Mentir para si, faz ter um sono melhor

capa_dormir

Uma nova pesquisa descobriu que, só de pensar que você teve uma boa noite de sono, seu cérebro pode funcionar melhor.

Segundo um estudo da Faculdade Colorado (EUA), pesquisadores deram a participantes uma breve palestra sobre como dormir bem melhora a função cognitiva.

Disseram que:

  • Cerca de 20 a 25% do sono é REM
  • Que os indivíduos que gastam menos de 20% do seu tempo no sono REM tendem a ter um desempenho pior em testes de aprendizagem e memória
  • E enquanto os que gastam mais de 25% do seu tempo no sono REM tendem a ter um melhor desempenho.

Tudo isso é mentira. Exceto a afirmação de que ter uma boa noite de sono faz bem para o cérebro.

 

Os participantes foram informados de que uma nova técnica, esta inventada, podia medir sua qualidade de sono por meio de sensores que checam seu pulso, frequência cardíaca e frequência de ondas cerebrais. E que mais tarde teriam que classificar o sono em uma escala de 1 a 10.

No dia seguinte, os cientistas disseram a alguns dos participantes que eles tiveram 16,2% de sono REM, enquanto outros foram informados de que tiveram 28,7% de sono REM. Isso também era mentira.

Depois, os participantes fizeram um teste simples chamado Teste Auditivo Compassado de Adição Seriada (PASAT, na sigla em inglês), que avaliou sua atenção auditiva e velocidade de processamento, habilidades mais afetadas pela privação do sono.

Os participantes que pensaram que haviam tido sono abaixo da qualidade média tiveram um desempenho significativamente pior no PASAT. Um experimento de acompanhamento que incluiu outros três testes cognitivos confirmou amplamente os resultados iniciais. Além disso, o desempenho dos participantes que pensaram ter sono com qualidade acima da média em testes de fluência verbal foi superior.

Resumindo, simplesmente pensar que você teve um sono melhor faz com que seu cérebro trabalhe melhor.

Fonte: Smithsonian e Telegraph

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.