Por que os bebês choram à noite?

capa_bebechorando

Segundo o biólogo David Haig, da Universidade de Harvard (EUA) que formulou uma hipótese que diz que o choro noturno é um sinal de que os bebês não querem dividir a mãe com mais ninguém.

Claro, não é uma manobra consciente e maquiavélica – os bebês não chegam a manipular os pais desta maneira (ou será que chegam?), mas esse é um comportamento impresso nos genes, que teve sucesso no passado e por isto foi passado adiante.

Mas se alguém achar que esta é uma estratégia totalmente egoísta que só favorece o bebê, esse não parece ser o caso, já que o estresse que uma nova gravidez exerce sobre o corpo da mulher é bem maior que o estresse de alimentar uma boquinha que chora de madrugada.

Por enquanto, esta é uma teoria interessante, e o próprio Haig admite que não sabe como testá-la, chega até fazer sentido, mas existem alguns argumentos contra, como aponta a antropóloga Holly Dunsworth, da Universidade de Rhode Island (EUA), que logo afirma que existem alguns benefícios da alimentação noturna, como a saciedade de uma fome real, e o reforço da ligação mãe-filho que nasce desta rotina.

Fonte: ScienceAlert / NPR

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.