Trabalhar à noite encurta a vida e prejudica o casamento

Trabalhar-à-noite-encurta-a-vida-e-prejudica-o-casamento

Os trabalhadores noturnos perdem cinco anos de vida para cada quinze dias de jornada de trabalho, segundo um estudo divulgado pela Unidade do Sonho do Instituto Dexeus de Barcelona, juntamente ao Serviço de Neurofisiologia do Hospital da Paz de Madri, ambos na Espanha.

Segundo a pesquisa, aqueles que trabalham à noite se divorciam três vezes mais que o restante das pessoas e têm 40% mais possibilidades de ter transtornos neuropsicológicos, digestivos e cardiovasculares.

O estudo, citado pelo site Espaço Vital, tem como objetivo, segundo os pesquisadores, explicar os “riscos de tentar contradizer o sol“.

Fonte: http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200610031330_INV_30177342

36 Respostas

  1. sergio disse:

    loucura, trabalho à noite faz 10 anos!

  2. julio disse:

    Tambem trabalho a 15 anos a noite, e recupero bem as noites de sono perdidas…abraço a tds!

  3. Mary disse:

    Trabalho a noite e sinto que mexe com o psicologico e prejudica, a saúde e a vida sexual…

  4. diego antunes disse:

    e verdade,trabalhar a noite e prejudicial a saude,trabalho a noite faz 1 ano,e percebo que mudamos totalmente,na personalidade,no corpo,no convivio social,nunca temos disposiçao pra nada,mas graças a deus e meu ultimo mes a noite,depois saio de ferias e volto pro dia e nunca mais a noite,quem nunca trabalhou a noite,eu aconselho a nao ir pois o dinheiro extra que vc ganha trabalhando a noite nao compensa a sua noite de sono.

  5. Saulo disse:

    Trabalho à noite e acho que isso não é bom, afinal o sono do dia não recupera satisfatóriamente o corpo como o sono da noite.
    Você passa o dia meio cansado e o ânimo para fazer as coisas parece ter diminuído. O raciocínio fica meio lento e há um aumento na irritabilidade.
    Não recomendo trabalhar à noite, a não ser que realmente você precise.

  6. Ricardão disse:

    Isto é lógico, o cara sai para trabalhar e a mulher dele fica me ligando, tem que divorciar mesmo…

  7. Aurelio Coelho disse:

    No meu caso, sinto que cada ano que passa minha saúde piora. No último ano foi uma alergia inexplicável. Meu peso que não para de aumentar, irritação constante além de prejudicar a vida social.

  8. Alex disse:

    Desde que comecei a trabalhar à noite foi só prejuizo tive problemas de stress, queda de cabelo, insônia, uma mancha que eu tenho no corpo começou a aumentar a médica falou que é devido a stress causado por trabalhar à noite, como se não bastasse comecei a ranger os dentes enquanto durmo isso está gastando os meus dentes o dentista me fez um aparelho (Placa acrílica) para usar para dormir é horrível e paguei 300,00 por ela, minha esposa está descontente sempre reclama pois vivo irritado e sem paciecia, resumindo trabalhar á noite pelo menos para mim não está sendo nem um pouco vantajoso, já estou planejando minha volta para turno do dia para logo.

  9. Vagner disse:

    Achei exagerado, os 15 dias valeram 5 anos de vida… O sergio ai acima ja estaria morto a uns 5 anos atras. Eu trabalho a 2 anos a noite, admito que minha saude nao eh das melhores

  10. letticia disse:

    Oi, eu tenho 21 anos sou técnica de enfermagem e trabalho á noite em uma usina porque preciso estudar…
    não vejo problemas com algumas coisas…
    é ruim dormir de dia isso é.. barulho de passarinho cantando, carro, carro de som, povo abrindo a porta do quarto, te chamando.. é horrivel!
    Mas é melhor no trabalho, eu produzo bem… só minha vida pessoal que fica abalada… na faculdade eles devem achar que sou antipática, mas é que eu fico acabada e não tenho muito papo…

    bju, mas não quero chegar a ficar tanto tempo trabalhando a noite… no máximo 4 anos é do que eu preciso…

  11. Daniel rodrigues disse:

    Boa noite!

    Bem trabalho a noite ja fazem dezenove anos,motivo: sinto-me melhor relativo a ambiente menos pessoas, talvez seja um problema de ordem emocional.porém relativo a saúde a longo tempo e ja aos 40 anos começo a sentir muitos problemas.
    Fadiga interminalvel e ja sinto que o ciclo noturno a longo tempo prejudica e muito o estilo de vida saudavel.

    Abraços a todos meus queridos comteporaneos!!!

  12. carlos disse:

    estou ficando preocupado….. acabei de arrumar um emprego noturno, começo mês que vem…. mas nunca trabalhei de madrugada antes
    .
    e é um trabalho pesado e perigoso…. não sei o que faço, só aceitei pois preciso do dinheiro

  13. Roseli disse:

    Trabalho em um hospital noite sim , noite não, ja engordei uns 20 kilos, vivo cansada, mas o salario compensa( eu acho) quanto a cinco anos em quinze dias, acho puro exagero! abraços a todos os notivagos!

  14. Carlos disse:

    Escreveram errado sem querer. O correto é perder 5 anos(e não dias) de vida a cada 15 anos trabalhados a noite. Eu trabalho a noite desde maio deste ano e estou sofrendo as consequências. Tanto minha disposição quanto minha vida social estão prejudicadas. Agora vejo minha namorada só nos fianais de semana, e, normalmente, com alguma sonolência, sem falar que durmo a noite nos sábados e domingos, o que altera negativamente ainda mais meu relógio biológico, pois o confunde. Já fiquei na empresa por 13 horas, das 18h até as 7h. Trabalho no sábado durante o DIA a cada duas semanas. Nestas situações, durmo cerca de 3 horas entre uma jornada(sexta feira+ sábado madrugada) e outra (sábado de manhão e tarde). Tudo na mesma empresa.

  15. MANUEL PASCOAL disse:

    Penso eu que e exagero no comentario acima referido porque eu trabalho a mais de tres anos no turno noite e nao estou mal de saude, porque durmo a tempo e hora, alimento-me na hora certa, apesar que a noite e mesmo cansativo mas o que podemos fazer, e comer a tempo e hora nao perder mais noites nas festas, nem por pulsacao das amigas ou amigos, quando estiveres em repouso procure dormir mais para evitar o desgaste fisico, o eu tenho a agradecer os contribuiram no comentario deste artigo.
    thank regarding pascoal.

  16. Leandro disse:

    Aqui, inconformado com o sono e a hora que não querem passar (03:28 am), busquei no google “trabalhar à noite”, e encontrei este post. Bem, sou técnico eletrônico e trabalho à noite há quase um ano, e, resumindo: isso definitivamente não é vida…pelo menos não pra mim. Já trabalhei antes por uns três anos, e digo que foram anos difíceis. Vivia super mal humorado e acho que isso acabava afetando a saúde. Depois dessa experiência, jurei que não trabalharia mais nesse horário. E foi assim por uns 3 anos. Ahhh, como eram boas as minhas noites de sono! Me sentia normal, enfim… Porém, depois de ficar uns 6 meses desempregado, no fim de uma entrevista de emprego, a perguntinha cruel: tem disponibilidade para trabalhar em turnos? (Tá parado há seis longos meses, vai dizer não?) Advinha qual? Bem, aqui estou eu…

    Minha mãe ainda dizia: “Estuda meu filho!”

  17. Leandro disse:

    Para os que não têm opcão de trabalhar durante o dia, vai uma dica que me deu um amigo que trabalha à noite já há uns 10 anos, embora para mim não tenha funcionado muito bem (talvez com o tempo): ele chega em casa por volta das 06:00hs, toma um banho e logo se deita, mesmo que não esteja com muito sono. Dorme até aproximadamente umas 15:00hs. Daí ele se levanta e toma um café reforçado (não almoça, como faz a maioria). Por volta das 20:00hs ele come comida mesmo, como se fosse o almoço, para os “normais” que trabalham de dia. E por fim, às 02:00hs da manhã, ele “janta” na empresa. Ele me disse que é como se enganasse o organismo. Não sei até que ponto essa afirmação é verdadeira, mas… Fica aí a dica!

  18. tiago disse:

    deixem de comer carne e optem por uma alimentaçao vegetariana vao ver que as noites vao ser mais faceis de aguentar, falo por experiencia propria , outro ponto enssencial é fazer acumpultura aos rins, ocasionalmente, ( por e la que sao produzidos akeles hormonios do stress) vao ver que faz maravilhas….saudacçoes lusas

  19. Bené disse:

    concordo que o trabalho noturno é prejudicial, mas dai a dizer que uma jornada de 15 dias gera um prejuizo de 5 anos é bastante absurdo… seguindo esta lógica se eu traba 1 ano a noite eu morreria de velhice extrema. Acredito que o inverso possa ser verdadeiro…

  20. Roberto disse:

    Trabalhar a noite tem prós e contras como de dia, só o fato de não ter que perder 4 horas da vida no trânsito de São Paulo é éxtremamente maravilhoso, essas mesmas 4 horas que hoje são 1 hora para ida e volta na madrugada, deixam-me 3 horas livres para estudar. Geralmente quem reclama é porque possui uma vida sedentária, sem exercicios e uma dieta própria para a madrugada, pois os horarios se tornam confusos. No meu caso estou a 2 meses trabalhando de madrugada e posso dizer que estou muito melhor psicologicamente, menos irritado. Sinto minha vida muito melhor. Trabalhava de dia, e como disse anteriormente o trânsito mata, a condução lotada mata, afinal tem que ficar disputando espaço o tempo todo dentro de ônibus e metro.

  21. Concordo plenamente com a opinião do colega Roberto (postagem acima, de 10/02/2012). Como estou no time dos que trabalham na madrugada (há 3 anos), me sinto na obrigação de deixar meu depoimento aqui. Afinal, assim como o colega Leandro (postagem de 23/11/2011), outras pessoas que trabalham ou que pensam em trabalhar no horário da madrugada precisam ter acesso a todos os tipos de experiências a respeito.
    .
    Como quase tudo na vida, trabalhar a noite tem seus PRÓS e CONTRAS. Vejam:
    .
    – Perde vida social? Depende. Se sua vida social é noturna, vai precisar deixar pra ver os amigos nas folgas. Do contrário, ganha-se tempo para curtir um praia após o expediente, cinema no final da tarde, shopping, teatro etc. Não sou casado, então não posso opinar, pois acredito que a situação varia de acordo com a esposa, se ela trabalha fora, se tb trabalha na madrugada, se é compreensiva etc.
    .
    – Ganho de peso? Depende também. Se você é daqueles que fica a noite toda se alimentando de forma errada, com certeza engordará, pois estará acordado e comendo ainda mais. Eu, por exemplo, só opto por alimentos sólidos durante a madrugada se não tiver me alimentado durante o dia. Mesmo assim, evito gorduras, doces, carnes e refrigerantes. Em meu intervalo, tomo sempre um chá e biscoitos integrais. Bebo bastante água (principalmente quando estou no ócio e bate a preguiça, rs). Quando saio do trabalho, vou direto para a academia (que ainda ganho desconto, pelo horário).
    .
    – Perda de saúde/ânimo? Mais uma vez, depende. É um conjunto dos fatores que citei acima e sua disciplina para a necessidade de que NINGUÉM É DE FERRO e precisa dormir. Trabalhar na madrugada cria a ilusão de que se tem o dia todo para curtir e isto não é totalmente certo. Devemos sempre reservar de 6 a 8 horas de sono ininterrúptos, no horário que julgar melhor, mas sempre com conforto, temperatura e iluminação favoráveis. Esta dica é MUITO importante, pois é aí que a maioria das pessoas erram e depois ficam com sensação de desânimo o restante do dia. A cooperação da família deve existir, pois normalmente quem está “de fora” esquece suas necessidades (e não é de propósito, pois os alternativos somos nós! rs).
    .
    Outros prós, como os já citados: salário normalmente é maior (pela responsabilidade, pelo adicional noturno etc), o trânsito é indiscutivelmente favorável, a paz no ambiente de trabalho (visto que o quadro de funcionários cai bastante), a temperatura (quem mora em cidade quente como o Rio sabe do que falo) e por aí vai…
    .
    Enfim, é isso. Espero que minha experiência tenha ajudado, sobretudo aos que precisam trabalhar a noite. Não desanimem! Curtam o lado bom da moeda e sejam disciplinados! Sempre!
    .
    Att,
    Charles
    Fisioterapeuta

  22. Silas disse:

    Boa Madrugada, Galera ralo a noite 12 hroas direto de 18 as 6, bom posso dizer que a questão de trabalho sim e muito mais tranquila sem stress nem muita falação na sua cabeça, mas porem você enquanto ta acordado fica sempre com sono, então quando eu não estou dormindo, estou com sono. E realmente a alimentação fica meio descontrolada por mais que você tente manter um horario fixo, pois chega fds os teus horarios ja são outros. Realmente o desgaste fisico e bastante e visivel e tua vida social vira uma merda. quem trabalha a noite e quem gosta e quem precisa msm, no meu caso e pq eu preciso. abraço

  23. Marluce disse:

    Trabalho a noite a 3anos confesso é orrivel,no inicio parece bom transito tranquilo ônibus vazio,as consequencias vem depois,saúde debilitadao sono da noite nunca vai ser compensado pelo do dia,hoje sofro de pressão alta,dores no peito,esquecimento etc.Meu pai trabalhava a noite.teve pressão alta,deu derrame cerebral no trabalho e morreu.Hoje eu sei o que ela passou e não quero isso pra mim.quero que me mande embora ,faso tudo pra isso,pego atestado,trabalho dois ou tres dias na semana pra que eu seja mandada embora.Se voces tiver alguma dica pra ser mandada embora do trabalho me diz por favor.bjs.

  24. Alexandre disse:

    OLá, concordo com a maioria acima, trabalho há 05 anos no periodo noturno 12×36 e ainda trabalho 06 horas no periodo diurno (7×13) e faço faculdade à tarde, resumindo fico 36hs fora de casa. Sou casado há 12 anos tenho 02 filhos portanto é dificil mais com esforço e uma meta à alcançar tudo da certo. Fiquem com Deus.

  25. marcelo disse:

    trabalho a noite faz mais de 7 anos e nao troco por nada o salario é muito maior tem menos chefia no pé o transito é contra fluxo voce tem o dia inteiro para fazer as correrias basta se programar dormir num quarto com cortinas escuras até o casamento basta se adaptar aos horarios voce tem uma vida sexual normal quanto a vida social trabalho de segunda asexta tenho o final de semana livre eu ainda tenho aquela vantagem de nao ter que acordar cedo as segundas feiras trabalho numa grande montadora de veiculos e nao troco por nada a saude é só se alimentar direito e praticar alguma atividade fisica mais isso vale pra qualquer horario pretendo me aposentar trabalhando anoite nao troco por nada

  26. Bruno disse:

    Eu trabalho de madrugada faz 2 anos.. entro as 23:00 e saio as 06:30.

    Engordei, vivo com sono, desanimado.. não vejo gente na rua, não vejo o Sol.. não me alimento direito, não tenho ânimo pra praticar esportes… durmo mal o dia todo.

    Mas acredito que a experiência foi muito válida pra mim.. aprendi muita coisa aqui. Mal vejo a hora de passar pro turno da manhã e voltar a ter vida normal.

  27. Giovana disse:

    trabalhar à noite é desumano…vc não consegue descansar mesmo que durma o dia inteiro seguinte…é horrível, não pensei que fosse tão difícil!!!!

  28. Marcos disse:

    Trabalho a noite ha 2 anos,apareceu umas coceiras no corpo,vivo irritado,comecei a beber de manha (antes bebia a noite),to gordo,dores nas costas,estou no 12×36,fico zumbizando a noite toda quando estou em casa,voltei a fumar,não tenho disposição nem para pegar o controle da tv,sexo ta raro,to com hemorroidas pois trabalho com monitoração e fico sentado 12 hs,nunca saio com meus filhos,bom mas no fim do mes me alegro pois entra R$1,800,00 a mais no cebolith em comparação ao dia.

    Lado bom

    Onibus e metro vazio,tipo só para mim.
    Silencio e sem chefia no pé,ninguem quer trabalhar de noite mesmo.
    Internet a vonts.
    Sem metas
    Ganha muitoo mais.
    Fico em casa sozinho de dia.
    Sem transito.
    Sem chefia

    È isso ai pessoal,lado A ladoB.

    Abraços

  29. Gedalva disse:

    Colegas,

    A minha experiência em trabalhar a noite,não foi agradavel porque dormia muito durante o dia para aguentar o plantão noturno.
    Então perdir um bom tempo da minha vida.

  30. EDINALVA disse:

    COMECEI TRABALHAR A NOITE E ACHO BOM P Q TENHO TEMPO P CUIDAR DO MEU FILHO,NÃO SINTO SONO DURANTE O DIA, SO NA NOITE Q NÃO TRABALHO.

  31. Luciano disse:

    Bo dia a todos, trabalho a noite ja a algum tempo, por incrível que pareça tenho extrema facilidade, creio que sou vespertino (como dizem alguns), porque tenho muito mais dificuldades quando estou trabalando durante o dia, fico com sono o dia todo, não consigo acordar cedo. Agora quando trabalho a noite fica tudo em “ordem”, como ja foi dito acima acho que o segredo é acertar os horários, tanto para dormir como para se alimentar, feito isso tudo fica bem tranquilo. Estou muito feliz com meu turno, melhor ainda é no dia do pagamento, recebo bem mais do que os colegas do dia rsrs, valeu.

  32. amanda disse:

    Que exagero! Sou enfermeira supervisora da noite e não creio que a cada 15 dias de trabalho a pessoa perca 5 anos de sua vida…. Creio que a grande dica é nunca deixar de lado hábitos saudáveis de vida, como controlar a alimentação e praticar exercicios físicos. Eu, por exemplo, só me alimento até as 00hs quando estou de plantão… tomo café da manhã, chego em casa tomo um banho e durmo. Faço caminhadas e ou regularmente ao médico. #ficaadica

  33. Carlão disse:

    Trabalho a noite a mais de dez anos e nos ultimo dois anos, reparei que meu desempenho, concentração, disposição, produtividade e meu preparo fisico vem caindo ou seja vem piorando a cada ano.

  34. JEFFERSON disse:

    bem trabalho na madrugada ja faz 9 anos . não consigo mais comer , não tenho mais sono de dia , vivo irritado, não tenho mais forças para nada , meu casamento ta acabando. to sentindo que to quase tendo um infarto pois meu corpo reprime demais
    to tentando termina faculdade pela segunda vez mais acho que vou larga denovo
    pois ando muito cansado… bem desta vida da madrugada é bom mesmo só o dinheiro
    pois é muito dificil trabalhar de madrugada …

    abraços…

  35. Cristiano Santi Teixeira disse:

    Faz um ano que estou a noite. Saio as 7hs e vou para academia. Me alimento bem, mesmo assim, como em relatos anteriores, tinha muito sono durante o trabalho. normalmente dormia no meu intervalo ( uma hora). Acordava pior. Minha nutricionista me orientou a tomar uma cápsula de cafeína 420mg ás 23hs. isso funciona bem. Trabalho bem disposto até ás 7hs. Fica a dica. Façam um teste.

  36. Gabriela disse:

    Estou trabalhando a noite tem uns cinco meses, e realmente todo os meus hábitos mudaram, e os primeiros sintomas já estão aparecendo como: irritabilidade, falta de apetite no meu caso, uma sonolência infindável. Mas tento “amenizar” criando hábitos como pelo menos dormindo seis horas quando chego do trabalho pela manhã, e não deixei de me exercitar continuo na academia. Tenho que ver só a questão da alimentação. Mais para mim nenhum dinheiro do mundo substitui uma boa noite de sono, mais fazer o que se a necessidade falou mais alto. Espero que surja outra oportunidade de trabalho pelo dia. Abraço.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.