Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

ft0

As cócegas são um processo neurológico e físico do corpo humano. Diversas teorias tentam explicar o que são as cócegas e a mais aceita recentemente pelos cientistas é a de que as cócegas são um sistema de autodefesa do corpo. Segundo essa teoria, o cérebro emite um sinal de alarme e o corpo responde rapidamente. Por exemplo, se um inseto peçonhento passar pelo nosso pé, sentiremos os estímulos, isto é, as cócegas, e ficaremos atentos ao perigo. O cientista Charles Darwin afirmava que as cócegas provocam risos através da antecipação do prazer.

 

 

 

 

 

 

A maior parte das pessoas tem um ponto do corpo em que sente mais cócegas. Para alguns, é na planta dos pés, para outros é atrás do pescoço e alguns tem bastante sensibilidade na região das costelas. Rir quando alguém nos faz cócegas é um reflexo natural. Cientistas descobriram que a sensação que temos quando nos fazem cócegas é de pânico e é uma espécie de defesa natural.

Essa sensação nos coloca em estado de pânico e desencadeia uma reação de riso incontrolável se uma pessoa estiver nos fazendo cócegas. O momento que você menos espera as cócegas é aquele que vai fazer você se sentir extremamente aflito e em pânico, levando a uma intensa sensação de cócegas. Mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você ria.

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisadores do Instituto Karolinska de Estocolmo, na Suécia, descobriram que a situação de antecipação das cócegas ativava as mesmas áreas que as cócegas reais. As áreas  que se mostraram mais ativas foram o córtex sensorial primário e secundário, indicando que o cérebro é capaz de prever que tipo de sensação irá surgir.

 

 

 

 

 

 

Embora essa explicação seja possível, as cócegas estão nos comportamentos de animais sociais, como por exemplo, dos macacos, que também fazem cócegas uns nos outros, como uma forma de estreitar as relações entre eles. Geralmente estimulada por um leve roçar da pele, fricção ou pequenas pressões (apertões) em certas partes do corpo, como a barriga, os pés ou as axilas, por exemplo, as cócegas são um meio de se aproximar de maneira mais íntima do outro. Ao receber as cócegas, nosso corpo acaba reagindo com espasmos e riso convulsivo.

 

Mas por que não somos capazes de fazer cócegas em nós mesmos?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Então, se o toque de uma pessoa pode nos dar cócegas, por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos? Pesquisas mostraram que o cérebro é treinado para saber o que sentir quando a pessoa se move ou realiza uma atividade. Não nos damos conta de muitas das sensações geradas por nossos movimentos. Por exemplo, com certeza você não presta muita atenção nas suas cordas vocais quando está falando. Também não notamos os sapatos roçando nos pés a cada passo, nem a língua mexendo dentro da boca quando falamos. Pelo mesmo motivo é que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos. Se tivermos a intenção de nos fazermos cócegas, nosso cérebro antecipa esse contato e se prepara. Eliminando a sensação de desconforto e pânico, o corpo deixa de responder da mesma forma que responderia se outra pessoa ameaçasse nos fazer cócegas.

 

 

 

 

 

 

 

Especialistas do cérebro da University College of London fizeram um estudo cujos resultados sugeriram que o cerebelo é a parte do cérebro que impede que façamos cócegas em nós mesmos. O cerebelo é a região localizada na base do cérebro e é responsável por controlar nossos movimentos. Ele é capaz de distinguir sensações previsíveis das imprevisíveis. Uma sensação previsível seria a quantidade de pressão que seus dedos aplicam no teclado ao digitar. Uma sensação imprevisível seria alguém aparecer de repente atrás de você e cutucar seu ombro.

18 Respostas

  1. joão vitor disse:

    não do conta de jogar esse jogo de cócegas em se mesmo como se joga esse jogos não to cosegino jogor esse jogo demorei tanto para a

  2. joão vitor disse:

    achei irado esse jogo é bacana muito bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  3. vandergueld disse:

    haushaushaus..adoreii…<3

  4. jessica disse:

    adorei!servirá para meu jornal da escola

  5. F.L.P. disse:

    e mt loco d+

    o V Jr. si vc ja sabia entao pq vc veio pesquisar essa curiosidade
    ????????????????

  6. Darius Shayne disse:

    Eu consigo fazer cócegas no meu propio pé.

  7. Bruna disse:

    Muitoo legal. Gostei.

    Intereçante*-*

  8. daniela disse:

    nao en contrei esse jogo aquem pode mim reponder
    a gora mesmo quem jogar responda a gora mesmo

  9. daniela disse:

    a quem porfavor responda agora si puder

  10. gabriel disse:

    mas eu consigo fazer cocegas em mim mesmo

    estranho

  11. Melzinha disse:

    Legal, gostei! Eu sinto pânico e medo quando me fazem cócegas Haha! Agora vi que é normal, beijos, adorei o site.

  12. Claudiomar disse:

    Não acho que seja porisso ^̮^… O que me parece mais coerente é que, se fazemos cócegas em nós mesmos, o cérebro >sabepor outrto< nosso cérebro não sabe qual ponto será tocado a seguir e, na tentativa de computar o próximo ponto, causa sensações variadas… SE nós estamos auto massagendo ele tem certeza do próximo ponto a ser tocado e não sentimos nada, ou quase nada… Daí que não podemos substituir uma massagem convencional por auto massagem :)…

  13. Raquel Cardoso disse:

    entaum eu sou de outro mundo ou entaum não tenho cerebelo, consigo fazer cosegas em mim e sinto sim, o msm qto presto atenção qdo falo, ando etc…sou estranha, mas gosto de ser assim, prova que sou diferentemente interessante.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.