Bangladesh e Flórida podem desaparecer do mapa até 2100, segundo estudo

capa_aquecimento

Muito se fala sobre o aquecimento global, mas são os estudos que comprovam que ele é real e está mais perto do que podemos imaginar.

Um estudo do Instituto Potsdam de Pesquisa sobre Impacto no Clima (IPCC) concluiu que o nível do mar poderá subir aproximadamente 2,3 metros a cada grau centígrado de aumento da temperatura do planeta.

Mas a pior parte da notícia ainda não é essa: Ainda de acordo com o estudo, o mar permanecerá elevado por séculos.

Este foio primeiro estudo sobre Impacto no Clima e também é o primeiro a examinar evidências da história do clima e combiná-las com simulações de computador de fatores que contribuem para a elevação do nível do mar a longo prazo: a expansão termal de oceanos, o derretimento de geleiras nas montanhas e o derretimento de camadas de gelo na Groenlândia e Antártida.

Segundo os estudiosos, o aquecimento global é o grande responsável pelo derretimento do gelo nos polos.

No entanto, um pequeno número de cientistas não considera que o aquecimento global seja resultado da interferência humana, pois argumentam que essa mudança decorre de flutuações naturais no clima do planeta.

O nível do mar subiu cerca de 17 centímetros no século passado e o ritmo tem acelerado em mais de 3 milímetros por ano, segundo o IPCC. Um terço da atual elevação provém da Antártida e da Groenlândia.

Cerca de 200 governos concordaram em limitar o aquecimento global para menos de 2 graus centígrados acima da era pré-industrial e planejam entrar em acordo, até o fim de 2015, sobre um tratado para conter emissões de gases.

A temperatura média da superfície do planeta subiu cerca de 0,8 grau centígrado desde a Revolução Industrial e o IPCC afirma que as temperaturas provavelmente vão ficar de 0,4 a 1 grau centígrado mais altas de 2016 a 2035, em comparação com as décadas de 1985 a 2005.

Alguns estudos específicos projetaram a elevação do nível do mar para cerca de 2 metros até 2100, uma cifra que resultaria no alagamento de amplas porções de terra, em lugares como Bangladesh e o Estado americano da Flórida, por exemplo.

Fonte: IG

One Response

  1. eu gosto de chocolate-quente com gelo…adorei essa pagina sobre chocolate…parabens ^^ bjinhos témais

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.