Kinect ajuda japonês criar ‘lixeira inteligente’

Kinec-1t

Na área dos dispositivos inteligentes, uma empresa japonesa resolveu colocar a tecnologia em um aparelho inusitado, porém não comumente associado ao que há de mais evoluído nesta área: a lixeira. Utilizando a tecnologia do Kinect, os engenheiros da Modder FRP criaram a “Smart Trashbox”, que se movimenta e pega o lixo que você atira em qualquer direção.

O trabalho realizado pela lixeira pode parecer um pouco bobo, mas é impressionante. Ela reconhece o movimento de uma bolinha de papel, por exemplo, que acaba sendo um dos objetos mais atirados na direção de latas de lixo, e “corre” na direção dela, para pegá-la antes que ela caia no chão. Tudo isso é feito em apenas alguns segundos e utilizando uma tecnologia bem conhecida: os sensores de movimento do Kinect.

Demonstração mostra como funciona a lixeira inteligente

Um vídeo do projeto chegou a ser enviado para o YouTube e, até o momento, é um sucesso, com quase 80 mil visualizações em apenas quatro dias. Nele, os responsáveis mostram todo o conceito por trás do produto, a codificação utilizada (em japonês) e os testes utilizando controles de video-game para que sua lixeira pudesse se movimentar.

Ainda não há possíveis preços e datas de lançamento para o produto, sequer uma confirmação de que ele vai chegar até o consumidor final, mas de qualquer forma, a invenção é bem curiosa e interessante.

One Response

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.