Por que a maioria das pessoas é destra?

destro

Esse enigma intriga os cientistas que pesquisam as reações neurológicas. Pode-se dizer que ser canhoto ou destro é uma opção de cada ser humano. Basta que ele desenvolva as habilidades motoras do melhor lado que lhe convier. Porém, essa explicação não é suficiente para deixar claro por que cerca de 70% a 90% das pessoas no mundo usam mais a mão direita para as funções específicas.

Em análise de comportamento, psicólogos podem dizer que os destros são maioria por questão de imitação. Uma criança desenvolve suas habilidades motoras imitando as pessoas que são sua referência. Assim, os destros foram se aumentando. Porém, como explicar quando há um canhoto cercado por uma família inteiramente destra?

Alguns pesquisadores acreditam que uma série de fatores genéticos combinados, questões hereditárias e culturais definem a opção.

Foi percebido que em alguns animais, como gatos e chimpanzés, a média é de 50%. Ou seja, as habilidades estão divididas.

O mais importante é salientar que definir-se como destro ou canhoto é muito importante para o cotidiano da pessoa em desenvolvimento, independentemente do motivo da escolha. Se tentássemos sempre praticar todas as atividades em igual perfeição com as duas partes, perderíamos muito tempo para desenvolver essa habilidade.

8 Respostas

  1. Tarek Vilela disse:

    Viviany, você está totalmente errada!
    D=genótipo de destro, Dd= destro, dd=canhoto
    Sua mãe é destra então ela é Dd porque você é canhota, e seu pai também, e por sorte ou azar você saiu dd! Você tinha 50% de chances de ser destra e 50% de ser canhota.
    Cai na real eu só tenho 13 anos e sei mais que muitos trouxas por aí!!!

  2. luis disse:

    Tarek Vilela, a genética por sí só não explica tudo.
    Cuidado com o que é ensinado nas escolas. Acreditar que estas informações são as únicas que respondem certos questões, é limitar o campo das possibilidades, bloquear o campo de visão, iludir-se, ser iludido, e tudo acontece de forma tão sutil que ninguém percebe.
    Talvez um dia você entenda do que estou falando.

  3. Thiago disse:

    Muito Bom Luis .. Muito bom!!

  4. Jonas disse:

    Eu acho que a maioria das pessoas é destra por um simples motivo.
    Como citado acima, as pessoas só precisam treinar para aprender a escrever é por esse motivo que a grande maioria é destra.

    Nascemos sem ao menos saber o que é um lápiz, a primeira vez que vamos escrever com um, nossos pais nos ensinam que se pega com a mão direita e é por isso que a maioria é destra.

  5. pedro disse:

    ao nosso amigo Luis ai de cima do dia 10/10/2011… é muito profundo, mas é exatamente isso meu caro amigo, e a maneira sutil com que acontece é proposital, sabemos.

  6. thelma Pereira disse:

    Discordo plenamente que a pessoa é destra por opção, pois nunca aceitei ser destra e bem que tentei não ser.. mas genética é genética!! Acho também, que o estudo deveria ser mais frofundo!! Ah!! Vocês não tem idéia de como é chato, cômodo ser destra!!

  7. larissa disse:

    meu tio ele escreve centado canhoto e enpe destro estranho né

  8. R. Santana disse:

    Opa galera, bleza?

    Sou estudante de biologia e gosto mt dessa área de genética, o grande erro dessas escolas é dizer que aquele característica menos presente na sociedade é gene recessivo (ex:d).

    Nem sempre é assim, o maior exemplo, é o lóbo( a pelezinha que furam com o brinco) da nossa orelha, q só se manifesta em recessividade ( ou seja dd ), pessoas com gene dominante não tem o lóbo da orelha( ou seja Dd ou DD)

    E em questão do ser canhoto ou não, está relacionado a qual parte do seu cérebro é mais ativa, pois cada lado do corpo depende exclusivamente de um hemisfério de cérebro, e por isso tbm, q pessoas com derrame cerebral ou AVC, perdem movimento apenas de um lado do corpo.

    Espero ter ajudado, Valeu galerinha, abraços

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.