Curiosidades do casamento

casamentp

O Vestido de Noiva

Vestido de NoivaVocê sabia que a cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XVII, na Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, o príncipe Albert. Um fato curioso deste casamento foi que a noiva que pediu o noivo em casamento, pois naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, então, ela não teve outra alternativa, a não ser pedir o príncipe em casamento.
E esta moda da cor branca no vestido de noiva lançada por ela permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O vestido branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza.

Na Grécia e em Roma, existem relatos de que as pessoas usavam roupas brancas em celebrações importantes, como o nascimento e o casamento.

O Buquê de Noiva

Para os antigos gregos e romanos, o buquê de noiva era formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos. Esperava-se que o alho afastasse espíritos maus e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera.

Na antiga Polônia, acreditava-se que, colocando açúcar no buquê da noiva, seu temperamento se manteria “doce”.

Diz também a tradição que a mulher solteira que pegar o buquê da noiva, será a próxima a se casar.

O Anel de Noivado

O primeiro anel de noivado de que se tem notícia foi aquele dado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy em 1477.

Até o século XIII não havia aliança de noivado ou compromisso. O Papa Inocente III declarou que deveria haver um período de espera que deveria ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia matrimonial.

É por isso que hoje se tem o costume de usar um anel de noivado e depois a aliança de casamento.

A Aliança de Casamento

Aliança de Casamento”Aliança” siginifica compromisso, pacto, união.

Na Sagrada Escritura, o relacionamento de Deus com os homens aparece repetidamente em termos de aliança do latim foedus, também conhecido como bérith em hebraico e diathéke em grego.

Acredita-se que uso de alianças no terceiro dedo da mão esquerda no casamento servia para selar o matrimônio e vem da tradição cristã, do século XI, em que acreditava-se que nesse dedo havia uma veia que ia direto ao coração.

One Response

  1. Ana disse:

    O mês de maio se popularizou como sendo o mês das noivas devido há muitos anos atrás em muitos paises do Hemisfério Norte, devido ao frio intenso, as pessoas escolhiam se casar justo nesse mês por causa da primavera. Era o período que eles resolviam tomar banho e assim realizar a cerimômia.
    Os buquês das noivas surgiram para espantar as moscas que vinham pelo mal cheiro das pessoas que não tomavam banho!!!

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.