Mídias CD-R e CD-RW – como funcionam?

saas

As mídias de CD

No mercado, existem dois tipos distintos de CD’s (mídias) com os quais é possível gravar dados e música: CD-R (Compact Disc Recordable) e CD-RW (Compact Disc Recordable Rewritable). O primeiro permite que dados sejam gravados num CD somente uma única vez, não sendo possível alterar ou apagar informações. O segundo permite gravar e regravar um CD, apagando e acrescentando dados novamente. O que causa a diferença entre estes tipos de CD’s é o material usado por eles. O CD-R usa um tipo material que quando queimado pelo laser do gravador de CD sofre uma transformação que não permite mais alterá-lo, deixando a mídia como um CD-ROM comum. Já o CD-RW usa um material do tipo phase-change (mudança de fase), que consiste numa espécie de partícula que sofre ação do laser do gravador para armazenar dados e depois pode sofrer outra ação para voltar ao estado original e permitir que informações sejam gravadas novamente. Abaixo, veja como são montados os CD-R’s e os CD-RW’s.

Mídia CD-R

As mídias de CD são constituídas por camadas. O material usado nelas é o que forma a cor da mídia (prateado, dourado, azul, verde, etc). No caso do CD-R são usadas, basicamente, cinco camadas:

Camada 1: superfície para proteção – camada usada para proteger os dados gravados, como uma espécie de “capa protetora”. Mídias muito baratas (baixa qualidade) nem sempre possuem essa material;

Camada 2: laqueamento – também tem a função de proteger os dados, ficando logo abaixo da camada de proteção e servindo de complemento a esta. Sendo assim, as mídias baratas também podem não ter esta camada;

Camada 3: camada reflexiva – como o nome indica, esta camada é responsável por refletir o raio laser emitido pelo canhão do aparelho gravador. De acordo com a intensidade do laser, a camada de gravação (explicada abaixo) sofre alterações que caracterizam a gravação de dados;

Camada 4: camada de gravação – o reflexo vindo da camada 3 queima esta parte formando alterações variáveis no material, o que constituem os dados armazenados na mídia;

Camada 5: base plástica – é uma camada de policarbonato, que forma a base para todo o CD. Com espessura de 1,2 mm, tal camada é a mais grossa e é constituída como uma espirial.
Mídia CD-RW

O CD-RW possui 6 camadas e substitui as camadas reflexivas e de gravação por um material capaz de alterar sua forma através de aplicação de calor, permitindo a regravação dos dados. Sua cor é um pouco mais escura que o prateado do CD comum:

Camada 1: superfície de proteção – tem a função de proteger os dados gravados;

Camada 2: laqueamento – também tem a função de proteger os dados, ficando logo abaixo da camada de proteção e servindo de complemento a esta;

Camada 3: camada dielétrica – reveste a camada de gravação (camada 4) eliminando o excesso de calor durante o processo de gravação;

Camada 4: camada de gravação – consiste num material que mistura prata, antimônio e telúrio. Através do calor emitido pelo canhão laser do aparelho gravador, os dados são registrados nesta camada. Numa determinada temperatura, esta camada volta ao seu estado normal. Através de uma temperatura baixa é que os aparelhos lêem os dados gravados;

Camada 5: camada dielétrica – idem à camada 3, com a diferença de ficar por baixo da camada de gravação;

Camada 6: base plástica – é uma camada de policarbonato, que forma a base para todo o CD. Com espessura de 1,2 mm, tal camada é a mais grossa e é constituída como uma espirial.

Observe a ilustração abaixo para entender melhor:
Capacidade e velocidade de gravação

As embalagens das mídias de CD-R e CD-RW geralmente possuem informações úteis mas que nem todo usuário sabe o que significa. Uma dessas informações pode estar assim: 650 MB/74min ou 700 MB/80 min. Isso quer dizer que o CD tem 650 (ou 700) MB de capacidade de armazenamento de dados e que se for usado para gravação de áudio, possui 74 (ou 80) minutos de capacidade.

No CD-R uma outra informação que aparece pode estar no formato 1X – 16X, que significa que o CD pode ser gravado em qualquer aparelho gravador que rode numa faixa de velocidade que vai de 1X a 16X. No caso do CD-RW, o primeiro X indica a velocidade de regravação, enquanto o segundo X indica a velocidade de gravação. Assim, se por exemplo a embalagem indica 4X-10X significa que a gravação é feita em 10X enquanto a regravação é feita em 4X. Um X equivale a 150 KB por segundo.

1- QUAL O MELHOR GRAVADOR ..?…
Existem excelentes gravadores mas os mais usados são YAMAHA, TEAC , PLEXTOR E MITSUBSHI Porque estes tem uma função que chama OVERSIZE com esta qualidade ele grava cds acimas 650mb (80mins) e veja se ele tem 8M de memória de buffers (isto ajuda á não perder discos) compre um que tenha estas qualidades.
OBS.: Procure no manual de seu gravador ou pela internet no Site do fabricante se você acha esta informação sobre função oversize . Ela é fundamental para gravações de Cds com travas.

2-QUAL O MELHOR DISCO ( MIDIA ) VIRGEM DE CDR ?
Existem marcas excelentes no mercado tipo TDK , RICOH , SONY , MITISUI etc..
Mas tem uns CDs chineses sem marcas que entram pelo Paraguai. Estes são um perigo.!.. O Banho de verniz que passam no acrilico e de péssima qualidade os CD vão ter pouco tempo de vida , Procure comprar CD de boa qualidade não veja preço, mas sim qualidade.

3- QUAL É A MELHOR MÍDIA? AZUL , VERDE OU DOURADA ?

Verdadeiramente não existe diferença para gravar. Você pode gravar em qualquer uma , mas tem uns drives de CDROM de Leitura que não aceita qualquer tipo de disco. É aí que os dourados são mais procurados ,mas nos CDROM mais novos não tem diferença. Agora para TOCA CD de carro é melhor os dourados… ou Silver (prateados) particularmente eu uso TDK azul , SONY verde , RICOH dourado e MITISUI dourado . o unico cd ruim que eu achei é que custa U$1.00 no paraguay e a caixa U$ .0.30 centavos não vale nada.. grava faltando arquivos , corta as musicas . tem uns CDs que até o gravador após feita a gravação não consegue ler o disco.

4-QUAL MELHOR PADRÃO DE GRAVADOR? SCSI OU IDE?
Quando for comprar um gravador, dê preferência para um gravador SCSI, pois eles são mais rápidos e seguros. Eles têm uma controladora própria, folga o processador e a sua tacha de transferência é maior. Os gravadores IDE são mais simples na sua instalação e costumam ser mais baratos , e acredito que tão logo estejam com a qualidade e velocidade dos drives SCSI.

5-QUERO GRAVAR MEUS LPS E FITAS CASSETES PARA CD COMO FAÇO?
Existe programas próprio para gravar musicas o mais simples chama SPINDCTOR da ADAPTEC ele tem um menu no qual entra o sinal da placa de som,ali você injeta qualquer fonte de áudio e salva em arquivos wav,ai voce trabalha no arquivo , ele próprio tira chiados de discos e fitas.
Todas placas de sons tem uma entrada de audio chamado AUDIO IN em esta entrada você conecta um plug STEREO , você pode jogar ai qualquer sinal baixo tipo , receiver , tocas disco , tocas fitas , walkman etc..
Trabalhe no audio com um bom programa de way ( o soft da CREATIVE é Otimo ) depois é só usar o SPINDCTOR PRASSI RIGHT PLUS ou CDWIZARD PRO . para gravar no CD. eles automaticamente transformam os arquivos WAV em TRACK. Para fazer suas coletânias de musica é só usar o WINDAC ele tira os TRACK do CD e passa para um diretório , ai você só seleciona as musicas preferidas e grava . mas lembre-sse que um CD cabe até 74min de musica.

6-QUERO COMEÇAR A PASSAR LPS ANTIGOS E FITAS CASSETE PARA OS CD O QUE PRECISO?
Um gravador SCSI da marca , YAMAHA , TEAC 55S ou PLEXTOR.
1- placa scsi 2940U
1- placa de som wav64 da creative se possivel
1- drive de cdrom i 24 ou 32X ( para evitar som com pulinhos use SCSI )
Os programas CDCREATOR de luxe ( não a versão Lite ) windac e cd-da extrator.
1- um bom toca fitas (tape dack ) , um toca discos um receiver com auxiliar.
1- cabo com 2 conector aux L R e um P2 stereo pequeno (tipo walkman)
1- na placa de som todas tem uma entrada chamada AUDIO IN coloque o plug P2 nesta entrada
depois coloque o conector L e R no receiver em OUT ( saida de som ) . Resumindo o som sai
do toca disco entra no receiver sai para a placa de som . Ai é que o soft de gravação recebe o sinal e salva em
arquivo WAV . Todos programas tem a função pause, aperte a tecla play no tapedeck e solte o pause no programa.

7-QUERO FAZER UMA COLETANEAS DE MUSICAS DE 5 CD QUERO TIRAR AS MELHORES MUSICAS E FAZER UM CD SÓ COMO FAÇO?
Use o Windac 1.41 ou CD-DA Extrator para tirar as músicas do CD, passe para um diretório no HD. Elas serão salvas em um arquivo .WAV. Coloque todas as que você selecionou. Aí você usao Prassi CD PLUS 1,5. Abra o explorer do Windows e abra o PRASSI. Use a opção audio CD Complilatioon. É só arrastar e soltar e depois clicar em Record. Pronto, os CDS ficam ótimos.

8-PORQUE GRAVO CD DE MUSICA E ELE FICA COM UMA PARADINHA DE 2 SEGS DE MUSICA EM MUSICA?
Procure gravar os discos de música em DISC .AT .ONCE.
OBS.: Existem programas e gravadores que não gravam em D.A.C só gravam em TRACK .AT .ONCE. Alguns gravadores IDE só gravam em T.A.C

9-MEU GRAVADOR NÃO GRAVA DISCO ACIMA DE 650MB PORQUE?
Existem uns arquivos de jogos que chamam raw mode 2332, que na verdade eles são meio gordos.
Ex: um arquivo mostra 700mb mas na verdade ele tem 620mb. É o sistema (proteção) que ele foi gravado que mostra à mais, daí você usa o programa certo, tipo cdrwin ou nero3070 oversize, que copia estes arquivos em qualquer gravador.

10-MAS TEM PROGRAMAS COM 690MB QUE ELE NÃO COPIA. PORQUE ?
Neste caso o disco foi montado industrial (tipo Saraiva). Eles conseguem colocar até 692MB em um cd.
Neste caso ele tem mesmo 692mb e não são arquivos inchados. Para voce copiar voce tem que ter um gravador compatível com oversize que é o YAMAHA, TEAC e PLEXTOR. Eles gravam até 80min.
Mas lembre-se: para gravar um cd de 80min voce tem que ter um cd que caiba 80m e um soft próprio.
Para gravar estes programas tem que ser NERO3070 , CDRWIN OU CDWIZARD PRÓ , e a mídia (disco) se voce não encontrar no Brasil mídia de 80min (703 MB) você pode usar estes CDs que dão mais um pouco que 74min: o RICOH, TDK Azul e Samsung (eles chegam até 79min).

11- MAS EU TENHO UM HP E UM SONY etc.. E FAÇO GRAVAÇÃO DE CD COM ATÉ 730MB. PORQUE?
Na verdade existe um modo de gravação chamado RAW e SCRAMBED que fazem os programas engordarem. Ex : um jogo tem 720MB, os programas normais de gravação não conseguem copiar este arquivos porque eles estão inchados mas os software nero, cdwizard e cdrwin copiam eles.
Na verdade eles tem entre 600MB a 650MB, e os programas feitos para gravar jogos tipo raw e scrambed cd+g mixer etc… conseguem copiar estes arquivos. Resumindo, aparece 720MB mas não tem isto tudo de tamanho.
É só para enganar os programas de gravações normais.
Agora o cd que tem 80min (703MB) de dados, se colocar, encher ele de arquivos em mode raw/scrambed,
vai aparecer 800MB.!!!!! Já imaginou ?? Lembre-se: um cd com 74M/ 650MB cabe 730MB de raw/scrambed .

12- CUIDADO !! NÃO TENTE USAR GRAVADORES QUE NÃO TENHAM A FUNÇÃO OVERSIZE ( ACEITA GRAVAR CD ATÉ 80MIN ) PARA GRAVAR OS DISCO COM 692MB REAL EX ; DISCOS DA SARAIVA L .I .S . 727.240.506 MB , 355.240 SECTORES NÃO ESTAMOS FALANDO DE ARQUIVOS DE JOGOS RAW / SCRAMBED MIXED 2332 QUE MOSTRAM 700MB OU 730MB , MAS NÃO TEM ESTE TAMANHO TODO , É APENAS PROTEÇÃO. SE VOCE TENTAR GRAVAR COM CERTEZA VAI DANIFICAR O GRAVADOR. GRAVADORES TIPOS HP , SONY , PANASONIC / COMPRO , MITSUMY , MEMOREX ETC.. POR LIMITAÇAO DE HARDWARE OU FIRMWARE NÃO ACEITAM OVERSIZE. DE UMA OLHADA AQUI OverSize- CD-R’s

RESPOSTA :
Sim. Existem vários: NERO, CDRWIN , DAO e CDWIZARD PRÓ 4.5. OBS ;; eles só gravam na velocidade de 1X tanto para ler e gravar tem que ser 1X não importa o software ou o gravador que você usa . Habilite a função IGNORE ERROR para leituras. Não se esqueça que demora +/- 74min ; para gravar um unico disco.

RESPOSTA :
Não existe jogos com este tamanho , o CD tem um limite no maximo de 703MBou 80min de musica . Isto é um meio de proteção de disco. eles mexem nos setores do cdem aspiral e com isto consegue enganar os drives de leituras. Mas é só você usar programa certo tipo CDWIZARD PRÓ , NERO ou CDRWIN você conseguira copia-los..

15-QUANTOS PROGRAMAS DE GRAVAR POSSO INSTALAR NA MINHA HD ?
Evite misturar programas. Eles costumam travar a máquina. Use no máximo 2. Se você tiver mais experiência para manusear arquivos, tente mais. Boa sorte, antes faça uma cópia dos arquivos de registro do win95/98. USE O E.R.U DA MICROSOFT. depois de instalado qualquer soft novo , reset a maquina para as novas DLL começarerem à atuarem.

16- QUAL A MELHOR MÍDIA ? TODO MUNDO ESCOLHE A DOURADA PORQUE ?
O disco de cd dourado é mais seguro, não na cópia, mas para ser lido nos drivers de cdrom mais antigos.
Alguns laser não conseguem trabalhar com mídia azul ou verde. Mas todas são boas, ruins sãoalguns CDROM.

17-TEM ALGUNS CDS QUE EU GRAVO QUE NÃO CONSIGO INSTALAR NO MICRO DO MEU AMIGO. PORQUE?
Existe 02 meios de gravar CD: single ou multissessão. Antigamente você colocava 100MB no disco e perdia 550MB porque ele fechava a sessão, daí inventaram um meio de gravar que você grava um pouco,ex.: 100MB e depois grava o restante , mais 200MB aí mais 200MB, assim em diante até dar 650MB. Só que tem alguns drives de má qualidade que não lê CD multissessão e também os antigos 2x ou 4x . Daí é que você pensa que foi a gravação, mas não tem nada a ver, porque é o fato do leitor CDROM não ser compatível com sistema de gravação em várias sessões. que causa o erro de leitura.não se esqueça para ler em qualquer drive tanto antigo como novos você tem que fechar a sessão uma um vez fechado a sessão não é possivel gravar mais nada no disco de cdr.

18-QUAL EQUIPAMENTO ( MICRO ) DEVO COMPRAR PARA GRAVAR CD?
Voce deve ter um micro no mínimo ;
1 -Pentium 133MHZ com 32 de ram,
1- HD padrão ATA IDE ou SCSI.
1- gravador scsi ou ide 4×8 (os 2×6 são um pouco lento).
OBS.: Lembrando que para se usar o grvador ou HD scsi você tem que ter a placa scsi.

19-PORQUE PERDEMOS TANTO DISCO PARA APRENDER A GRAVAR?
O micro tem que estar em perfeita condições: memória , placa mãe e processador.
Se tiver algum problema ele trava, daí você perde o disco. Siga esta regras:
– PASSE O SCANDISK SEMANALMENTE OU O SPEED DO NORTON (É MELHOR).
– NÃO USE PROTETOR DE TELA NUNCA !
– NÃO USE ANTIVÍRUS PERMANENTE NA MEMÓRIA. DESATIVE PARA GRAVAR.
– FAÇA A ATUALIZAÇÃO DO ARQUIVO WINASP NO SITE DA ADAPTEC.

20- O QUE É BIOS/ ATUALIZACAO DE FIRMWARE?
Os gravadores tem um programa interno fica dentro de um chip
chamado bios flash Regravavel. a medida que descobrem defeitos e
incompatibilidades com soft eles corrige e você pode atualizar seu gravador
através de um soft próprio para isto. baixe o programa de site do seu
gravador da internet . procure versão mais nova que você usa.
Aqui estão as versões de bios de gravadores ( Cuidado !.. se você não tem muita esperiência com micro a atualização é meio critica , leia atentamente o txt ou doc que acompanham os arquivos , peça para alguem traduzir para você se estiver em inglês
Veja aqui, procure a firmware do seu gravador ATUALIZAÇÃO DE BIOS DE CDR/CDRW

21-QUAL A DIFERENCA DO CD NORMAL CDR PARA O CDRW REGRAVÁVEL?
O material usado no cdrw pode ser derretido com o calor do laser várias vezes e fica todo liso para poder receber dados de novo. ( existe um limite que os fabricantes dizem ,+ /- 1000 vezes :)

22- O QUE É ERRO DE buffer underruns?
Quando você perde um cd por falta de buffer (memória do gravador), entenda assim : quando o gravador começa a queimar um disco cdr ele não pode parar. Ele tem uma seqüência, se parar, ele perde o disco e se por algum motivo faltar dados em sua área de buffer ( 1Mb ou 2Mb ) ele pára de gravar. Daí vem esta mensagem triste…error buf.. e consequentemente a perda do disco.

23- O QUE CAUSA O ERRO buffer underruns?
Descanso de telas, antivírus ativo, programas agendados para uso em determinado horário, micro com pouca memória , problemas de hardware. Procure passar o scandisk ou norton defrag uma vez por semana.
Atualize os arquivos winasp do windows pela Internet.

24- TENHO PERDIDO MUITOS DISCOS QUERO SABER SE ESTES CDS TEM RECUPERAÇÃO OU JOGO FORA?
Já existe gravadores com a função de RECOVERY TRACK Ex ;Yamaha ou Plextor mas o soft de gravação tem que ter esta função também para habilitar . O unico que eu conheço que faz recuperação de disco é o CDWIZARD VOB 4.5 PRÓ ou GOLD .

25- QUAL O MELHOR SOFT PARA GRAVAR CD DE MUSICA ?
Eu uso o discjuggler ele é otimo para musica nunca perdi um disco com ele. não da nenhum tipo de barulho na gravação.

26- MEU GRAVADOR GRAVA NORMAL , MAS NO FINAL ELE NÃO FECHA SESSÃO. DÁ UM ERRO. PORQUE?
Isto pode ser um conflito de arquivos. Baixe na página da ADAPTEC os arquivos atualizados o pacote chama WINASP, pegue eles aqui : www.adaptec.com . Os soft antigos de gravação tem muito estes problemas. tire o soft de gravação e reinstale tudo de novo. caso não resolva pode ser problema de hardware tanto do gravador ou do micro..procure instalar o gravador em outra maquina para ver se o problema continua ou é resolvido .

27- EXISTE UM DVD REGRAVÁVEL ?
Sim, já existe. Grava até 4.8g da PIOONER , mas é muito crítico ainda, porque sua velocidade de gravação é igual a um cdr normal. Com isto, ele fica para gravar um cd de 4.8G até 4 horas.
O risco de perder aumenta muito, pois o micro fica este tempo todo gravando.

28- QUERO COMPRAR / COMPREI UM GRAVADOR DA PHILIPS OU PIONNER DE MESA (NÃO PRECISA DE MICRO). ELE GRAVA DISCOS CDR NORMAL E CDRW ?
Não. Para dificultar a pirataria as indústrias criaram um meio dele só usar um tipo de disco com um selo especial chamado DIGITAL AUDIO DISC que tem um custo elevado (U$10 ) e o RW custa até U$25.00
para inviabilizar a cópia para obter lucros. Quando você coloca um cdr neste aparelho ele escreve : NO DISC.

29- É POSSIVEL COPIAR DISCOS DE DIGITAL AUDIO EM GRAVADORES DE CDR ? COMO FAZER?
Sim. Tem um programa que copia. Chama cdwizard pro ou gold, que faz o gravador ler este disco e fazer as cópias.

30- QUAL O EQUIPAMENTO SONHADO PELOS GRAVADORES DE CD?
GRAVADOR YAMAHA , TEAC 55S OU PLEXTOR
PLACA ADAPTEC SCSI 2940 ULTRA WIDE
CDROM SCSI PLEXTOR OU TEAC 32X
SOFTWARE TIPO: NERO ,CDWIZARD ,CDRWIN E PRASSI.
MICRO PENTIUM II 300 MHZ , 64 RAM E HD SCSI
PLACA MÃE ASUS , SOYO OU LEGEND QDI.

31-PORQUE FAÇO UMA GRAVAÇÃO DE UM DISCO COMPLETO MAS NO SEGUNDO, DÁ PROBLEMA?
Alguns gravadores não aguentam gravar 02 discos em seguida. Eles esquentam. Você tem que desligar o micro para esperar uns 3 á 5 min para gravar o segundo, devido ao calor gerado por ele. Panasonic tem um ventilador otimo para evitar este problema.

32-COMO FAÇO PARA COPIAR DISQUETES DE 1.44 TRAVADOS COM PROTEÇÃO TIPO : BARSA , AURÉLIO , GAS .ETC?
Existe um programa russo chamado FDA floppy disk analyser, que grava qualquer disquete de 1.44 com proteção.

33- COMO EU USO O FDA?
O FDA é um programa muito crítico (chato) de se obter e usar. Mas vamos lá.
Antes leia estas regras :
– Em todo processo de cópia, só use disco novo. Ele não funciona com disco usado.
– Ele só funciona em modo msdos. Aperte F8 e entre em DOS.
– Tem algumas marcas de drive que ele não funciona , já testei com nec, panasonic e sony O.K .
Vamos lá :
1- Pegue um disco novo e faça o ajuste de drive, ele fica 25 segundos fazendo. Lembre-se tem que ser disco novo. Ele vai gerar uns arquivos no diretório. Não apague. Ali tem os dados de seu drive, tipo velocidade, alinhamento etc..
2- Chame o programa e entre analizer e read. Coloque na tela um diretório que você quer que ele salve o arquivo, tipo ex.: c:\gera\barsa. No número 42 coloque 82. Pronto. Dê enter. Ele vai ler o disco todo. o.k. Saia e reset o micro.
3- Entre em diretório open, coloque o nome do diretório que ele tinha salvado ex.: c:\gera\barsa.
Agora entre no programa e coloque format e write. Pronto. Ele vai ler o arquivo para memória e começar a gravar. Quando terminar? só alegria. Teste o disco antes de festejar..!
Se der errado não desanime, pois eu tentei 17 vezes até conseguir. Depois que peguei a mão, beleza.
Obs : não se esqueça que ele não grava em disco velho, só em disco novo.

34-QUERO TRANSFORMAR MEUS CDS DE MÚSICAS TODOS EM MP3 COM FAÇO ?
Use o MM Julebox 2,50 o melhor ! Passe seu CD para WAV ou MP3 em tempo real. Você pode encher um CD de MP3, a pegar ele para passar para WAV. Depois você usa o CD Wizear Pró para gravar MP3 em CD.

35- JA ME FALARAM UM VEZ QUE O GRAVADOR DE MARCA HP É UM PHILIPS. COMO PODE SER?
Na verdade isto existe muito na informatica.. Na produção de hardware as empresas produzem gravadores em regime O.E.M ( compra de fabricantes e revende) devido a linha de produção de um produto se tornar muito cara tipo ; maquinarios ,despezas com funcionarios , bancadas ,barracões e desenvolvimentos do produtos ,muitas vezes
é melhor comprar o produto ja pronto e por sua marca em cima deste produto .
Ex : HP = PHILIPS
TEAC = MITSUBISHI , SMART&FRIAND
YAMAHA = TRAXDATA , SMART&FRIAND ,
PANASONIC = COMPRO , CREATIVE , PLASMON ETC..
OBS.: Um amigo foi á Miami e procurou marcas de gravadores bons e conhecido , um vendedor lhe ofereceu um TEAC 55S no preço de US$ 410.00 , e ele se assustou Falou esta marca eu não conheço ! Ai acabou comprando um Mitsubishi por US$ 550.00porque conhecia a marca , comentou que era igual a marca de sua TV. acabou comprando .Chegando ao Hotel ele abriu a caixa e viu a etiqueta em cima com o nome TEAC !.. conclusão era o mesmo TEAC mas 130.00 doláres mais caro !

4 Respostas

  1. JOÂO disse:

    Preciso saber a composição quimica a durabilidade e o melhor uso para midia de CD AZUL,AMARELA,VERMELHAE E PRETA?

  2. Eremeeff disse:

    Hi,
    Super post, Need to mark it on Digg

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.