Verdade ou Mentira: Natal

Natal

O Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de dezembro. Nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro. Originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol, no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela igreja católica, no século III d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias. Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos povos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos, típicos do feriado, incluem a troca de presentes e cartões, a ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios etc.
Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada aos presentes para crianças. Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para o comércio. (Wikipédia)

Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através das suas respostas, no final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.

1. Em Portugal, Papai Noel é conhecido como Pai Natal.


2. O trenó de Papai Noel é puxado por 6 renas.

3. O nome das 6 renas, em inglês são: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet e Cupid.

4. Jesus é chamado de Jesus de Nazaré porque nasceu em de Nazaré, cidade da Galileia, no Norte da Palestina.

5. Não se sabe exatamente a data do nascimento de Jesus. O dia 25 de dezembro é apenas uma adaptação das festas do deus Sol dos povos pagãos, adquirida pelos romanos.

6. José, esposo de Maria, a mãe de Jesus, nasceu em Belém, tal como Jesus.

7. A primeira árvore de Natal foi criada em Nova Iorque, no Natal de 1888.

8. O pinheiro é usado como árvore de Natal porque, na neve do inverno europeu, ele é a única árvore que permanece verde.


9. A maior árvore de Natal do mundo é a da cidade de Itu, no Interior do Estado de São Paulo, com mais de 100 metros de altura.


10. Uma árvore é usada no Natal para comemorar o nascimento de Cristo devido à tradição. Civilizações antigas, no terceiro milênio antes de Cristo, já consideravam as árvores como um símbolo divino. Sua projeção vertical, com as raízes fincadas no solo, marcava a aliança entre o céu e a terra.

GABARITO VERDADE OU MENTIRA: TECNOLOGIA

1. É mentira, não só podem como devem. Veja uma das definições de tecnologia da Wikipédia, no começo deste artigo: “Dependendo do contexto, a tecnologia são as ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas.” Portanto…

2. Mentira, isso aí é puro “samba do crioulo doido”. A frase foi dita pelo sábio grego Arquimedes, que viveu no século 287 antes de Cristo. Sir Isaac Newton viveu nos séculos XVII e XVIII depois de Cristo. Depois de observar a queda de uma maçã, Newton formulou a Lei da Gravitação Universal, que nada tem a ver com alavancas.

3. Claro que é verdade. A gigante da tecnologia está liberando ferramentas digitais para um milhão de crianças carentes no mundo. O vice-presidente da Microsoft, Anthony Salcito, diz que “O programa é baseado na crença de que a tecnologia tem um papel fundamental no desenvolvimento individual e da sociedade”. Mas não pense que é porque o Bill Gates é bonzinho, nada disso. Ele é muito esperto, isso sim. Porque quanto mais pessoas mexendo com computadores no mundo, mais ele enche os bolsos de dinheiro…

4. É verdade, está tudo certinho, menos a data e o lugar. Porque a Revolução Industrial ocorreu em meados do século XVIII, não no século XVII, e aconteceu na Inglaterra, não na Alemanha.
5. É a mais pura verdade. Construtor de instrumentos científicos, Watt destacou-se pelos melhoramentos que introduziu no motor a vapor, que se constituíram num passo fundamental para a Revolução Industrial.
6. Mentira, foi bem antes. O alemão Wilhelm Schickard foi quem inventou a máquina, em 1623 (século XVII, portanto).
7. Verdade. No início do século XX, Santos-Dumont, que precisava de um modelo especial de relógio, porque tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões e aviões, pediu ao seu amigo, o joalheiro Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial. Cartier colocou então uma pulseira de couro num dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua coleção e ofereceu-o a Santos-Dumont. Este episódio faz com que se considere Santos-Dumont como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.

8. Mentira. O primeiro livro eletrônico foi inventado em 1971, quando Michael Hart digitou a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América

9. É mentira. Conforme reconheceu o Congresso dos Estados Unidos, através da Resolução 269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou telettrofono. A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860 e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque.

10. Parece mentira, mas é verdade. Até hoje a empresa Flexplay vende esses DVDs descartáveis no Japão. Mas a moda não pegou.

One Response

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.