O princípio 90/10 – Você tem controle sobre sua vida?

m2qsaf1z

Este texto eu recebi por email e achei interessante publicar aqui em nosso site de curiosidades:

Este é um princípio que mostra a relação entre o que temos ou não de controle sobre o que sucede em nossa vida.

De acordo com Stephen Covey, 10% da vida estão relacionados com o que se passa conosco e não temos controle sobre eles, já 90% com a forma de nossa reação aos fatos que vão determinar suas conclusões.

O que isso quer dizer? Realmente, não podemos evitar que um carro quebre, um avião atrase, um semáforo fique vermelho, etc. Isso representa 10% do que nos sucede. Os restantes 90% serão determinados com nossas reações.

Exemplo: Você esta tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa cair café na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto, mas terá sobre o que acontecerá em seguida.

Você se irrita, repreende severamente sua filha, ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa e daí, tem o prosseguimento de uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai trocar a camisa e voltando, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada e você tem que levar sua filha de carro para a escola. Como esta atrasado, dirige em alta velocidade é barrado por um guarda de trânsito e multado após 15 minutos de discussão. Deixa sua filha na escola, que desce sem se despedir de você e ao chegar ao escritório, percebe que esqueceu de sua maleta.
Seu dia começou mal e ansioso para terminar o dia, é recebido friamente e em silêncio pela sua esposa e filha, ao chegar em casa.

Por quê seu dia foi tão ruim?

1. Por causa do café?
2. Por causa de sua filha?
3. Por causa de sua esposa?
4. Por causa da multa de trânsito?
5. Por sua causa?

A resposta correta é a de número 5, pois o fator determinante foi a ausência de controle sobre o acontecido.

De outra forma:

O café cai em sua camisa. Sua filha chora e você diz gentilmente a ela: “Esta bem querida, você só precisa ter mais cuidado”.
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui dando adeus com a mão.

Notou a diferença?

Duas situações iguais com finais opostos. Portanto se alguém fizer um comentário negativo, procure não levar a serio, evitando assim ser afetado e tirando sua energia.

Autor: Stephen Covey

11 Respostas

  1. Joana disse:

    Muito boa esta mensagem, é uma ótima reflexão com certeza vai me ajudar bastante, pois por qualquer motivo besta brigo com minha filha

  2. Idenor disse:

    Sr. Clay,
    O artigo em referência é de autoria do escritor norte-americano, Stephen Covey, nascido em 24/10/1932, autor do best-seller “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Assim como a Joana comentou acima, tenho certeza que esse artigo será de grande ajuda para os leitores refletirem sobre a melhor e mais inteligente maneira de agirem em situações difícieis, a fim de conseguirem mais tranqüilidade, paz e harmonia para si para os que os cercam.

  3. Francisco Rendeiro disse:

    Bom dia!
    Achei muito legal a atitude do Pai,mais em contra partida no meu trabalho tento não ser tão stressado mais não tem jeito,os problemas aparecem e temos que resolver quase de imediato,lógico é questão de saúde pública temos deveres com a população que paga por esse serviço de qualidade e atendimento que é o abastecimento de água.
    Como engenheiro e diretor desta empresa de abastecimento,tendo cerca de 76 funcionários só no meu departamento o stresse é inevitável,e a pergunta que não quer calar,o que fazer quando ele está chegando?
    1ª) Parar o rítmo de trabalho.
    2ª) Verificar a causa do problema.
    3ª) Verificado,a solução é :….?

  4. Klaus Baker disse:

    Realmente o pricípio 90/10 é algo ser praticado no nosso dia-a-dia para que sejamos mais tolerantes e menos stressados.

  5. Doni disse:

    Gostei da reflexão, das duas situações, acho que as pessoas tem que se policiarem mais, é legal, ler essas reflexões, mas, acima de tudo, temos que colocá-las em prática.
    valeu………….

  6. Nilton disse:

    Essa mensagem irá fazer com que mude meus comportamentos e de amor aquem me ama e a minha familia ainda mais a minha casa, muito bom mesmo

  7. csarsousa disse:

    EEEEEEÈ falar facileu quero ver e na hora do pau se teremos esse desapego todo kkkkkk

  8. Marlene disse:

    Que bom se a internet fosse usada pra passar somente coisas positivas para a humanidade.

    obriada.

  9. sergio thompson disse:

    mensagens sempre ajuda, para todos nos e essa realmente e para comecar um bom dia a todos.,

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.