A Origem do Hashi

A-Origem-do-Hashi

Os hashis começaram a ser usados no ano de 2.500 anos antes de Cristo. Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa. Para não queimar as mãos e servir a carne, eram usadas as tiras de bambu. Lenda ou fato, o hábito sobrevive até os dias de hoje e se mostra uma das formas mais interessantes de manipulação dos alimentos.

Os hashis são mais higiênicos do que os garfos e colheres e podem ser produzidos com diversos materiais, desde bambu até prata e marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos.

Os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo.

Existem algumas regras de etiqueta para segurar os hashi. Uma delas é não ficar balançando os palitos no ar. Também não é de bom tom passar os alimentos de hashi para hashi de outra pessoa. Os palitinhos são delicados e como tal não devem jamais perfurar os alimentos.

Dizem os japoneses que os hashis não fazem parte da tradição de comer sushis e sashimis. Isso é um hábito ocidental. O correto é consumir utilizando-se das mãos.

2 Respostas

  1. Miyuki disse:

    Sabe o motivo de não se passar comida de hashi para hashi?

    Eu não sei quanto aos outros países, mas no Japão não é de bom tom porque quando alguém morre, o corpo é cremado e os ossos que restam nas cinzas são passados de hashi para hashi (hashis bem maiores), num ritual.

    Também não é legal espetar o hashi no arroz porque quando alguém morre, espeta-se um par de hashis numa tigela de arroz no caminho do velório paa o cemitério.

    =)

  2. Debora disse:

    oi gostaria de saber se vocês tem um saite sobre suporte para hashi; bom não sei dizer se é um suporte mas um prededor para colocar em cima do hashi para manusealo quando não sabemo usalos mas ja agradecendo muito obrigaga….

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.