Jovem Guarda

jovemguarda

Você sabia?

A música “As Flores do Jardim da Nossa Casa” foi composta por Roberto Carlos num quarto de hotel na Holanda, onde ele estava com o filho Segundinho que se submetia a um tratamento de glaucoma congênito. A música foi feita para o filho.

Quem pensou no nome “Beatles” foi John Lennon.
O cantor Fábio Júnior fez sucesso nos anos 70 com o nome de Mark Davis.

Jessé, que se destacou no MPB Shell da Globo com “Porto Solidão” era um cantor de sucesso nos anos 70 com o nome estrangeiro de Tony Stevens.

O compositor Zé Dantas, criador de grandes sucessos de Luiz Gonzaga, como “Cintura Fina”, “Acauã”, “Vozes da Seca” e outras, é natural de Carnaíba, sertão pernambucano e era médico. Zé Dantas conheceu Luiz Gonzaga no bairro do Pina, em Recife, e morreu em 1962, no Rio de Janeiro, onde trabalhava.

O primeiro disco gravado por Roberto Carlos foi um 78 rmp com duas músicas no estilo bossa-nova: “Fora de Tom” e “João e Maria”, compostas por Carlos Imperial. O disco foi gravado em agosto de 1959.

A cantora Angela Maria é batizada com o nome de Abelim Maria da Cunha e cantava numa igreja quando foi descoberta.

O programa Jovem Guarda, exibido pela TV Record, estreou no dia 22 de agosto de 1965, sob o comando de Roberto Carlos.

O cantor Raul Seixas era crooner do conjunto Os Panteras, de Salvador, na época da Jovem Guarda. O grupo chegou a acompanhar Jerry Adriane em alguns shows. Raul depois se tornou compositor e produtor da CBS. Até que resolveu gravar e fez sucesso com Ouro de Tolo.

O compositor Michael Sullivan fez grande sucesso no início da década de 70 cantando a música “My Life”. Sullivan também foi crooner do grupo Renato e seus Blue Caps (no disco Você Não Merecia) e dos Fevers (Guerra dos Sexos).

A primeira pessoa a falar na televisão, no Brasil, foi Lolita Rodrigues. Foi na estréia da TV Tupi, em 1950. Mas quem estava escalada para esse papel não era ela. Era Hebe Camargo, que adoeceu e teve que ser substituída por Lolita.

Roberto Carlos sofreu um acidente. Sua perna esquerda foi esmagada por um trem em Cachoeiro do Itapemirim e parte dela teve que ser amputada. Foi em 1947: ele tinha 6 anos de idade. Na música O Divã, ele conta um pouco desse trauma no trecho: “Me lembro bem da festa, o apito, e na multidão um grito, o sangue no linho branco, a paz de quem carregava nos seus braços quem chorava”.

O cantor Noite Ilustrada é batizado com o nome de Mário de Souza Marques Filho, que usa, por sinal, como compositor.

A cantora Núbia Lafayette também tem outro nome: Idenilde da Costa Araújo. Hoje mora em Maricá, no Rio de Janeiro e ainda faz shows pelo Brasil.

Jamelão é o apelido de José Bispo Clementino Santos, que hoje mora na Vila Isabel, no Rio.

Carlos Alberto, chamado de o Rei do Bolero na década de 60, é o nome artístico de Nuno Soares. Carlos Alberto mora hoje em Petrópolis e continua fazendo shows pelo Brasil.

O grupo Os Incríveis, que explodiu nos anos 60, era chamado, no início, de The Clevers.

No começo dos anos 60 (1962, 63), Erasmo Carlos, que viria a ser o Tremendão da Jovem Guarda, era crooner do grupo Renato e Seus Blue Caps.

Na Jovem Guarda, Erasmo Carlos era o Tremendão, Martinha era o Queijinho de Minas, Wanderléa era a Ternurinha, Roberto Carlos era o Brasa, Wanderley Cardoso era o Bom Rapaz, Rosimary era chamada de A Fada.

A primeira gravação de Luiz Gonzaga foi a instrumental “Vira e mexe”, em 1941, na RCA. Lua assinou seu primeiro contrato como instrumentista e era proibido de cantar. Seu primeiro sucesso como cantor foi “No meu Pé de Serra”.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.