Timidez é doença?

tymy

Agora, comportamentos tímidos, de luto ou excêntricos estão sendo classificados como transtornos mentais, deixando milhões de pessoas com o diagnóstico de distúrbios psicológicos. A mais recente edição do Manual de Diagnósticos e Estatísticas (MDE) de Doenças Mentais inclui também o vício da Internet e do jogo como problemas médicos. Apesar do Manual ser destinado aos Estados Unidos, especialistas afirmam que o problema afeta todos os países. “Nós precisamos ter muito cuidado antes de exportar definições de doenças e distúrbios”, comenta Simon Wessely, psiquiatra de Londres. “Em 1840, o censo americano incluía apenas uma categoria de doença mental. Em 1917, a Associação de Psiquiatria Americana reconheceu 59, subindo para 128 em 1959, 227 em 1980, e 347 na última revisão. Nós precisamos mesmo de todas essas definições?”, ele pergunta. Provavelmente não.

Há perigo, sim, da timidez ser considerada uma fobia social. Peter Kinderman, da Universidade de Liverpool, afirma não ser “humano” descrever pessoas tímidas ou em estado de luto como mentalmente doentes. Algumas associações e psicólogos britânicos já se pronunciaram contra as mudanças. Uma petição para tentar parar a publicação do manual atingiu 11 mil assinaturas de psicólogos. Existe o receio de que as novas classificações sejam influenciadas por companhias de medicamentos que esperam ganhar dinheiro com um maior número de doenças, já que o sistema privado de saúde americano exige um diagnóstico reconhecido pelo manual. “O MDE-5 vai expandir radicalmente as fronteiras da psiquiatria. Milhões vão receber diagnósticos e tratamentos inapropriados”, afirma Allen Frances, da Universidade Duke, na Califórnia do Norte.

A polêmica está estabelecida. Resta esperar, para ver quem tem razão. Apenas uma dúvida: timidez, no fundo, é medo. E medo, todos nós temos. Será que somos todos loucos? Ou serão os psiquiatras e psicólogos mais loucos do que os seus paciente? É possível. Afinal, existe aquele velho ditado que afirma: De médico e louco, todos nós temos um pouco.


3 Respostas

  1. lucas disse:

    Eu e minha irma temos o msm problema ela o dela é mais complicado que o meu pq msm tendo esse problema eu enfrento e ela nao .Nos sentimos medo quando estamos em lugar que tem muita gente como se todo mundo tivesse olhando pra nos fosse nos fazer mal ela se isola eu nao msm tendo medo eu so obrigado a enfrentar eu na maioria das vezes so ando de cabeça baixa as pessoas falam comigo e eu abaixo a cabeça que .Ta ai a pergunta o que é isso ?

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.