A maior concentração de pessoas da história

capa_jmj

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro reuniu, pelas contas oficiais, 3 milhões e 500 mil pessoas em um mesmo local: a praia de Copacabana.

Foi uma das maiores concentrações de pessoas da história do Brasil.

O mundo é palco de incríveis concentrações humanas, como festivais de rock, peregrinações religiosas e festas populares. Entretanto, nada se compara ao Maha Kumbh Mela, a principal festividade hindu que ocorre a cada 12 anos na cidade de Allahabad, na Índia.

As celebrações duram quase dois meses e encerram um ciclo de celebrações menores — os Kumbh Mela sem o “Maha” — que ocorrem a cada quatro anos em outras três cidades: Ujjain, Nasik e Haridwar.
A festa em Allahabad é considerada como a mais sagrada das quatro celebrações, e os hindus se dirigem a essa cidade para se banhar na confluência de três rios sagrados — o Ganges, o Saraswati e o Yamuna —, com o objetivo de “lavar” todos os seus pecados.

Segundo as estimativas, 40 milhões de hindus atenderam ao último Maha Kumbh Mela.

A estimativa para 2013 é de 100 milhões de pessoas.

Difícil de imaginar, não é mesmo? Então, pense em toda a população da cidade de Xangai — cerca de 23 milhões de pessoas — acampada em um terreno de 4 x 8 quilômetros. Depois, adicione a essa conta todos os habitantes da cidade de Nova York.

Ou imagine mais da metade da população total do Brasil concentrada em um espaço no qual a densidade demográfica será de 500 mil pessoas por quilômetro quadrado.

Fonte: Tec Mundo

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.