Atentado 11 De Setembro – PARTE 3

img3

10 Anos Do Atentado De 11 De Setembro Ao World Trade Center, N.Y.

As Teorias De Conspiração

O VocêSabia está publicando uma série de 6 artigos a respeito do atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, enfocando as teorias de conspiração que ainda circulam na Internet.

Do que se trata

Teoria de conspiração é uma expressão que significa qualquer teoria que explica um determinado evento como resultado de um plano secreto levado a efeito por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como sociedades secretas ou governos paralelos. As teorias de conspiração são muitas vezes vistas com desconfiança e por vezes levadas ao ridículo, uma vez que quase nunca são apoiadas por fatos concretos.  Por isso, a expressão é muitas vezes usada de maneira irônica, tentando definir tais crenças como bizarras e falsas, cujos adeptos são pessoas excêntricas ou um bando de malucos.

No caso do atentado contra as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, de modo geral, as teorias se concentram em supostas “perguntas não respondidas” sobre o incidente e sugerem que o governo americano pode ter planejado os ataques, juntamente com o exército.

O Vocè Sabia abordará, nessa série de artigos, as 5 teorias conspiratórias mais comentadas que ainda hoje circulam em comunidades online.

DÚVIDA nº 3: o ataque ao Pentágono:

 

PERGUNTA: como foi que um piloto amador pôde ter feito uma manobra complicada em um avião comercial e lançado o avião sobre o quartel-general das forças armadas mais poderosas do mundo – 78 minutos depois do primeiro relato de um possível sequestro – e não ter deixado nenhum vestígio?

 

  • Os teóricos da conspiração respondem: não foi um Boeing 757 comercial que atingiu o edifício, mas sim um míssil, um pequeno caça ou um avião não tripulado. No entanto, depois que evidências comprovaram que o voo número 77 da American Airlines realmente atingiu o Pentágono, o foco desta teoria mudou para a discussão sobre a dificuldade de executar a manobra de aproximação. O avião estava sob o controle do Pentágono, e não da Al-Qaeda.

 

  • As autoridades respondem: destroços do avião, incluindo as caixas pretas, foram encontrados no local do acidente e catalogados pelo FBI. Apesar de algumas filmagens iniciais do acidente não mostrarem os destroços, existem vídeos e fotografias que mostram as evidências do trajeto que o avião fez durante o choque com o edifício, como postes quebrados. Os corpos da tripulação e dos passageiros foram encontrados e identificados pelo DNA. Testemunhas também viram o avião atingir o Pentágono.

 

OUTRA TEORIA: O vôo 93 da United Airlines, oficialmente derrubado pelos próprios passageiros na Pennsilvânia, foi, na verdade, abatido por caças americanos.

 

Nas edições anteriores: Atentado 11 De Setembro – PARTE 1 e Atentado 11 De Setembro – PARTE 2

Na próxima edição: Atentado 11 De Setembro – PARTE 4.

2 Respostas

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.