Curiosidades Sobre as Piramides

piramides

PIRÂMIDES

Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. As três mais célebres pirâmides de Gizéh (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ocupam uma área de 129.000 m2. A maior delas (Queóps) foi construída pelo mais rico dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.

“O tempo ri para todas as coisas, mas as pirâmides riem do tempo”.

Curiosidades sobre as Pirâmides

  • Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas dos reis Kufu (ou Quéops), Quéfren, e Menkaure (ou Miquerinos) – pai, filho e neto.
  • A maior delas, com 147 m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Kufu, no auge do antigo reinado do Egito.
  • As pirâmides de Gizéh são um dos monumentos mais famosos do mundo.
  • Como todas as pirâmides, cada uma faz parte de um importante complexo que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, todo cercado de túmulos (mastabas) dos sacerdotes e pessoas do governo, uma autêntica cidade para os mortos.
  • As valas aos pés das pirâmides continham botes desmontados: parte integral da vida no Nilo sendo considerados fundamentais na vida após a morte, porque os egípcios acreditavam que o defunto-rei navegaria pelo céu junto ao Rei-Sol.
  • Apesar das complicadas medidas de segurança, como sistemas de bloqueio com pedregulhos e grades de granito, todas as pirâmides do Antigo Império foram profanadas e roubadas possivelmente antes de 2000 a.C.
  • Existem hoje no Egito 80 pirâmides; A Grande Pirâmide, de 147 m de altura, é a maior de todas.
  • Se a Grande Pirâmide estivesse na cidade de Nova Iorque por exemplo, ela poderia cobrir sete quarteirões.
  • Todos os quatro lados são praticamente do mesmo comprimento, com uma exatidão não existente apenas por alguns centímetros. Isso mostra como os antigos egípcios estavam avançados na matemática e na engenharia, numa época em que muitos povos do mundo ainda eram caçadores e andarilhos.
  • A Grande Pirâmide manteve-se como a mais alta estrutura feita pelo homem até a construção da Torre Eiffel em 1900, 4.500 anos depois da construção da pirâmide.
  • Para os egípcios, a pirâmide representava os raios do Sol, brilhando em direção à Terra. Todas as pirâmides do Egito foram construídas na margem oeste do Nilo, na direção do sol poente.
  • Os egípcios acreditavam que, enterrando seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses.
  • A construção da pirâmide foi feita com pedras justapostas, ou seja “encaixadas”, sem auxílio de cimento ou qualquer material colante, e alguns blocos estão tão bem unidos que não é possível passar entre eles uma folha de papel, até mesmo uma agulha.

ESFINGES

Esfinges são monstros fabulosos com cabeça humana e corpo de leão.
A mais conhecida é a esfinge de Gizéh, nas proximidades de Mênfis, no Egito, a pouco mais de cem metros das pirâmides e junto à foz do Nilo.
Ela é mais antiga que as pirâmides e teria sido construída por Quéfren. Mede 39 metros de comprimento e 17 metros de altura.
A esfinge, em grego, personifica um “monstro que estrangula quem não adivinhar os seus enigmas”.

A esfinge egípcia é uma antiga criatura mítica, icônica, tida como um leão estendido — animal com associações solares sacras — com uma cabeça humana, usualmente a de um faraó.

FARAÓS

Eram intitulados como Faraós os reis (com estatuto de deuses) no Antigo Egito.

É difícil de determinar datas precisas na história dos faraós, já que os testemunhos desta época são escassos, além de virem de uma época em que a própria história estava nos seus primórdios (isto é, a escrita ainda estava nos seus inícios).
coroas de faraós

A tradição egípcia apresenta Menés como sendo o primeiro faraó ao unificar o Egito (até então dividido em dois reinos). Segundo esta tradição, este seria o primeiro governante humano do Egito, a seguir ao reinado mítico do deus Hórus.

Documentos históricos, parecem testemunhar essa reunificação sob o faraó Menés, cerca de 3100 a.C., ainda que os egiptólogos pensem que a instituição faraônica seja anterior. Por isso, se fala também de uma Dinastia 0.

Quanto ao último dos faraós, todos estão de acordo em dizer que se tratou de Ptolomeu XV, filho de César e Cleópatra.

10 Respostas

  1. Cássia disse:

    Muito legal saber disso. Apesar de que já sabemos muitas coisas sobre o Egito , sobre as pirâmides e faraós, não tinha ideia de que era uma das Sete Maravilhas, e que têm um significado tão importante , é bom saber que apesar das coisas mudarem tanto, as coisas mais importantes e de maior valor, histórico e cultural, ainda sobrevivem.

  2. CAMILA disse:

    FALEM MAIS DA CLEÓPATRA E SOBRE SUA ESFINGE, É SUPER INTERESSANTE!!!!

  3. feiurinha disse:

    esse texto é horrorosso por favor tira esse texto dai ou my gooddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

  4. feiurinha disse:

    por favor fui a primeira a comentar

  5. marco disse:

    entao aos egipios ja tinha ido ate a frica
    porque conhecian os leoes

  6. Wesley Câmara disse:

    Segundo afirmação que vi, os faraós e muitos abitantes do antigo Egito, eram nada mais que seres mandados de outro planeta, que enviados a terra, eram purificados, ou seja, vinham para a terra como castigo por terem cometido alguma desobediência em seu planeta de origem. Depois que morriam, voltavam para seu planeta purificados.
    . Esses seres, eram dotados de inteligencia superiores das pessoas que eram nativa aqui da terra. Seres superiores ao se relacionar com os povos que aqui encontrou, deichou como erança a sua inteligencia que os humanos tem. Será mesmo? é mais uma hipótase que devomos analisar. Seria os Deuses astronautas?

  7. Juliana Katman disse:

    Obrigado!! Amei isso tudo, era o que eu precisava saber ;D.

  8. vinny disse:

    Eu adoro curiosidades sobre o Egito , principalmente os tesouros e os hieróglifos.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.