Atentado 11 De Setembro – PARTE 5

img5

10 Anos Do Atentado De 11 De Setembro Ao World Trade Center, N.Y.

As Teorias De Conspiração

O Você Sabia, está publicando uma série de 6 artigos a respeito do atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, enfocando as teorias de conspiração que ainda circulam na Internet.

Do que se trata

Teoria de conspiração é uma expressão que significa qualquer teoria que explica um determinado evento como resultado de um plano secreto levado a efeito por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como sociedades secretas ou governos paralelos. As teorias de conspiração são muitas vezes vistas com desconfiança e por vezes levadas ao ridículo, uma vez que quase nunca são apoiadas por fatos concretos.  Por isso, a expressão é muitas vezes usada de maneira irônica, tentando definir tais crenças como bizarras e falsas, cujos adeptos são pessoas excêntricas ou um bando de malucos.

No caso do atentado contra as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, de modo geral, as teorias se concentram em supostas “perguntas não respondidas” sobre o incidente e sugerem que o governo americano pode ter planejado os ataques, juntamente com o exército.

O Vocè Sabia abordará, nessa série de artigos, as 5 teorias conspiratórias mais comentadas que ainda hoje circulam em comunidades online.

DÚVIDA Nº 5: O colapso do Edifício 7 do World Trade Center:

 

PERGUNTA: Como é possível que um arranha-céu, que não foi atingido por um avião, tenha desmoronado tão rápida e simetricamente, enquanto nenhum outro prédio revestido de aço caiu em virtude de incêndios?

 

  • Os teóricos da conspiração respondem: o Edifício 7 do World Trade Center foi destruído por uma demolição controlada usando explosivos e materiais inflamáveis. O foco da teoria inicialmente era uma frase dita pelo dono do prédio, Larry Silverstein. Ele falava sobre a retirada dos bombeiros do edifício, mas a expressão que utilizou fez com que sua fala fosse interpretada como uma alusão ao momento em que os explosivos foram detonados. Agora o foco mudou para a velocidade do colapso do edifício, que esteve próxima à velocidade de queda livre durante 2,25 segundos. Argumenta-se que só explosivos poderiam fazer com que o prédio desmoronasse tão rapidamente. Alguns cientistas, que são céticos quanto ao relato oficial, examinaram quatro amostras de poeira do Marco Zero e dizem ter encontrado material explosivo, que reage violentamente em contato com o calor. Eles dizem ainda que toneladas de materiais explosivos foram colocados dentro, não só do Edifício 7, mas também das Torres Gêmeas.

 

  • As autoridades respondem: uma investigação de três anos feita pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia concluiu que o prédio desmoronou por causa de incêndios incontroláveis, que foram causados pelo colapso da torre norte e queimaram o prédio durante sete horas. Os encanamentos que levavam água até o irrigador de emergência foram rompidos. Não foram encontradas evidências de cargas explosivas e não há registro da série de explosões que seriam esperadas no caso de uma demolição controlada. Também haveria uma explicação para o material explosivo que os cientistas encontraram na poeira – é só um tipo de tinta básica.

 

OUTRA TEORIA: quatro mil judeus faltaram ao trabalho no World Trade Center, no dia 11 de setembro, porque foram avisados pela CIA sobre o atentado.

Nas edições anteriores: Atentado 11 De Setembro – PARTE 1 / Atentado 11 De Setembro – PARTE 2 e Atentado 11 De Setembro – PARTE 3 e Atentado 11 De Setembro – PARTE 4

Na edição final: Atentado 11 De Setembro – PARTE 6.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.