Porque Diferenças Potenciais 110 e 220?

Porque-Diferenças-Potenciais-110-e-220

Segundo a equação I=(U/R) (resistência é igual a corrente dividida pela voltagem) uma voltagem de 220 sofre menos resistência, a corrente constante, do que a 110.

Resistência nada mais é do que a perda de energia enquanto os elétrons trafegam pelo fio. Quanto maior a voltagem, menor a resitência. Por isso que a energia elétrica é conduzida a longas distância por fios de alta tensão (6000 volts usualmente).

Quando chega na nossa rua naqueles três fios mais altos dos postes, a energia está em 6000 ou 3000 volts e precisa passar por um transformador para ser convertido a 110 ou 220. Repare que os fios mais altos entram nos transformadores e saem para a fiação mais baixa do poste.

Eles vêm em alta tensão para diminuir a resistência e são convertidos para baixa tensão perto de nossa casa.

Pois é, aí vem a resposta para sua pergunta: em alguns locais, onde inicialmente a densidade habitacional é menor, como cidades do interior e zonas rurais, as distâncias entre o transformador e as casas podem ser muito grandes.

Desta forma, a eletricidade tem que viajar um longo trajeto em baixa voltagem. Se este trajeto for percorrido a 220v, a resistência será menor, logo também a perda de energia, do que se ele trafegar a 110v.

Usualmente, cidades do interior possuem corrente em 220v pois a densidade habitacional é mais baixa e um mesmo transformador precisa servir casas muito distantes umas das outras.

Fonte: Yahoo Respostas

16 Respostas

  1. MARCOS LOGAN disse:

    GOSTEI DA RESPOSTA
    SOU ELETRICISTA DE FORMAÇÃO POELO SENAI E NÃO CONHECIA ESSA DIFERENÇA E O O MOTIVO DESSA DIFERENÇA
    LEGAL

  2. fernando disse:

    r=i/v????????????????

    afffffffffffffffffffffff!!!!

  3. Hellhammer disse:

    Correções:
    1) A resistência é invariável. O que varia é a corrente. Se na sua casa vc tem um chuveiro de 4400W, e liga ele em 127V (não 110V), vc tera aproximadamente 40A (ampéres) de corrente. Se em 220V, terá apenas 20A. Isso quer dizer que vc pode usar cabos mais finos quando está em 220V. Fora isso, o consumo é o mesmo. ATENÇÃO: Não ligue equipamentos projetados para 127V em 220V, nem vice-versa.

    2)A resistência é realmente um fenômeno que pode provocar perdas de energia. Mas isso não significa que resistência = perda. Se não fosse a resistência não teriamos divisores de tensão, não teriamos energia térmica a partir da elétrica, como em ferros de passar roupas e chuveiros;

    3)As tensões de linhas de transmissão variam de 34,5kV (linhas de menor potência) até 500kV (linhas de maior potencia), predominando as de 138kV. Isso quer dizer 138000 volts. Temos uma linha de 750kV, de Itaipú, mas é em corrente contínua. Já as redes de distribuição dentro de cidades, e também em localidades rurais (que são os citados três cabos mais altos, em cima de cruzetas de madeira)funcionam com tensões de 13,8kV (13800V), e em alguns casos 22kV. Nunca com 6kV;

    4)De um mesmo transformador saem 3 fases e 1 neutro. Dependendo da combinação vc tem 127 ou 220 V, a pedido do cliente.
    FASE COM FASE = 220V
    FASE COM NEUTRO = 127V
    Isso não tem nada a ver com perda de energia, ou numero de clientes atendidos em um mesmo alimentador. O transformador te dá as duas opções.

    E por último: POR UM ACASO O YAHOO! RESPOSTAS SERVE DE BASE PRA ALGUÉM?

    É difícil para um eletricista de linhas de transmissão ter que ver isso…

  4. Chapolin disse:

    Imaginei desde o princípio.

  5. Ronan disse:

    Muito interressante, pois não tinha informação sobre o porque da diferença da tensões entre 110 e 220V.

  6. zigui marley disse:

    ” Segundo a equação r=I/U (resistência é igual a corrente dividida pela voltagem)…” Isso está errado!!! O correto é r=U/I !!! A resistência é diretamente proporcional ao potencial !!!

  7. bruno disse:

    Pessoal!

    Pelo amor, parem de publicar coisas que vocês não sabem.

    Não contaminem as outras pessoas.

    R = i/U está errado!!!!!!!!!

    R = U/i está correto!!!

    Como físico, fiquei decepcionado.

    ………….

  8. jansen p disse:

    so isso!?!?!?!?!

  9. Kdoleamiba- Duble Chapolin disse:

    Não contavam com “nossa” astúcia.
    Sigam-me os curiosos…

  10. Kdoleamiba- Duble Chapolin disse:

    Muito interessant a resposta! Sempre tive dúvidas quanto ao porque disso! Mas não contavam com “nossa” astúcia. Sigam-me os curiosos…

  11. Rafael Judeikis disse:

    A equação R=I/U está completamente errada. O correto é I=(U/R) ou U=R.I! A sua definição de resistência também está equivocada: aumentar a tensão não diminui a resistência! Sugiro corrigir este texto tomando mais cuidado com os conceitos básicos de eletricidade!

  12. Leandro disse:

    No primeiro paragrafo do tópico vc diz a formula da lei de ohm, onde esta incorreta, pois a resistencia é igual a tensão sobre corrente (R=E/I).

    Resistencia é uma variavel que é calculada de acordo com o tipo de material e tamanho ou comprimento.

    Então, considerando que a resistencia seja muito alta com um valor de tensão baixo o valor de corrente sera relativamente baixo ao invés de ter uma tensão mais alta com uma resistencia alta a corrente sera alta, assim fazendo com que a perca ao longo do caminho seja quase despresivel.

    Por isso que é aumentado a tensão em locais com mais ramificações de fiação eletrica para não ter perca de corrente.

  13. Carlos disse:

    Outra coisa…a tensão dos “3 fio acima do poste” não é apenas de 3000 a 6000 mas sim em media de 35.000.

    basta pedir essa informação a concessionária de energia local.

  14. Marcos disse:

    Sobre tensão 110 e 220

  15. antonio disse:

    Eu gostaria de saber a diferença entre resistências 220V e 127V. O que é que determina, se é o comprimento do enrolado e a espessura do cabo que foi enrolado…
    Parece que ninguem sabe… já conversei com eng. elétrico, já fiz a pergunta no Google, e a resposta N A D A , Eu tenho a certeza que tem muita gente com essa dúvida…Tem
    algum Einstein por aí ???

  16. monik disse:

    adorei,pois achei o que tinha que ser escrito no meu trabalho

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.