Dentes são ossos?

capa_dente

Os dentes são duros, brancos e cheios de cálcio, mas não são considerados ossos. Até mesmo quando se quebra um dente é diferente do ossos.

Os dentes são feitos de cálcio, fósforo e outros minerais, já os ossos contêm cálcio, fósforo, sódio e outros minerais, mas também têm muito colágeno.

E saiba que os ossos não são tão fortes quanto os dentes, que são a parte mais dura do corpo humano.

Os dentes são basicamente tecidos calcificados, chamados dentina, cobertos de esmalte que é duro e brilhante.

Já os ossos são cobertos de periósteo, uma membrana densa e lisa, com exceção da juntas de longos ossos que é preenchida por cartilagens. O periósteo contém osteoblastos, ou células que podem crescer células de osso para restaurá-lo. O esmalte do dente não tem esta capacidade de regeneração, quebrar um dente significa perdê-lo.

Outra diferença é que o tutano do osso produz células vermelhas e brancas do sangue e o dente não.

Apesar de dentro dos dentes parecer tutano, na verdade, é a polpa do dente, a parte onde contém os nervos, artérias e veias e quando quebrados a “dor são choques”.

A última diferença é que nossos dentes estão expostos, enquanto os ossos estão guardados embaixo de nossa pele. Os dois, no entanto, exigem muitos cuidados.

 

Fonte: Lifes Little Mysteries

Tags:, ,

One Response

  1. Jaqueline disse:

    Bem legal esse site, recomendei á sobrinha do meu marido, ela disse que a professora ensinou que os dentes são ossos, que absurdo, no meu tempo não era assim, o ensino era bem melhor, que bom que existe internet e esse site para salvar as nossas crianças!

    Grande beijo,

    Jaque Silva

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.