Sentir culpa é sinal de boa liderança, diz estudo

capa_culpaxlideranca

Ninguém se lembra dela, mas ela está lá o tempo todo: a culpa. Culpa por ter comido um doce, por ter faltado a academia, ter discutido no trabalho ou até mesmo ter passado no sinal vermelho.

A culpa é um sentimento constante de pessoas que buscam melhorar a cada dia, mas pesquisadores descobriram que este sentimento diz muito mais do profissional do que se imagina.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Escola de Negócios da Universidade de Stanford concluiu que a principal característica de bons líderes é (infelizmente?) o sentimento de culpa.

Pesquisadores analisaram grupos de pessoas que fizeram testes de personalidade e identificaram se elas eram mais propensas a desenvolver sentimentos de culpa ou de vergonha em situações adversas, como derrubar vinho no tapete branco durante uma festa na casa de um colega de trabalho.

Em seguida, desenvolveram atividades com os grupos sem designar um líder para cada um, pedindo que os participantes avaliassem as habilidades de liderança de cada colega. O resultado mostrou que as pessoas identificadas como propensas a sentir culpa eram constantemente as mesmas a assumir papéis de liderança durante as atividades.

Curioso não? Com certeza um paradoxo.

Fonte: Lista10org

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.