É possível sobreviver se o paraquedas não abrir?

capa_paraquedas

As chances de sobreviver a um acidente deste porte são mesmo mínimas.

No entanto, se um dia você estiver nesta situação, é possível ao menos tomar algumas medidas que talvez possam salvar a sua vida.

Em caso de salto individual: Manobre seu corpo para o local de pouso. Para deslocamentos horizontais, adote a posição “tábua”, com o corpo todo esticado e a cabeça apontando a direção desejada. Inclinando-se a cabeça para baixo, o ângulo da queda se torna mais agudo; para uma descida totalmente vertical, posicione-se de ponta-cabeça.

Se o salto for em grupo você ainda pode pedir ajuda, isso se o paraquedas principal e reserva falharem. Acene para um colega e aponte para seu paraquedas – sem demora, (pois quando fizer isso você já deve estar a menos de 750 metros do solo)

Ainda com a possibilidade de um salto em grupo a dica é ‘segurar firme’. Seu companheiro deve mergulhar na sua direção. Agarre-o fortemente. ( Lembre-se que, a essa altura, vocês estarão na velocidade máxima de queda livre – mais de 200 km/h).

Aguente o tranco: Segurar firme no amigo não basta. Entrelace seus braços nos arreios do macacão do colega. (Só este tranco poderá quebrar seus braços…)

Pouse como der: Assim que seu colega abrir o paraquedas, ele deve conduzir a queda enquanto você se segura. Tentem desviar de obstáculos como construções e fiação elétrica. Como o peso é grande e a distância do chão, curta – cerca de 150 metros – uma aterrissagem suave está fora de cogitação. Se houver água por perto, pousem lá. Após o pouso, seu companheiro terá de evitar a inundação do paraquedas.

A verdade é que, sem paraquedas, a chance de morrer é de aproximadamente 100%. Ainda assim, alguns terrenos podem – pelo menos em teoria – amortecer o impacto e, em casos extraordinários, evitar a morte. Exemplos: copas densas de árvores sobre um pântano, celeiros cheios de feno e encostas íngremes cobertas por neve fofa.

 

Fonte: Super Interessante

One Response

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.