A Origem da Expressão “Uai”

expressao-UAI

Segundo o odontólogo Dr. Sílvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que os incentivou a lhe pesquisar a origem.

Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou explicação provavelmente confiável.

Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam- se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana.
Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos.

Lá de dentro, perguntavam:
– Quem é ? – e os de fora respondiam:
UAI – as iniciais de ‘União, Amor e Independência’ .
Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes.

Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as pessoas das Alterosas.

Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário cotidiano, quase tão indispensável como ‘tutu’ e ‘trem’. Uai sô

A material acima saiu no Jornal Correio Brasiliense.

10 Respostas

  1. Daniel disse:

    cara muito legao vlw

  2. Thais disse:

    Interessante! ;D

  3. Douglas disse:

    Sempre achei que o ‘uai sô’ fosse uma versão brasileira/nordestina de ‘why so’ assim como o forró é uma aportuguezação de ‘for all’

  4. adriana disse:

    muito bom saber disso

  5. Alexandre disse:

    Eu também achava que isso Douglas.. mas não sabia dessa do forró..

  6. winnie disse:

    cara muito legal

  7. Fábio disse:

    Na realidade descobri por outras fontes que o termo Original de “uai sô!” seria “Why Sir?” onde a tradução para o portugûes seria “O que senhor?”, esse termo surgiu nas explorações das minas de ouro no estado de Minas Gerais por alguns Ingleses, que ao não entender o que os “mineiros” diziam por falarem muito rápido, a todo momento perguntavam “Why Sir.?”. Esse termo mais tardiamente se tornou uma expressão comumente usada pelos mineiros para o sentido de “Não entendi!”.

  8. Larissa Nathaly disse:

    Muito interessante!
    Principalmente pra mim já que sou muito curiosa.
    Rsrsrs

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.