Curiosidades Sobre o Piano

Curiosidades-Sobre-o-Piano

 

Piano é a abreviatura de pianoforte.
Atribui-se sua invenção a Bartolomeo Cristofori, de Florença. Sabe-se que inventou um cravo que toca suavemente (piano) e fortemente por volta de 1698.

Um piano precisa ser afinado uma vez por ano. Quando o uso é diário, deve ser afinado a cada seis meses ou menos.

Alguns compositores contemporâneos, como John Cage, Toni Frade e Hermeto Pascoal, inovaram no som do piano ao colocarem objetos no interior da caixa de ressonância ou modificarem o mecanismo. A um piano assim alterado chama-se piano preparado.

Não é possível num instrumento com teclado obter quintas, terças e oitavas todas “justas”. Exceto as oitavas, nenhum outro intervalo soa “puro” acusticamente, embora a impureza seja suficientemente fraca para ser tolerável pelo ouvido.

[e não me pergunte o que são quintas, terças e oitavas]
Há cerca de 30 afinadores de piano em atividade no Brasil.

3 Respostas

  1. Quintas, terças e oitavas são intervalos musicais do sistema tonal.
    Sendo as notas musicais sete: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
    Um intervalo de quinta, com base em Dó, seria:
    Dó e Sol
    Um intervalo de Terça, com base em Dó, seria:
    Dó e Mi
    E um intervalo de oitava, com base em Dó, seria:
    Dó e Dó, sendo este último depois do Si (uma oitava acima)

  2. david disse:

    Existem 7 notas musicais: do, re, mi, fa, sol, la e si… mantendo essa ordem, antes do dó vem si novamente e depois da nota si vem do, é como se fosse um círculo… terça é por exemplo, da nota Do para o Mi, ou da nota Re para Fa, isso se for na ordem ascendente se for descendente pode ser por exemplo, de Si para Sol ou de Re para Si… percebeu? é como aqueles joguinho que você anda de casa em casa… por aí você entende tambem a quinta ascendente, por exemplo de Do para Sol ou de Re para La e na ordem descendente de Sol para Do ou de La para Re… a oitava sempre vai cair na mesma nota por exemplo… oitava de do é do, (do,re,mi,fa,sol,la,si,do) oitava de re é re, (re,mi,fa,sol,la,si,do,re) cantar em uníssono é cantar a mesma nota podendo variar apenas em altura por exemplo Um casal cantando a mesma musica o homem canta numa altura menor que a mulher mas, ambos cantando a mesma melodia isso é canta em oitava uníssono.
    valeu!

  3. Letícia disse:

    Em um artigo que, supostamente, era para ser um esclarecimento de um determinado assunto, você aparece com um parágrafo inteiro totalmente incompreensível para leigos. E ainda acrescenta que não responderá o que são terças, quintas e oitavas.
    Concluindo. Para profissionais, o texto não acrescentou nada. Para leigos ele é inútil.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.