Atentado 11 De Setembro – PARTE 4

img4

10 Anos Do Atentado De 11 De Setembro Ao World Trade Center, N.Y.

As Teorias De Conspiração

O Você Sabia está publicando uma série de 6 artigos a respeito do atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, enfocando as teorias de conspiração que ainda circulam na Internet.

Do que se trata

Teoria de conspiração é uma expressão que significa qualquer teoria que explica um determinado evento como resultado de um plano secreto levado a efeito por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como sociedades secretas ou governos paralelos. As teorias de conspiração são muitas vezes vistas com desconfiança e por vezes levadas ao ridículo, uma vez que quase nunca são apoiadas por fatos concretos.  Por isso, a expressão é muitas vezes usada de maneira irônica, tentando definir tais crenças como bizarras e falsas, cujos adeptos são pessoas excêntricas ou um bando de malucos.

No caso do atentado contra as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, de modo geral, as teorias se concentram em supostas “perguntas não respondidas” sobre o incidente e sugerem que o governo americano pode ter planejado os ataques, juntamente com o exército.

O Vocè Sabia abordará, nessa série de artigos, as 5 teorias conspiratórias mais comentadas que ainda hoje circulam em comunidades online.

DÚVIDA Nº 4: o quarto avião – Voo 93 da United Airlines:

 

PERGUNTA: Por que a queda do quarto avião sequestrado, em Shanksville, na Pensilvânia, foi tão pequena e por que os destroços do avião não foram vistos?

 

  • Os teóricos da conspiração respondem: o voo 93 da United Airlines foi derrubado por um míssil e se desintegrou em pleno ar, espalhando os destroços sobre uma área extensa.

 

  • As autoridades respondem: há fotografias claras que mostram os destroços do avião. O gravador de voz da cabine do piloto, que foi recuperado, mostrou que houve uma revolta dos passageiros e que os sequestradores derrubaram o avião propositalmente. Teorias iniciais de que os destroços haviam sido espalhados por quilômetros de distância do local principal da queda se revelaram falsas. Outra teoria foi baseada em uma frase do médico-legista local, Wally Miller, que foi citada incorretamente. Ele disse que parou de ser um médico-legista cerca de 20 minutos depois de chegar ao local porque não havia corpos. Mas ele também disse que percebeu rapidamente que o que aconteceu foi um acidente de avião e que seria preciso organizar um grande funeral para as vítimas.

 

OUTRA TEORIA: As Torres Gêmeas não ruíram, mas foram demolidas de forma controlada.

Nas edições anteriores: Atentado 11 De Setembro – PARTE 1 / Atentado 11 De Setembro – PARTE 2 e Atentado 11 De Setembro – PARTE 3

Na próxima edição: Atentado 11 De Setembro – PARTE 5.

 

One Response

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.