Solidão faz bem para a criatividade

capa_solidao

Foram 200 alunos pesquisados na Universidades Cornell e Johns Hopkins (USA) e todos tiveram que responder um questionário para mostrar quão importante era para um cada um deles se sentir único, diferente da multidão.

E a pesquisa concluiu que “ser excluído de grupos sociais pode estimular sua criatividade, mas só se você tiver confiança suficiente para encarar a solidão.”

Para chegarem a este resultado veja o que e como foi aplicado esse teste:

  • Metade recebeu o aviso de que não participaria das atividades principais (os pesquisadores deixaram claro: vocês foram rejeitados na seleção), enquanto a outra parte dos voluntários recebeu a aprovação para todas as tarefas. Na sequência, eles tiveram de desenhar um ET ou encontrar uma palavra que se ligasse a outras três (por exemplo: peixe, mina e corrida; a palavra certa seria “ouro”).

Resultado: quem se sentia excluído, mas gostava de ser diferente da maioria, encontrava respostas mais criativas e fazia desenhos mais interessantes.

OU SEJA

“Se você está em um estado de espírito em que não se importa com o que os outros pensam, você está aberto para ideias novas, que podem não ter vez quando você se preocupa com a opinião dos outros”, explica Sharon Kim, líder da pesquisa.

 

Fonte: Super Interessante

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.