Como é Feito o Papel Alumínio

capa_papelaluminio

Ele está presente em praticamente 100% dos lares no mundo inteiro. Faz parte do nosso dia a dia a utilização do papel alumínio, tanto para aquecer no forno quanto para guardar um alimento no refrigerador.

O que não imaginamos é que essa folha de alumínio tão fino quanto uma folha de papel foi fabricada a partir de um bloco de puro alumínio sólido.

O processo de fabricação consiste no derretimento desses blocos em fornalhas imensas de gás natural operando a 750°C. Durante esse processo, o alumínio derretido passa por alguns processos de drenagem para purificação do material e é resfriado novamente em lingotes que medem 4,4 m de comprimento, 1,4 m de largura e 45 cm de espessura pesando 7,5 toneladas.

Essas peças são levadas para máquinas com esteiras que as levarão aos vários processos para o desbastamento do lingote. O bloco de alumínio começa a ser “esmagado” por cilindros de frisagem em temperaturas altíssimas (cerca de 460 e 540°C).

Esse lingote que inicialmente tinha a espessura de 45 cm começa a ficar cada vez mais fino com as inúmeras passadas pela máquina de frisagem a quente.

Quando a placa chega aos 5 mm de espessura, ela é enrolada em si mesma formando um enorme rolo de alumínio para que possa ser levada ao processo de frisagem rolante a frio para que sua espessura diminua ainda mais.

Outras máquinas gigantes processam esse rolo fazendo com que ele chegue à espessura ideal para venda ao cliente final que é de 0,5 mm.

Nessa fase são cortadas na largura do rolinho que compramos no supermercado e está pronto para ser embalado e comercializado.

2 Respostas

  1. Aparecida D'Angelo disse:

    Apesar de achar interessante a matéria não desfez minha curiosidade.
    O que gostaria de saber é o porque do papel alumínio ficar bem escuro depois de ser aberto.

    Obrigado.

  2. Kelly disse:

    O papel alumínio escurece depois de aberto porque ele sofre o processo de oxidação devido a umidade relativa do ar.
    Neste caso deve ser descartado.
    Para evitar este processo, sugerimos manter a embalagem do papel bem fechada e nunca manuseá-lo com as mãos moalhadas e evitar que o rolo tenha contato direto com a água.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.