Objeto não identificado é retirado de fazenda em Goiás

qsrhhbet

A esfera de cerca de um metro de diâmetro, que caiu em uma fazenda em Montividiu (GO), foi recolhida na noite de segunda-feira (24) por técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Já era noite quando os especialistas da Cnen chegaram à fazenda para analisar o objeto não identificado. Eles utilizaram um aparelho para verificar se o objeto era fonte de energia radioativa e constataram que não havia indícios de radioatividade.

Depois que os técnicos confirmaram que não havia presença de radioatividade no local, eles decidiram recolher a peça e levá-la para estudos.

objeto.jpg
Lixo espacial
Moradores da região não perceberam o momento em que a esfera caiu na fazenda, durante o fim de semana. O objeto não era pesado e caiu a cerca de 150 metros de uma casa. Ele ficou amassado com a queda.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) acredita na hipótese de o material ser lixo espacial.

População deve manter distância de possível lixo espacial, afirma especialista

Tudo indica que o estranho objeto que caiu em Montividiu (interior de Goiás) neste fim de semana é mesmo um pedaço de lixo espacial — possivelmente um tanque de combustível. A avaliação preliminar, feita com base na fotografia publicada pelo G1, é do engenheiro aeroespacial Petrônio Noronha de Souza, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ele alerta que, em casos como esses, deve-se isolar a área e manter distância do destroço orbital, porque ele pode conter resquícios de substâncias tóxicas.

“Eu não recomendaria que ninguém se aproximasse do objeto. O ideal é chamar os bombeiros ou outros especialistas com equipamento que lhes permita lidar com material tóxico”, disse Souza ao G1 por telefone. “Após a reentrada, pode até ser que o material esteja totalmente inerte, mas é melhor não arriscar.”

Ao contrário do que circula no imaginário popular, é relativamente raro que satélites ou seus fragmentos contenham material radioativo. “E, quando está presente, ele fica encapsulado em cilindros que são virtualmente indestrutíveis. Certamente não é o caso desse objeto que caiu em Goiás”, afirma o pesquisador do Inpe.

Tanque?
Embora as imagens do objeto deixem alguma margem para dúvida, “ele tem todo o jeito de um tanque de combustível”, diz Souza. “Não dá para saber se é uma sobra de satélite ou foguete. Pode ser que ele tivesse outras partes, que foram consumidas durante o atrito com a atmosfera. Mas, decerto, não se trata de uma peça de avião nem de balão.”

A estrutura em gomos, que lembra vagamente uma colméia, tem a ver com a maneira como essas estruturas são produzidas, de acordo com o especialista — no processo, materiais como fibra de carbono são “tecidos” ou “trançados” até adquirir essa aparência. Na verdade, trata-se de uma manta enrijecida que é bastante resistente ao atrito.

Também não é possível saber, apenas com as fotografias, se o objeto original era totalmente esférico ou se tinha a forma de uma ampola ou cápsula. O tanque poderia conter hidrogênio e oxigênio líquidos — nesse caso, os combustíveis certamente foram consumidos por inteiro. No entanto, também é possível que ele contivesse propelentes como a hidrazina, o mesmo combustível de foguetes usado por um satélite-espião recentemente derrubado pelos militares dos EUA. A hidrazina é altamente tóxica, podendo causar danos severos aos sistemas respiratório e nervoso.

19 Respostas

  1. Geraldo Miguel Zys Júnior disse:

    foram as trevas q mandaram esse objeto..

    dentro deles tem aranhas mortais q sugam sangue dos humanos… auihauihauihauihauihauihuihuai

    to brincando 😀

    é interessante ver q o pessoal anda alerta sobre isso… bem q podiam pensá numa forma d estudar (por ex) qto tempo ele fikou fora da terra… se existem outras substâncias.. esse tipo d coisa 😀

  2. Viviany disse:

    Ainda bem que esse negócio que não sabemos o que é, caiu bem loge da cabeça das pessoas… hahahahhahahahah……

  3. mikael disse:

    isso nada mais eh do que uma nave estraterrestre saiajin mandada
    por freeza a terra com vegeta dentro!!!
    nossa única salvação seria goku voltar logo
    de sua ibernação de treino na sala do templo
    huahauhauhauaha

  4. Junior disse:

    Galera não prescisa de estudo para saber q a palavra final será que essa esfera e uma lixo espacial…
    Em primeiro lugar pode até ser lixo espacial !
    Em segundo lugar se for um objeto não pertencente ao Planeta Terra vcs acham que eles vão divulgar isso, e claro que não, pois ninguem quer provocar alvoroço na população o melhor e deixar a população viver na mentira do que morrer pela verdade.

  5. fsdf disse:

    isso é uma merda espacial

  6. GIANI disse:

    super interessante

  7. josé disse:

    parece um seio

  8. Gilson Nvk disse:

    Calma pessoal! Isso não é nada mais que um sistema propulsor de naves espaciais. Através da passagem de um mineral líquido por esse material que parecem fios, o sistema cria um campo de repulsão. É assim que os discos voadores voam, sabiam? Eu já tive a oportunidade de ver um desses funcionando quando estive em Marte, durante minhas férias do ano passado.

  9. Leo disse:

    A probabilidade de ser um OVNI e bem baixa , pelo menos na minha opniao, porque o objeto e muito pequeno e o espaco interio e muito reduzido. Nao creio q seria uma moradia temporaria, como OVNIS…. creio q e lixo espacial. Ou os moradores desse meio de transporte sao muito pequeninos, seria muito egoismo de nossa parte em pensar que no universo todo, com 8 bilhoes de estrelas como o sol.. estariamos sos…

  10. eduUu disse:

    tomara que 1 negocio desses não caia na minha casa algum dia! o.O

  11. eduUu disse:

    tmb axo que é 1 nave estraterrestre saiajin!!! uAHAHUA =D
    se vegeta saii dela
    o pal come..
    e só o goku para nos salva! AUHAUHAUHAU

  12. dsaf disse:

    pra mim poderia ser os aliens mas o mundo iria precisar do predador

  13. Paulo disse:

    Se isso fosse mesmo de uma outra civilização que não a Humana o sistema politico e confidencial do Brasil iria pagar uma boa quantia para as pessoas que viram esse objecto para que não relatassem isso a ninguem pelo que podia ser um ponto a menos para a investigação espacial brasileira. Talvez isso levaria cientistas de todo o mundo ao brasil isso levaria a um grande desenvolvimento cientifico para todo o mundo. Nao acretido que isso seje um objecto allien pois ate agora nao foi provado a existecia de outra especie humana. Talves uma dia isso possa vir a acontecer isso seria quando os E.U.A mostrasse ao mundo as suas ivestigação e mostrasse ao mundo a tao falada AREA 51.

  14. cainã disse:

    da hora queria q caise aq em são paulo

  15. Lucas disse:

    Eu acho que isso ai não passa de um lixo espacial…

    Mais ainda fico em duvidas se realmente existe vida estra-terrestre inteligente…
    Se realmente tiver, tomara que não seja mais inteligente que nós seres-humanos.

  16. Lucas disse:

    olha gente, isso com certeza e alienigena pq ja se passaram uns 2 anos e nunca mais ouvimos falar disso, e o brasil ta ficando muito amigo dos eua…
    sei naum mas tem coisa nessa historia…

  17. Ricardo disse:

    Agora precisamos que o mesmo site que divulgou o achado divulgue tb o resultado das analise sobre do que se trata, composição e sua origem.
    Estamos no aguardo.

  18. Leo disse:

    Isso aí é o pião que eu joguei pra cima aqui de Porto Alegre e caiu lá em Goiás…

    Finalmente achei

  19. Amanda disse:

    Oloco meu :O

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.