Portador de câncer tem benefícios especiais

portador-de-cancer

Direitos especiais para portadores de câncer

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que o número estimado de novos casos de câncer em todo o mundo chegará a 15 milhões em 2020. A Constituição Federal brasileira assegura aos portadores de neoplasia maligna (câncer) alguns direitos especiais, mas a falta de informação é grande e muitos portadores deixam de desfrutar desses benefícios por desconhecerem seus direitos.

O câncer pode ser controlado e, se diagnosticado precocemente, a cura é possível em muitos casos. Entretanto, o tratamento da doença pode ter um custo elevado, além de causar complicações físicas e psicológicas ao paciente. Por isso, foi instituído o direito constitucional aos portadores de câncer. Muitas entidades editam cartilhas e diversos materiais informativos sobre esses benefícios, a exemplo do Instituto Nacional do Câncer (INCa), da Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto (Abraccia), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), etc, mas a falta de informação ainda é um dos maiores inimigos dos portadores de câncer. Os direitos garantidos aos doentes de câncer são extensivos a pacientes com outras doenças graves, como tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, cegueira, paralisia irreversível ou incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondilartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), Aids e contaminação por radiação. Esses benefícios vão da isenção de pagamento do Imposto de Renda que incide na aposentadoria, andamento prioritário de processos judiciais, levantamento do FGTS, quitação de imóvel, levantamento de seguro de vida e previdência privada, saque do PIS, auxílio transporte, isenção de IPI, ICMS e IPVA na aquisição de veículos especiais, entre outros. Conheça alguns desses direitos:

Acesso aos dados do serviço médico se dá pelo requerimento à instituição de saúde que detenha os dados do prontuário.

  • Benefício auxílio-doença será devido ao segurado da Previdência Social que ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual, nos termos da C.L.T. É devido ao segurado empregado a contar do décimo-sexto dia do afastamento da atividade.
  • Aposentadoria por invalidez – devida ao segurado que, estando ou não em gozo do auxíliodoença, for considerado incapaz e insusceptível de reabilitação para o exercício da atividade que lhe garanta a subsistência e será paga enquanto permanecer nessa condição. Se o segurado do INSS necessitar de assistência permanente de outra pessoa, a critério da perícia médica, o valor da aposentadoria por invalidez será aumentado em 25% a partir da data de sua solicitação.
  • Isenção do imposto de renda na aposentadoria – poderá ser requerida junto ao órgão competente, ou seja, aquele que paga a aposentadoria (INSS, Prefeitura, etc).
  • Benefício de prestação continuada (LOAS) – devido àquelas pessoas que não têm acesso aos benefícios previdenciários. Garante um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e/ou idoso com 67 anos ou mais, que comprove não possuir meios de promover a própria manutenção e nem tê-la promovida por sua família. Esse benefício pode ser solicitado nas Agências da Previdência Social mediante o cumprimento das exigências legais.
  • Isenção da contribuição previdenciária – sobre a parcela de até três mil reais dos proventos dos servidores públicos federais aposentados por invalidez.

Passe livre em transporte coletivo interestadual para pessoas carentes portadoras de deficiência.

  • Liberação do Fundo de Garantia e do PIS/Pasep – deve ser requerido junto à Caixa Econômica Federal. É devido ao trabalhador com neoplasia maligna (câncer) ou o trabalhador que possuir dependentes, registrados no INSS, acometidos de câncer.

Cirurgia plástica reparadora de mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer.

Quitação do financiamento de imóvel junto à Caixa Econômica Federal sujeito à verificação e composição de renda familiar no contrato de financiamento.

  • Isenção de ICMS, IPI e IPVA, caso a doença ocasione deficiência nos membros, superiores ou inferiores, que a impossibilite de dirigir automóveis comuns.
  • Isenção do ICMS – Deverá ser requerida junto à Secretaria da Fazenda do Estado, na aquisição de veículos especiais. Cada Estado tem uma regulamentação própria para a isenção. Em São Paulo, por exemplo, estão isentos os veículos de até 127 HP de potência bruta, adaptados ao uso de pessoas portadoras de deficiência física (caso de mulheres submetidas a mastectomia decorrente de neoplasia maligna).
  • Isenção do IPI – A ser requerida junto à Secretaria da Receita Federal, na aquisição de veículos por portadores de deficiência Física.
  • Isenção de IPVA – A ser requerida junto à Secretaria da Fazenda do Estado.

Dica: O portador de câncer deve guardar todos os laudos, receitas, exames, radioterapias, tomografias, entre outros documentos, além de seus pessoais, que comprovem o problema de saúde. Estes são documentos importantes em qualquer processo judicial.

362 Respostas

  1. fabiana disse:

    boa tarde
    Acabamos de descobrir que o meu pai esta com um tumor no estomago, vai ser necessaria a retirada do mesmo por inteiro , ele é aposentado a uns sete anos , mas por ser produtivo ainda trabalha, mas ao ser afastado sabemos que ele não recebe nenhum auxilio por já ser aposentado, mas no caso da doença ser o cancer por acaso ele teria mais algum auxilio , pois só a aposentadoria não é suficiente para suprir suas necessidades. aguardo resp , obrigada

  2. NEIA disse:

    Olá, minha amiga descobriu que o esposo dela etá com cancer de prostata, foi diagnosticado em setembro de 2011,ainda lutando até hoje para iniciar o tratamento, porém não contribui com inss pois trabalhava por conta propria, gostaría de saber se ele tem direito a algum beneficio,haja vista que ela depende dele,e agora ele se encontra preso nem o auxilio reclusão ela não conseguiu,pois o inss diz só ter direito quem contribui.O que fazer a quem recorrer e se tem direito e qual beneficio, por favor me ajude para que eu possa ajuda-la,obrigada

  3. NEIA disse:

    Olá gostaria de saber se o portador de cancer de prostata mesmo que não contribuiu com o inss tem direito a algum beneficio, como fazer e a quem procurar, obrigado

  4. carol disse:

    Olá..
    Meu avô está com câncer de prostata e por conta da sua idade avansada não pode mais operar,ele também é aposentado e a minha duvida é,ele tem algum beneficio,alguma ajuda do governo ou algo parecido???
    E se ele tiver qual o procedimento a ser seguido para ele receber esse beneficio???
    Desde já agraço pela atenção…

  5. luzia pereira disse:

    oi eu tenho cancer no pulmao e retroperitonel minha pergunta e posso ter algum beneficio com respeito ao pagamento de agua eluz ?equanto acompra de moveis e carro ? se tenho oque fazer pra conseguir?obrigada.

  6. everton disse:

    BOA NOITE no ano de 2011 tive um cancer maligno de testiculo gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria

  7. joana disse:

    oi me chamo joana, o meu ex marido esta com cancer na abeça , ja fez até cirurgia, ele nao sta muito bem, tenho dois filhos dele sou separada dele, cuido praticamente sozinha dos meus dois filhos, meu ex marido a muitos anos nao trabalha com regstro e nem paga inss por fora, ele tem algum direito por ser portador da doença docancer? ele tem algum direito que possa ajudar ele e o filhos deles ?
    ATT: Joana

  8. Aline Pontes Oliveira disse:

    Boa tarde.

    O meu marido descobriu que esta com cancer a 2 meses.
    Ele ja retirou o tumor que estava no reto, mas agora tem no figado…
    Ele é autonomo, mas nunca foi atras de pagar INSS, gostaria de saber quais são os beneficios que ele tem, pois ele não pode trabalhar no momento e vai iniciar as quimeo.

    Obrigada

  9. Marcelo Eduardo dos santos Lima disse:

    Gostaria de saber quais os meus direitos pois estou com ademacâncernoma na garganta e me opero dia 15/03, sou Policial Militar, e gostaria de saber se eu e minha esposa tinha direito de exenção no imposto de renda e quis outros direito que eu tenho.

    Desde já agradeço a sua compreensão.

  10. Maria de Fátima disse:

    Eu tive câncer de mama em 2008, fiz quimio, radio, mas agora a doença voltou em outras parte, eu gostaria de saber ,se eu consigo um auxilio doença , mas eu contribui a muito tempo atraz e parei por muito tempo o que poderia fazer , o tipo de câncer é dos agrecivo , sempre volta.Obrigado

  11. vania disse:

    tenho uma divida com a minha luz como eu faço pra a certa se eu nao tenho condiçao

  12. marcia disse:

    Boa tarde! eu tive cancer de mama em 2006 fiz o quatrante da mama direita e o esvaziamento da axila.fiz quimioterapia e radioterapia .terminei o tratamento em novembro de 2007. voltei a trabalhar em dezembro 2007.gostaria de saber quanto tempo de estabilidade eu tenho. equais os meus direitos pois a minha patroa vive me ameaçando de me mandar embora. obrigada aguando resposta.

  13. karla Beatriz disse:

    Boa Tarde.
    Minha mãe é portadora do câncer e gostaria de saber como ela faz, quais são os orgãos responsaveis, por onde começar e dá entrada nesses processos de insenção e aquisição.
    Pesso muito obrigada por vc respoder

  14. DIRCINEA disse:

    dircinea fez cirurgai de cancer de mama gostaria de saber como adquirir uma aposentadoria pela doença
    ela so pode pagar o nss 15 anos quando era solteira
    com o seu casamento nao pode mais continuar
    seu marido so recebe ajuda de validez
    a onde ela deve recorrer?
    obrigada neia

  15. Macel disse:

    boa tarde eu gostaria de sabre tenho leocemia e queria sabre meu direito nao contribui com o nss e gostaria de sabre se eu tenho direito a axilio doença e outro beneficio .
    tenho um caro nao posso paga mais porque nao posso trabalha mais

  16. Lucas Costa disse:

    Bom dia. Tive CA de reto em 2009, fiz três operações, sendo que durante este processo tive que usar ileostomia. Tive uma resposta muito boa da quimioterapia e radio e no final de 2010 terminei meu tratamento. Inicio de 2011 foi descoberto metastase no olho, no pulmão, na pelve e nas vertebras T11 e T12, o que me causa muita dor devido a compressão na medula. Faço tratamento hoje de quimio, já fiz duas radioterapias, sendo que uma delas foi a IMRT(uma radioterapia mais minuciosa, esta o plano de saude não pagou alegando ser irrelevante, pode???? mas estou na luta para recuperar meus gastos), fiz também duas cirurgias devido a perfuração no intestino, que até hoje os médicos não sabem se foi causado pela radioterapia ou se foi algum resíduo que perfurou. utilizo a bolsa de colostomia atualmente, que, ao fim das quimioterapias, será reconstituido o meu intestino. Apesar de todos os problemas, estou muito bem. faço questção de dizer isto porque sou novo, tenho 29 anos, bem casado(minha força é a minha esposa), e tento levar a vida normalmente. Não seria necessario contar minha história para chegar nas dúvidas que possuo, mas conto porque acho que todos os portadores de cancer, parentes e amigos devem sempre pensar de forma positiva, levar a vida normalmente(na medida do possível) e ter fé! Muita fé! Estou vivo hoje graças a isso! Chega de blablablá e vamos as dúvidas(espero que me ajudem):

    – Em relação ao IPVA do veículo, o meu caso se encaixa na isenção?(CA de reto e metástase no pulmão, coluna, pelve e olho)?

    – Tenho direito a adquirir veículo sem IPI? e se sim, o que devo fazer?

    – Devo condominios que inclusive já estão no jurídico, posso pedir que retirem os juros, honorários, etc?

    Desde ja agradeço a ajuda de todos e desejo felicidades a quem esta nessa batalha!

  17. vivi disse:

    olá, minha mae é portadora de neoplasia maligna,sou filha única
    tive que parar de trabalhar pra cuidar dela no momento estou vivendo de bico
    ela está recebendo um salário mínimo,Gostaria de saber como faço pra comprar
    um carro,e se tem problema de ser eu dirigir pq tenho que correr com a minha mae pra lá e pra cá.aguardo resposta o mais breve possível.desde já agradeço

  18. newelton disse:

    gostaria de saber se portadores de cancer ou pessoas que o tiveram, são isentos de pagar tarifas de bancos?

  19. newelton disse:

    desde já agradeço pela atenção.

  20. Fernanda disse:

    Boa Tarde
    Meu marido esta com cancer na prostata e vai fazer a cirurgia para retirar. O medico disse que ele teria que ficar 2 messes afastados gostaria de saber em relação ao salario qual sera o valor e quais beneficios ele pode ter >
    Atenciosamente

  21. tatiane maria martins disse:

    boa tarde minha mae tem um cancer no colo do utero .
    vai comecar a radioterapia dia 17/05/02 e sete sesao de quimioterapia .
    gostaria de saber se ela tem direito de se aposentar por auxilio doenca ou um outro beneficio .
    ela nao tem nem uma renda .
    obrigado pela atencao .
    tatiane maria martins

  22. jose americo costa disse:

    OLA BOA NOITE, AMIGOS TENHO CANCER DE ESTOMAGO. O MEU MEDICO MIM DISSE QUE PRECISARIA ARRANCAR TODO O MEU ESTOMAGO. ATE AI TUDO BEM, SOU UMA PESSOA QUE SEI MUITO BEM QUE SE EU QUIZER VIVER MAS UNS 4 OU 5 ANOS TENHO QUE FAZER A CIRURGIA AGORA O PROBLEMA, É SOU AGENTE PENITENCIARIO CONTRATADO PELO ESTADO, E É RECOLHIDO 11% DO QUE EU GANHO PARA O INSS JA ESTOU NESTE SERVIÇO A 9 MESES ENTÃO TENHO DIREITO AO BENEFICIO DO INSS. AGORA RECEBO 1,050.00 quando eu for ficar de beneficio EU VOU FICAR RECEBENDO OS 1.050.00 PELO O INSS OU VOU RECEBER MENOS FORA ISSO EU TENHO MAS ALGUN DIREITO COMO AJUDA PRA REMEDIOS OU AUXILIO A QUALQUER COISA POR FAVOR AGUARDO RESPOSTAS ESTA DOENÇA NÃO MIM DEIXA COM NADA DO QUE GANHO HOJE E MUITO CARO OS REMEDIOS E EXAMES ALEM DA ALIMENTAÇÃO QUE TENHO QUE TER DIFERENCIADA UM ABRAÇO A TODOS E QUE DEUS OS ABENÇOE

  23. marcio disse:

    boa noite minha esposa esta com cancer de mama ela paga 11% de inss sobre o salario minimo nos gostariamos de saber se ela tem direito a algum beneficio do governo.

  24. alex disse:

    sou portador de cancer meu salario e 1700reais quanto devo receber pelo inss

  25. MAURICIO disse:

    sou aposentado a 2 anos,descobri que tenho cancer a 4 meses e estou em tratamento,gostaria de saber se tenho direito a algum beneficio fora a aposentadoria,obrigado.

  26. Fabio disse:

    Boa noite, tenho uma pessoa na família que retirou o seio direito há 2 anos devido ao câncer, porém o mesmo voltou em vários órgãos e ela esta fazendo químio, mas nós precisamos de um veículo maior para leva-las as consultas, pois está muito difícil sua mobilidade, uma vzs que seu braço direiro está com um tumor que esta impossibilitando sua movimentação. gostaria de saber se tem como nossa família adquirir um veículo com a isenção dos impostos, pois não será ela quem vai dirigir.
    Desde já agradeço.

  27. KATTIA MARIANO disse:

    bom dia, descobri estar com neoplasia no colo do útero, vou fazer minha cirurgia daqui a uma semana e depois sigo com o tratamento de quimio e radioterapia, estou desempregada a dois meses, meu ultimo registro na carteira foi de 6 meses, gostaria de saber qual os meus direitos com a ajuda previdenciaria, desde ´já agradeço pela atenção.

  28. lourdes disse:

    estou com cancer epidermoide invasivo no canal cervical estádio III. Já com autorização de cirurgia para histerectomia radical se constatou q por ter pasado para os gânglios linfáticos teria q fazer primeiro radio, braquiterapia e quimio e só após a cirurgia e depois retornaria a um ciclo de quimio e radio.
    Trabalhava por conta própria e não fazia descontos para o INSS. Dirigi-me ao INSS e me marcaram uma perícia. mas não me deram qualquer orientação.
    Por favor me digam o q fazer, tenho 2 filhos ainda com 13 e 15 anos, e nenhuma fonte de rendimento. Meu marido recebe 622,00 do INSS.

  29. Edileuza xavier, teve cancer foi obrigado a retirada da mama dereita estou bem, so o braço que sempre mi encomoda, podemi responder si eu tenho direito a aposentadoria mim responda por Email grato pela atenção. [email protected]

  30. Eva Áurea disse:

    Meu companheiro fez gastrectomia radical ano passado, devido a um tumor maligno no estômago. Recebe apenas um salário minimo de aposentadoria. Como moramos em uma cidade que não tem tratamento para o cãncer, temos que nos deslocar 120 km para o Rio sempre que ele precisa fazer algum exame e também para fazer o acompanhamento. Gostaria de saber se existe alguma isenção para compra de carro ou algum outro benefício que possa ajudar-nos nesse momento.

  31. Nil disse:

    Meu cunhado 56 anos esta com cancer de reto foi operado dia 13/6/2012, nao pode tirar todo o tumor ficou um pedaçõ no osso sacro, ele é solteiro taxista, tem um carro financiado para taxi ele tem direito da quitação desse carro devido a doença. Ele pagou inss durante 5 anos e nao pagou mais ele tem direito a aposentadoria ,Desde de ja agradeço pela atenção.

  32. Dina disse:

    Bom dia , sou funcionária publica (professora ) há um ano descobri que tenho cancer de mama com metátese óssea ,em vários locais do corpo inclusive na meninja. Tudo isso comprovado através de ressonancia ,cintilografia óssea , tomografia …etc Já fiz quimio , rádio ,tomo um medicamento para os ossos chamado Zometa ( para o resto da vida) e como meu organismo é compatível no lugar da quimio ,faço hormonoterapia ,tbem p/ o resto da vida .Sou professora efetiva há 24 anos ,atualmente estou em licença médica .Minha pergunta é a seguinte :tenho direito a aposentadoria especial ,sem diminuição dos rendimentos ? Além disso ,ouvi dizer de uma ajuda de custo especial .Como faço p/ ter direito a esses benefícios ???????????????
    Por favor me ajude !!!!!!
    Dina
    Obrigada

  33. Tatiane Domingues disse:

    Olá, meu irmão está com cancer de intestino, estado um pouco avançado e situado num lugar muito delicado, estou desesperada e com muito medo do que pode acontecer, pois já tem dois meses que foi diagnosticado mas até agora não conseguiu começar nenhum tratamento, está no hospital Santa Casa de Misericórdia SP, fez todos os exames mas ainda só daqui um mês que vai marcar a radio e quimio, será que tem um jeito mais rápido de conseguir esse tratamento já que é necessário e essa doença se alastra com rápidez. Quanto ao beneficio ele tem um caminhão financiado, que usa para fazer entrega, e um emprestimo Pronaf, será que tem direito a alguma isenção quanto a essas dividas. Aguardo a resposta. Muito obrigada…

  34. Luuciana disse:

    Ola ! a mãe de uma amiga teve câncer nas mama e agora depois de 5 anos apareceu no pulmao e entre outros orgãos esta complicado! Entao gostaria de saber quais são os direitos dela como filha ex tem direito a pensão pois ela é solteira e vive só com a mãe. OBRIGADA>

  35. PAULO ROBERTO disse:

    No caso de financiamento de veículo, existe alguma isenção de pagamento das parcelas restantes (faltam 12 parcelas- banco itaú),no caso de portador de neoplasia maligna ?

  36. Jorge Maia de Figueredo disse:

    Minha esposa está com cancer do seio e terá que operar dia 01/08/2012 para retirada do tumor. Pergunto se ela tem direitos a cirurgia reparadora e aposentadoria, embora não trabalhe e não ter renda propria. Existe possibilidade de isentar o esposo de recolhimento do IMPOSTO DE RENDA, pois as despesas do tratamento são altas, e o que recebo, não dá para pagar os exames médicos e tratamentos que são por demais honerosos. Minha esposa está com 79 anos e eu, 83 anos.
    Agradeço informações e agradeço.
    Jorge

  37. patricia melo disse:

    ola minha mae tem 60 anos dona de casa e portadora do cancer de utero que esse foi removido deixando nela a sequela na perna direita impedimdo-a de se locomover normal e das tarefas diarias ,porem ela nunca contribuiu com o inss e tambem nao tem o auxilio doença gostaria de saber se ela tem algum direito ou beneficios de aposentadoria ! onde posso recorrer ? obgado aguardo resposta

  38. Sebastião Costa de Souza disse:

    Já fui diagnosticado com melanôma malígno. Já estou aposentado e Isendo do Imposto de Renda na Fonte pagadora. Como devo proceder para comprar um carro com com isenção de IPVA e abatimento no preço original. Grato pela informação.

  39. Adriana disse:

    Meu sogro é aposentado pelo INSS e recebe de aposentadoria 1 salario minino e está com cancer tem 73 anos, está acamado e necessida de uma pessoa que o olhe, pois nao pode ficar sozinho e usa fraudas , ele teria algum auxilio, beneficio pois apenas um salario minimo fica dificil mante lo, quais os benedficios que podemos pleitar? Por favor aguardo um retorno.
    Obrigada
    Adriana

  40. salesio cardoso disse:

    ola meu esposo tem cancer ja esta aposentado gotaria de saber se tem direito de receber outro benefisio .. com uma ajuda para poder viver mais sosegado.

  41. Tatiana disse:

    Meu pai descobriu no início do ano que está com câncer. Antes disso ele já fazia tratamento de cardiopatia grave. Ocorre que ele deu entrada no INSS para receber o beneficio de auxílio doença e já passou por 2 perícias – vai fazer a 3ª em meados de setembro – e peritos do INSS negam o benefício. Gostaria de saber pq o paciente de câncer, que está fazendo quimioterapia, que faz cair muito a imunidade, pode ter o benefício negado. O Câncer não é uma doença qualquer, o paciente não pode ficar se espondo, circulando em locais de aglomeração, pq a imunidade cai muito, é equiparado à AIDS, só que não tem remédio para melhorar a imunidade do paciente de câncer, muito pelo contrário, a quimio não pode ser misturada com outros medicamentos, tanto que meu pai atrasou o uso da quimio pq pegou uma gripe que o deixou mais debilitado, o que prejudica em muito o tratamento. Ele está indo ao ICESP a pé, pq é autonomo, não está conseguindo trabalhar, nem consegue emprego (afinal, quem vai dar emprego a uma pessoa com câncer ?!) logo não tem dinheiro sequer para pegar ônibus, pois o pouco que tem (de ajuda de familiares e amigos) dá mal para ele se alimentar. Eu sei que a lei diz que tem que passar pela perícia, mas pelo que vejo no meu pai e de outros pacientes, é que no caso de câncer, o benefício deveria ser vinculado (apenas deveria comprovar que está com câncer) e não discricionário (depender de avaliação de perito).
    Como um paciente de câncer pode se defender desse tipo de desmando, de desumanidade?

  42. M.VIANNA disse:

    ESTOU MUITO AGRADECIDA POR TER CONHECIDO ESTA PAGINA NA INTERNETE QUE É DE GRANDE UTILIDADE PUBLICA PARA NOS QUE TEMOS PESSOAS QUE SÃO PORTADORES DESSA DOENÇA TÃO CRUEU QUE MATA E TIRA A PAZ DAS PESSOA E FAMILIARES

    MUITO OBRIGADO

  43. maria stael neri disse:

    Ola, gostaria de saber se tenho algum direito:
    retirei um carcinoma – um cancer na tireóide e acabei de fazer iodoterapia
    sou aposentda – servidora publica federal – contribuo com inss até hoje,e pago todos os impostos pertinentes a uma cidadã brasileira – tenho 64 anos
    ja procurei estas informações mais ninguem me deu resposta
    fico-lhes muito agradecida pois sou diabética e hipertensa e qualquer beneficio que possa ter me é de grande valia.
    um abraço
    stael

  44. Darcy Duarte disse:

    Boa tarde
    Minha mãe está cega. Já fez 2 transplantes de cornea e atualmente não enxerga mais. Ela tem 88 anos. sofreu tb uma cirurgia com a retirada do estomago. A situação economica é dificil, já que ela é pensionista e ganha $800,00, mora com minha irmã que está com cancer de mama.
    Gostaria de saber que tipo de ajuda poderia obter.
    Muityo obrigada
    Darcy Duarte

  45. REGINALDO AZEVEDO disse:

    GOSTEI MUITO…

  46. patricia disse:

    Meu filho de 14 anos esta com leucemia mieloide aguda esta em tratamento de quimio há uma semana. Gostaria de saber quais são seus direitos.Temos um plano de saude particular do trabalho do meu marido que é funcionario publico federal temos uma renda de 2800,00 reais e vivemos de aluguel.Somos em tres na familia.Estamos querendo saber sobre os nossos direitos de forma geral.

  47. SILAS TOLEDO disse:

    um amigo só fez 6 contribuiçoes junto ao inss, e descobriu que tem câncer. Ele tem direito ao benefício

  48. ola,,, tenho cancer de prostata maligno, e vou fazer cirurgia em dezembro pelo sus sus tenho eu algun beneficio? desde obrig valdemir. aguardo resp….

  49. Rosemeiere Rosa Esteves disse:

    Descobrimos este ano mais precisamente em junho que meu pai tinha dois tumores no celebro, foi operado e retirado os dois mais suspeitão de um no pulmão, foi diagnosticado com cancer maligno do SNC do encefalo,fez 10 radioterapias, e hoje se encontra com uma seria depressão e tem perdido muito peso e esta muito fraco e quase não levanta da cama ele tem 65 anos, e já é aposentado a algum tempo.
    Gostaria de saber dos direitos que ele tem hoje, principalmente em relação ao IPVA, e financiamento de veiculo pois ele tem um que se entende em 48 vezes. Aguardo resposta obrigado. Rose

  50. rosangela disse:

    tenho cancerde mama bilateral, mtx ossea e agora descobri que estou com micose fungoide(linfoide). Estou em tratamento desde 2010 e nada fizeram por mim, fiz quimio, radio. mas cirurgia que é bom nada, agora querem que eu fique andando de um lada para o outro pois o meu hospital não mais faz os exame pelo SUS. Vergonha! além de doente ainda sou explorada! Não tenho com quem conversar sobre isso, é lamentavel que somos tantos porem solitarios.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.