O Significado das Alianças

O-Significado-das

Mas antes de mais nada, afinal, o que é o casamento?? No dicionário encontramos casamento como: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial.

Mas sabemos que o casamento é muito mais do que isso! É um pacto, uma aliança entre um casal que se ama e que se propõe a uma vida em comum dentro de certas regras e valores.

A aliança é nada mais nada menos do que a representação material desse pacto.

Aliança: ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento; aliar: unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se.
Nos dias de hoje, existe uma imensa gama de tipos de alianças: finas, largas, modernas, tradicionais, entre outras. Mas o que importa em todas elas é que todas têm o mesmo significado.

PRINCIPAIS BODAS
Cada ano vivido pelo casal é chamado de bodas. Seu significado é reavivar o compromisso de amor e de companheirismo efetuado a dois no ato do casamento.

Anos

Bodas

Anos

Bodas

Anos

Bodas

01

Algodão

09

Opala

45

Platina

02

Papel

10

Safira

50

Ouro

03

Couro

15

Cristal

55

Ametista

04

Seda

20

Porcelana

60

Jade

05

Turmalina

25

Prata

65

Ferro

06

Jacarandá

30

Pérola

70

Vinho

07

Madeira

35

Rutilo

75

Diamante

08

Couro

40

Rubi

80

Nogueira

** Existem três delas que se destacam e que são comemoradas pelo casal e familiares:
· 25 anos – geralmente se faz uma missa para comemorar e coloca-se um fio de prata ao redor das alianças.
· 50 anos – duas alianças conjugadas, com diamante.
· 75 anos – coloca-se diamantes ao redor das alianças ou em uma parte das mesmas, de acordo com a disponibilidade econômica do casal.

Portanto, nada melhor do que uma linda aliança para representar esses laços e sentimentos que andam tão esquecidos pelos homens! Ao escolher uma aliança, lembre-se sempre de seu verdadeiro significado…

Pois já disse Exupéry em “O pequeno príncipe”:
“- Vamos ser amigos? Pergunta o príncipe à raposa.
– Eu não posso, não me cativaste ainda!
– Que é cativar?
– É uma coisa muito esquecida pelos homens… Significa criar laços… Tu não és para mim senão um garoto igual a cem mil outros. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens de mim. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Seremos um para o outro únicos no mundo…
– Não tenho muito tempo…
– A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!!
E então ele a cativou…
E voltou à raposa : – Eu preciso ir… Adeus!
– Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo: Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. Foi o tempo que perdeste comigo que me fez tão importante para ti. Os homens esqueceram essa verdade… Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas.”

2 Respostas

  1. Mauricio Po disse:

    Sim… a aliança é um “simbolo” de comprometimento entre o casal. Mas a origem é bem interessante.
    Seu uso (da aliança) é datado da época medieval, onde acreditavam que pelo dedo anelar da mão esquerda, passava uma veia que era ligada diretamente ao coração. Acreditavam que a compressão dessa veia manteria o “amor” por uma unica pessoa. Dessa forma o casal não se interessaria por outra pessoa, mantendo-os juntos. Era uma pratica para “segurar” o amor e o relacionamento.
    Hoje muitas pessoas ainda acreditam que a aliança ainda sirva para “segurar” uma pessoa e mostrar aos outros que é casada(o) evitando dessa forma que pessoas do sexo oposto se aproximem com outras intenções.

    Interessante não é ?

    Parabens pelo blog!

    Grande Abraço,

    Mauricio Po

  2. sergio firmo disse:

    bom dia senhores gostaria de saber e ver modelos de alianças para comemorar 17 anos de casamento, desde já fico grato a sua atenção dispensada nisso .tenham um excelente fim de semana a todos

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.