Os bebês sabem nadar?

capa_bebe

Uma das capas mais conhecidas do rock mundial, do álbum “Never Mind” da banda Nirvana, lançado em 1991 já intrigava os fãs por trazer um bebê dentro de uma piscina nadando atrás de uma nota de 1 dólar presa num anzol.
Mas, com exceção do bebê da capa deste álbum, as outras crianças não nascem sabendo nadar.

O que justifica que os bebês façam movimento como se soubessem que estão dentro da água? A desenvoltura é apenas aparente. Os especialistas acreditam que o tempo passado no útero da mãe, que tem água, pode influenciar a tendência dos bebês em nadar.

Os movimentos do bebê são muito mais fruto de reflexos do que resultado de uma coordenação motora suficiente para se manter e se movimentar sozinho na água.

Além disso, os bebês não nascem com força suficiente para erguer a cabeça para fora da água, nem com capacidade para controlar a respiração de forma consciente.

E os bichos?
O mesmo não acontece com um cachorro e neste caso, sim, muitos nascem sabendo nadar. A desenvoltura acontece apenas com animais adultos. Algumas espécies gostam da água e, por isso, têm mais facilidade para o nado, como a onça pintada por exemplo. Outros animais, como os macacos, passam longe da água.

Fonte: site Terra

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.