Monitores LCD

Monitor-LCD

A cada dia que passa mais e mais pessoas e empresas estão adquirindo monitores LCD para seu uso dia-a-dia. acredita-se que os monitores de LCD, ou também chamados como monitores de cristal liquido, irão dominar totalmente este mercado.

A tecnologia de cristal Liquido nos monitores de LCD não é novidade no mundo da informática. Diversos relógios e displays ja adotam essa tecnologia há anos. Atualmente os celulares e as câmeras digitais vêm explorando muito as vantagens desse material.
Vejamos abaixo algumas das principais características desse tipo de monitor:

  • não existe a necessidade de uso de um tubo para produção das imagens, gerando dessa forma, dentre outros benefícios, uma grande redução do tamanho do monitor;
  • em seu interior existe uma série de filtros, que trabalham com o intuito de direcionar a luz polarizada que é produzida em seu interior;
  • Entre esses filtros existem as moléculas de cristal líquido que permitem orientar a luz por toda a superfície da tela;
  • A luz produzida em seu interior, com o objetivo de gerar as imagens, é geralmente formada por um conjunto de lâmpadas fluorescentes, com uma duração de 20 mil a 50 mil horas em média. Vale lembrar que alguns monitores usam leds em vez de lâmpadas em seu interior;
  • O consumo de eletricidade pelos monitores LCD é menor em relação aos tradicionais de CRT;
  • Atualmente praticamente todos os monitores de cristal líquido são de matriz ativa, caracterizando que em seu interior existem transistores especiais, que permitem o uso de altas resoluções de vídeo ou seja, melhor qualidade final;
  • Praticamente a maioria do seu uso encontra-se ainda exclusivo para equipamentos portáteis, como os aparelhos celulares. Suas desvantagens estão no tempo de resposta (mais lento que a matriz ativa) e na qualidade, pois pode perder um pouco de foco no caso de grandes monitores.

Ao adquirir um monitor de LCD, alguns pontos são recomendados de serem analisados entre eles:

1. Fatores adicionais: assim como nos monitores CRT, neste tipo de monitor também vale a pena analisar os valores apresentados na frequênciade trabalho (pelo menos 60 Hz), Dot Pitch* (ao menos de 0,28 mm, *veja o significado de Dot Pitch no final desta materia) e a resolução (800×600 é o minimo, mas o ideal seria 1024×768).

2. Polegadas: por ocuparem menor espaço nas mesas de trabalho, algumas pessoas aproveitam e compram monitores LCD com um tamanho maior que o tradicional de 15 polegadas, adotando modelos de 17, 19 e 21 polegadas. Vale lembrar que o tamanho da tela influencia tambem na resolução, oferecendo assim ao usuario final resoluções ainda maiores, como a de 1920 x 1200.

3. Tempo de resposta: um monitor de LCD leva milésimos de segundos para exibir e reexibir as imagens na tela. Para aquelas pessoas que desejam adotar esse tipo de monitor para jogar, o recomendado é que a taxa seja a menor possivel. O minímo recomendavel é que esse valor seja de 15 a 12 ms.

4. Contraste: O contraste nada mais é do que a diferença entre o preto mais escuro possivel e o branco mais intenso. Seu valor é recomendado é que seja 400:1, no minímo. Quanto maior esse valor, melhor para o usuario final, pois isso significa que o monitor consegue apresentar uma maior quantidade de cores diferentes na tela.

5. Brilho: para medir o brilho, ou melhor, sua intensidade, utiliza-se um padrão denominados candela. Essa informação define a capacidade que nosso olho humano terá para absorver a luz. Recomenda-se que os monitores de LCD tenham ao menos 250 cd/m2.

6. Ângulo de visão: no passado esse era um dos grandes problemas dos monitores de LCD. Ao fica um pouco de lado, o monitor costumava ficar quase sem visão do que era apresentado. Hoje em dia esse ângulo vem aumentando muito. Recomenda-se que o ângulo horizontal seja ao menos de 140 graus e o vertical de 125 graus.

7. Analógico ou Digital:
Costuma-se dizer que tudo que é digital é melhor. Uma das grandes diferenças entre os monitores LCD analógicos e os digitais está nas conexões. Os monitores digitais apresentam novos padrões, como a chamada entrada DVI, que permite uma mlhor qualidade de imagem, além de outros padrões como o S-video.

Glossário:
Dot Pitch: O espaçamento que existe entre um pixel e outro é chamado de Dot Pitch e quanto menor o espaçamento, maior será a resolução da imagem, por conseguência teremos mais pontos na tela.

Fonte/Vejam tambem:
Constituição LCD, Vantagens desvantagens, LCD x Plasma
Como escolher um monitor LCD para o PC.

One Response

  1. Vozes disse:

    legal , intessante eu ja tenho meu monitor de lcd

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.