tudo certo. Com a lista alterada, é só distribuir o texto pela internet… Quanto mais você postar o texto, mais dinheiro vai receber na sua conta. Poste no mínimo 250 cópias. Use fóruns, Bloguers, Comunidades, etc…Este programa não é uma loteria ou espécie de jogo. Nem um golpe. É uma ajuda mútua entre pessoas idôneas.
    É um programa honesto e todos os participantes são responsáveis pelo sucesso do programa.

    12 reais não vai te deixar pobre, mas pode te deixar rico!!!!!

  7. binha disse:

    olha vou dizer uma coisa que vem do fundo do meu coraçao,todas as vezes que quero, ou preciso de algo,peço a Deus e acredito que ele me ouviu,nao demora muito e acontece,quando tenho medo de algo ruim como dividas, e penso nao posso fazer dividas. acabo que precisando faze-las.entao acho que tudo acontece por que acreditamos,Jesus disse isso.qualquer que disser e nao duvidar em seu coraçao lhe sera feito assim como se diz.

  8. cibele calixto disse:

    A BIBLIA SATANICA TAMBEM ENSINA AS MESMAS TECNICAS DO LIVRO O SEGREDO. VEJAM ALGUNS TRECHOS:O primeiro ingrediente na realização do ritual e o desejo, também conhecido como motivação, tentação ou persuasão emocional. Se você não deseja verdadeiramente qualquer resultado final, não se aventure na realização de um trabalho.Qualquer coisa que sirva para intensificar as emoções durante o ritual contribuirá para o seu sucesso. Qualquer desenho, pintura, escultura, escrito, fotografia, artigo de roupa, cheiro, som, musica, gráfico ou situação inventada que possa ser incorporada na cerimonia servira bem ao magico.
    Imagem e uma constante lembrança, um artificio de salvaguarda do intelecto, uma obra substituta da coisa real. Imagem pode ser manipulada, montada, modificada e criada, de acordo com o desejo do magico e a simples reprodução que e criada pela imagem se torna a formula que amolda a realidade.
    Se você deseja desfrutar prazeres sexuais com alguém de sua escolha, você precisa criar a situação do seu desejo no papel, quadro, pela palavra escrita etc., da forma a mais exagerada possível, como uma parte integrante da cerimonia.
    Se você tem desejos materiais, você precisa fixar atentamente a imagem deles – envolvendo-se com cheiros e sons que o conduzam a eles – criar um magnetismo muito forte que atraia a situação ou coisa que você deseja!
    SÓ DEUS PODE TE DÁ O QUE VC DESEJA. SE VC MERECER. NÃO CAIAM NAS ARMADILHAS DO DIABO DISFARÇADO DE GRANDES ESCRITORES. LIVROS COMO O SEGREDO É INVENSAO DO DEMO.

  9. paulo roberto disse:

    essa historia de lei da atração é tudo mentira!!!
    olhem só esse trecho no 1° parágrafo: “Para os formuladores da “lei da atração”, se Deus existe, sua presença no Cosmo é irrelevante”
    irrelevante!!! a presença de Deus que criou tudo que nos conhecemos e desconhecemos. Ele é o soberano do universo, nos somos apenas imperfeitos enão sebemos nein um terço do que ele sabe…

  10. cibele calixto disse:

    o pastor evangelico davi yonggi cho escreveu um livro chamado a quarta dimensao. ele tambem ensina as mesmas tecnicas da lei da atrçao. mas tudo em nome de DEUS.Esse livrro foi escrito em 1981. li e senti paz e verdade nele. mas estou confusa, e a biblia satanica. sera que o demo aprendeu quando ainda estava la no ceu?

  11. olha acredito nisso como algo criado e elaborado por DEUS pois seria impossivel negar sua existencia, mais afirmo que seja mais uma forma de manifestação da graça do SENHOR JESUS, pois uma das pessoas que depoem no documentario afirma que esta lei esta ai a dois mil anos, então quanto tempo o SENHOR JESUS veio na terra, essa lei e o seu entendimento dela se baseia numa analize de fora de alguem que apenas observou e por não entender como ela vem ou como e porque ela existe atribuiu sua força ao universo não ha uma graça imerecida dada por DEUS na obra de JESUS, que posso afirmar como um livro que apareceu depois muito alem do segredo que isso faz parte da GRAÇA COMUM DE DEUS, tem na biblia essa passagem DEUS FAZ NASCER O SOL SOBRE JUSTOS E INJUSTOS, DEUS disse honra teu pai e tua mãe para que seje prolongado seus dias na terra ELE não disse honra teu pai e tua mãe¨ACEITE A JESUS SE CONVERTA FAÇA JEJUM para que seje prolongado seus dias na terra quer dizer que algumas promeças pode ser recebida por qualquer um que cumpra com o mandamento mais somente algumas não todas, eu entendo que logicamente ha uma atribuição a obra de JESUS em tudo que se pode receber neste mundo certo que nos falta entendimento e redenção para melhor compreenção nisto porem eu acho que lei da atração existe e tem muita gente se beneficiando dela ai mas cito outra passagem biblica aqui EIS QUE TODAS AS COISAS ME SÃO LICITAS MAIS NEM TUDO ME CONVEM E DEUS TRARA A JUIZO TODA OBRA QUER SEJAM BOAS OU MAS, isso quer dizer que e de sua responsabilidade a execução de todos os seus conhecimento se usa o que tem como dinheiro poder ou conhecimento para razoes pecaminosas sem amor lhe sera cobrado caso não se arrependa de peça perdão e receba esse perdão na obra expiatoria do SENHOR JESUS.

  12. Everton disse:

    Acredito que , em parte a lei da atração está correta e em parte não
    pois Jó disse “O que mais temia me sobreveio e o que mais receava me aconteceu”
    jó tinha medo de ficar pobre doente etc… e atrai isso para si .
    da mesma forma que atraiu o bem para si . a diferença é que tudo esta aplicado a Deus.
    Há tabem uma palavra que dis se te mostrares fraco no dia da angustia a tua força é pequena se não me ingano proverbios 24.10
    a razão é o crer em algo faz ele ser real isto é biblico . O que a lei da atração não mostra
    que quem aplica a ação é Cristo que é altor e comsumador de toda fé ; Se tu podes crer “Ajir pela fé” tudo é possivel au que cre.
    Hoje em dia a maioria dos seguidores de cristo nem consegem crer direito nele que dira em alguma outra forma de acreditar…

  13. celi disse:

    Acredito muito e sei que Deus esta acima de tudo

  14. LUCIANO disse:

    ELA APENAS REFORMULOU AS PALAVRAS DE JESUS, A FE REMOVE MONTANHAS, OU SEJA ACREDITE ,POIS DEUS NOS FEZ A SUA IMAGEM E NOS DEU O PODER DE CRIAR,BEM FACIL DE ENTENDER>>,.

  15. tarsso disse:

    Deus permite que nós possamos ser verdadeiro por que não osomos?

  16. valdeci disse:

    tudo isto, este livro é tudo baboseira, tudo mentira. só concordo no seguinte: se você for otimista e lutar por aquilo que voce almeja, talves consiga, digo e afirmo talvez consiga. não existe nada disso de atração magnética, lei do universo, etc, etc. é lógico que se vc se esforçar e pensar positivo naquilo que quer vc consegue. mas as vezes não, digo e afirmo novamente, muitas vezes não. eu não duvido que exista o deus criador. eu acredito que existem pessoas diferenciadas, com inteligencia acima do normal, como galileu, thomas edson, albert eisten, etc. este livro é uma farsa !!!

  17. valdeci disse:

    obsrvação: a lei da fisica existe e esta ao nosso redor em tudo que fazermos. força sobrenatural é coisa da imaginação do ser humano. é fato

  18. maria disse:

    Olha li o livro e não vejo nada de mal nele ,pois fala de amor ao próximo,partilha,fé,acreditar que somos capazes. Se voce acreita em Deus peça a ele com fé que tudo se resolve,mas seja bom como Deus é bom.As pessoas são capazes de muitas coisas se acreditarem, voce colhe o que planta a lei e simples assim. O amor de Deus por nós é imenso ,vale a pena ler o livro pois nos ensina a semear o bem, ver o outro como seu semelhante ,antens ler um livro assim do que ver ou ler coisas que não são bons,que prejudica pessoas e que não nos edifica.Que Deus todo poderoso abençoe a todos e que exalte o que ha de bom em cada um de nós.

  19. Anônimo disse:

    DEUSES NÃO EXISTEM!

    Se não compreendemos hoje, compreenderemos amanhã! Dizer que eclipses, tempestades ou auroras boreais são fenômenos divinos, não quer dizer que o sejam. Os conhecimentos da atualidade entram em total oposição a do deus cristão! Não há mais espaços para dogmatismo religioso!

    As religiões induzem as pessoas a viverem em um conto de fadas!

  20. Jonsum Vasqy disse:

    O SEGREDO – Fé ou Lei da atração?

    Talvez seja um pouco dos dois e/ou em consoantemente e sinergéticamente…

    Abração,
    Jon.

  21. MARCUS disse:

    Acho que quem imagina Deus como um velhinho de barba branca, está muito enganado, quando aparece na bíblia que ” o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus” não se refere a forma carnal e sim espiritual, acho que é correto ter pensamentos positivos, e que eles traem prosperidade e melhorias na vida, dizia Jesus ” Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;se, porém, … Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” essas pessoas que escrevem esses livros compreenderam coisas que que nós aprisionados numa teologia cristã não estamos compreendendo, quizá que Deus não necessáriamente tenha que ser o Deus ditado no cristianismo, ou no budismo, que ele está em tudo, é tudo, sempre esteve sempre estará , e é AMOR.
    Isso é a base de tudo, o amor, nesse livro ” o poder” de Rhonda byrne, ela trata esse tema, que muitos esquecem, eu mesmo estava esquecido, e percebo a importância dele.

  22. wagner disse:

    bom so tenho uma coisa a dizer: esquizofrenico fui internado varias vzs, passei por varios piquiatras, apos conhecer a lei da atraçao e aplica-la em minha vd, pecebi inumeras mudanças, hj por ex nao tomo medicamentos nenhum e ja se fazem um ano, os medicos nao conseguem explicar, outras tantas coisas boas acontecerao e outras tantas estao a caminho!

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.