Como é feita a mortadela?

mortadela

Mortadela (em Italiano, Mortadella) é um embutido feito de carnes de diversos animais, especialmente suínos e bovinos, e cubos de gordura, geralmente do pescoço suíno. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro.

Existem duas teorias sobre a origem da palavra mortadela. A primeira indica que o recheio de porco que este enchido contém era, no passado, moído finamente, de forma tradicional, até chegar a uma consistência de goma, sendo usado para este efeito um almofariz, conhecido em Italiano como mortaio. O nome poderia, assim, ser proveniente da utilização deste instrumento.

A segunda teoria sugere que o nome mortadela pode ser derivado de uma salsicha romana temperada com murta, em vez de pimenta, designada pelos romanos como farcimen mirtatum.

A mortadela teve origem em Bolonha, na Itália. Um relato de uma linguiça similar à mortadela datado de 1376 pode ser a referência mais antiga da iguaria.

Foi levada para a América Latina pelos imigrantes italianos, no início do século 20, sendo hoje popular no Brasil, na Argentina e no Uruguai.

* Mortadela (propriamente dita)

  • Carnes de diferentes espécies de animais de açougue, carnes mecanicamente separadas, até o limite máximo de 60%; miúdos comestíveis de diferentes espécies de animais de açougue (Estômago, Coração, Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras.

* Mortadela Tipo Bologna

  • Carnes Bovina e/ou suína e/ou ovina e carnes mecanicamente separadas até o limite máximo de 20%, miúdos comestíveis de bovino e/ou suíno e/ou ovino (Estômago, Coração, Língua, Fígado, Rins, Miolos), pele e tendões no limite de 10% (máx) e gorduras.

* Mortadela Italiana

  • Porções musculares de carnes de diferentes espécies de animais de açougue e toucinho, não sendo permitida a adição de amido.

* Mortadela Bologna

  • Porções musculares de carnes bovina e/ou suína e toucinho, embutida na forma arredondada, não sendo permitida a adição de amido.

* Mortadela de Ave

  • Carne de ave, carne mecanicamente separada, no máximo de 40%, até 5% de miúdos comestíveis de aves ( Fígado, Moela e Coração) e gordura.

 

Fonte: Wikipédia

Mortadela (em Italiano, Mortadella) é um embutido feito de carnes de diversos animais, especialmente suínos e bovinos, e cubos de gordura, geralmente do pescoço suíno. Os temperos geralmente usados incluem pimenta preta (inteira ou moída), murta, noz moscada e coentro.

15 Respostas

  1. Sara disse:

    Se formos pensar… não dá vontade de comer…
    Mas é boa a danada!!!kkk

  2. CHARLES disse:

    Isso tudo é proteina. Não faz mal a saude, só em grande quantidade!

  3. EVERALDO RODRIGUES DANTAS disse:

    CERATI, CASTELO DI PRIETO, AS MELHORES DO BRASIL O RESTO É MEIA BOCA

  4. leonardo disse:

    a mortadela e feita de carne de cavalo ????

  5. tamyres disse:

    nossaaaaa que legal eu ñ sabiaaa
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. lucelia disse:

    HUummmm simplesmente adoro mortadela…mas nao sabia que era tao nogenta…esse negocio de carnes misturadas ou miudos de varios animais nossa se eu for parar pra pensar nem como…ah mas fala serio e uma delicia…abafa que eu to passada com essas informações…

  7. leidiane disse:

    q nojo heim,mais pro outro lado e gostoso..

  8. Antonio Garcia disse:

    Cara, Eu amava comer morta… nunca mais…!!!

  9. se soubessemos antes que a mortandela pode ser feita ate de carne de cavalo nao comeriamos por que dá nojo e dó tambem tadinho do cavalo …hummmmmmmmmmm

  10. rosi disse:

    BEM DIZ O DITADO O QUE OS OLHOS NÃO VE O CORAÇÃO NÃO SENTE….ENQUANTO A GENTE NÃO SABE DAS NOGEIRAS A GENTE COME E ACHA TUDO UMA DELICIA,IÉCO

  11. emilly elizabeth de almeida oliveira disse:

    nao como nunca maisssssssssssssssssssssssssssssssssssss ja nao gostava agora entao .><

  12. ana cristina comino constantino disse:

    Antes eu comia, e até gostava, por ser carne disfarçada, pois sempre repugnei o ato de comer carne, mas depois que me tornei vegetariana, nunca mais, nem pensar, além do mais, comer miudos, lingua, miolos, é uma coisa detestável, aliás comer qualquer animal, na minha opinião é detestável, faz mal pro corpo e para o espírito.

  13. Reinaldo Araujo disse:

    Se voce tem nojo de rangar um sanduba de mortanda aconselho nao saber do que e feito o hamburgao que voce come nu mequi donal

  14. jorge sidnei gomes dos santos disse:

    quero saber se salame e feito tambem de carne de cavalo, obrigado,

  15. Gyselle disse:

    Neste caso o coração sente… Muita gordura!!!

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.