A verdadeira história do Santo ‘casamenteiro’

capa_santoantonio

Santo Antônio é o símbolo de casamentos que deram certo.

Mas a verdade sobre a história do santo ‘casamenteiro’ pouca gente sabe: unir os casais não foi o maior feito de sua vida e seu nome de batismo não é Antônio.

A fama de casamenteiro começou porque Santo Antônio casava muitos pobres de sua época sem exigir nenhuma contribuição financeira para a igreja, como era costume na época.

Mas é história mais conhecida, que deu fama à Santo Antônio, é de uma jovem que queria encontrar um marido e por isso fazia todos os dias orações e colocava junto à imagem de Santo Antônio flores que ela mesma colhia em seu jardim. Já cansada de esperar, um dia a jovem atirou a imagem do Santo pela janela! O objeto caiu então na cabeça de um rapaz que se apaixonou por ela e mais tarde os dois se casaram.

Antes de morrer, Santo Antônio prometeu que nunca deixaria de atender um pedido dos fiéis. Com os anos, surgiram simpatias em relação a imagem do santo. No entanto, segundo a fé católica tais coisas são heresias.

    • História

A verdade é que Santo Antônio foi um grande anunciador do Evangelho. O grande exemplo que deixou foi o de uma vida coerente com aquilo que se prega. Nasceu em 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal, ele recebeu no batismo o nome de Fernando. Teve uma vida farta e estudou nos melhores escolas. Mas depois ingressar na vida religiosa na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, o jovem  sacerdote pediu para ser transferido para Coimbra a fim de ficar longe do assédio da família que não aceitava sua escolha pela pobreza.

Em Portugal, conheceu conheceu a família dos Franciscanos e se encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, além da vida itinerante na pobreza.E é na ordem dos franciscanos que Fernando adota o nome de Antônio.

    • Milagre dos Pães:

Certo dia, Santo Antônio tomou todos os pães do convento e distribuiu aos pobres. O padeiro do convento ficou desesperado pois não tinha o que servir aos franciscanos, mas Antônio pediu para que ele verificasse na dispensa e ali aconteceu o milagre da multiplicação.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.