Tremor de terra atinge São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro

uc4l0ffl

Tremor foi sentido em vários pontos do estado no final da noite desta terça-feira (22).
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar registraram chamadas sobre incidente.

Um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter foi sentido no final da noite desta terça-feira (22) em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) o tremor ocorreu a 270 km de São Paulo, às 21h e durou cerca de cinco segundos. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico.

Entenda como ocorrem os tremores

014490676-ex00.jpg

clique para ampliar

Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório da UnB, essa região tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

O tremor foi sentido em vários pontos da capital paulista e de cidades do interior e do litoral. Sand acredita que as cidades de São Vicente, a 74 km de SP, e São José dos Campos, a 91 km da capital paulista, também tenham sentido os efeitos do tremor.

No Paraná, o tremor foi sentido em Curitiba e em São José dos Pinhais. Não há registros de danos em imóveis e nem feridos.

No Rio de Janeiro, a Defesa Civil informou que recebeu chamados de tremor de terra em vários pontos do estado. Segundo o órgão, foram registrados casos em Vila da Penha, Brás de Pina, Ilha do Governador, no subúrbio do Rio, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Em Jacarepaguá, moradores disseram que sentiram os tremores de terra por cerca de dois segundos. A Defesa Civil enviou técnicos para a região do Largo do Bicão para analisar os chamados. Não há registros de estragos.

A Defesa Civil de Angra dos Reis, na Região Sul Fluminense, informou que, por volta das 21h, houve um tremor que durou poucos segundos em alguns bairros do município. De acordo com o órgão, também não há registros de estragos.

Segundo Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), informações do Serviço de Geologia dos Estados Unidos confirmam que o tremor de terra sentido em São Paulo teve 5,2 graus na escala Ritcher e o epicentro ocorreu no litoral paulista.

O Corpo de Bombeiros da cidade de São Paulo informou que sentiu o tremor no prédio da corporação. Segundo os bombeiros, várias ligações de diversos pontos da cidade foram registradas sobre o tremor. A Polícia Militar informou que recebeu várias ligações da região de Santana, Cerqueira César, Avenida Paulista e Aeroporto, com relatos de pessoas que sentiram os prédios nos quais estavam tremer.

Interior
Moradores das cidades de Santos, Peruíbe, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Paranapicaba e Limeira, todas no interior de SP, também sentiram o fenômeno. Segundo a PM, em Mogi das Cruzes, dois edifícios ficaram trincados por causa dos tremores. O Corpo de Bombeiros está no local está e vai avaliar a necessidade de esvaziar os prédios.

Os bombeiros de São Vicente informaram, às 22h31, que tinham registrado vários telefonemas referentes ao tremor, mas nenhum problema na cidade.

6 Respostas

  1. JULIANA disse:

    Adorei a reportagem,mas vcs poderiam me explicar melhor cm e porque acontecem os tremores,bjaooooooo

  2. Jordania Esther disse:

    “poque nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres e terremotos num lugar após outro.” (Mat.24:7) essas palavras foram registradas por Jesus qndo os seus dicípulos o perguntaram quando seria o “sinal da presença de Cristo” ou “últimos dias”.
    todas as coisas que acontecem hj, saõ coisas que a bíblia diz que iria a contecer. imagine a exatidão!! foi escrita a milhares de anos e tem um valor signficativo pra nossos dia. Essa é a única axplicação lógica pra td o que a contece hj.

  3. evelyn disse:

    foi muito estranho esse tremor

  4. lucas disse:

    legallllllllllllllllllllllll xD

  5. cainã disse:

    esse tremor foi estranho pq disse q no brasil ñ a tremores.vai sabe né não

  6. cainã disse:

    esse tremor foi estranho pq disse q no brasil ñ a tremores.vai sabe né?

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.