Como surgiu Árvore de Natal?

90h6lx6j

A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.

O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.

 

 

A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.

25 Respostas

  1. oi gemte gostei desse sait pq tem umas coizas pro meu trabalho de escola ta bjs fui

  2. A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.

    O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.

    A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.

  3. vera Lucia disse:

    Achei bem legal aprender que a árvore de natal é mais antiga que o próprio Cristo…

  4. jesiel disse:

    errado vcs nao sabe o q estao disendo a historia da arvore e totalmente diferente do que esta dita na mensagem …

  5. julia disse:

    Eu sinseramente achei muito pouca informação para a Árvore de Natal.

  6. chris disse:

    ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei

  7. eu rejeito tudo que de origem pagã, pois já abandonei ha muito tempo a vida secular. sou um autentico pregador do evangelho.77 81425495

  8. Rosene disse:

    Gostei de saber da origen do natal

  9. rosy disse:

    esta totalmente errada a historia

  10. gabi disse:

    esse texto de voces sao muito pequenos

  11. Ane Caroline disse:

    Nossa eu amei amei esse sit é muito interessante *_*

  12. sarah disse:

    odiei este site a historia e totalmente diferente bjs xau

  13. Ronaldo disse:

    Caraca !!!! Dizer que é pecado ter árvore de natal é no mínimo falta de conhecimento.
    Que PAGANISMO há nisso ???? Onde a bíblia condena ??? Não devemos é adorar, reverenciar, cultuar ou fazer dela um deus….mas qual o problema em montar uma em casa ???? Não seria um simples objeto de enfeite…com todo respeito aos que acham pecado ter uma em casa, então generalizem e tirem TUDO o que for de enfeite de suas casas…..Na UNIVERSAL prega que é pecado, mas para um bom entendedor, meia palavra basta: A pessoa é proibida de ter uma arvore em casa, de fazer uma ceia, e depois eles pedem TUDO o que ela não gastou….seria isso uma ” Fé Inteligente ” ?????????

  14. BRUNA SAPEKINHA disse:

    AMEIIIIIIIIIIIIIIII ADOREI ARRASOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  15. LIMA disse:

    não acrédito em idéias de pessoas,que diz (assim) acrédito o que a BÍBLIA diz

  16. Profº Rogério Santos disse:

    “Não plantarás nenhum bosque de árvores (aserá) junto ao altar do Senhor, teu Deus, que fizeres para ti. Nem levantarás estátua, a qual o Senhor, teu Deus, aborrece.” Dt 16:21,22. A origem da árvore de natal é pagã, e depois veio a ser adotada pelo catolicismo romano em substituição ao grande carvalho (deus donar), que era adorado pelos bárbaros, tanto que pela tradição católica a árvore de natal só pode ser desmontada no dia 06 de janeiro (dia de reis). Árvore de natal, guirlanda (amuleto de proteção contra os espíritos da floresta), papai noel (velhinho propaganda do natal e da coca cola, criado por Tomás Nast), são símbolos que se tornaram tradições passadas de pais para filhos, mas que na verdade não tem base bíblica nenhuma no que diz respeito ao natal de Cristo.

  17. Concordo com o teor do texto acima; porém não vejo nenhum problema em ter um efeite, como a arvore de natal. Eu tenho inclusive usado os símbolo da árvore de natal para pregar o evangelho.
    Exemplo: Que Jesus é o único presente verdadeiro que nos foi dado por Deus; que todos os presentes se acabam; mas, Jesus jamais se acabrá. E que é o único que vai permanecer, mesmo após o fim deste mundo. Que as luzes do Natal podem ser consideras como a MAIOR de todas as luzez: Jesus. Que é a Luz que alumia a todo homem que vem ao mundo; e que quem o segue não andará em Trevas mas terá A LUZ DA VIDA. Pois quem anda em trevas não sabe para onde vai. Porém quem tem Jesus, tem CERTEZA DA salvação eterna. Que alcaçamos em Cristo Jesus, nosso SALVADOR.
    Leia a bíblia.Ela vai te abrir os olhos do entendimento. e te regenrar fazer o novo nascimento; isto é, o nascimento de Deus, por meio do seu Espírito Santo.

  18. Mari disse:

    Seria pois na Igreja UNIVERSAL nos temos ORGULHO de agradarmos o nosso Deus ao inves de gastar em bobeira ! E ééh pela nossa oferta que muitas pessoas são convertidas …..E Tudo oque nos damos é porvontade Propria Ninqueem nos obriga a nada cada um gasta seu dinheiro como QUER eu prefiro dar ao meu DEUS! Algunss Preferem dar em Bebidas,Cigarros e outras coisas ! E COLHEM O FRUTO DO QUE PLANTOU !

  19. thiago araujo disse:

    Saah Assunção muito boa sua colocação sobre a história da árvore, mas bem você que é evangélica, não deveria ter o seu face como lugar onde mora o nome de uma novela “Cheia de Charme”. Quem repreende repreende pro bem da pessoa. #Fica a dica

  20. varlei disse:

    jesus não nasceu dia vinte e cinco de dezembro.
    dia 25 de dezembro era comemorado pelos antigos(a,c) como o deus do sol.
    (dc) apos cristo os cristãos adotaram o dia 25 para comemorar o nascimento,
    de cristo , porque o ” DEUS PAI DEUS FILHO(JESUS CRISTO) E O ,
    ESPIRITO SANTO DE DEUS ” e o deus do sol , da lua , da terra , e de tudo o,
    que ha entre eles , para todos somente adorar o propio criador

  21. Marcelo disse:

    Foda se ara oq esses Crentes falam, as pessoas colocam as arvores simplismente para enfeitar e vê a alegria de nossas crianças, ngm coloca para fazer adoraçao a ninguém, parem de manipular certas coisas.
    As vezes vcs Crentes assam do limite, eu sim colocaria sem nem um esamento negativo,entao parem de influênciar as pessoas com pensamentos pequenos pelo amr de deus, gente comum coloquem suas árvores nao irao trazer nem um mal a ngm, se for usada simplismente para o intuição de infeitar nossas casa, obrigado!

  22. Kathlyn disse:

    Nossa eu não sabia disso haha !!

  23. Daniel V, Foly disse:

    O engracado mesmo e que cristo e quem fez o sacrificio e papai noel e que leva a fama.

  24. Carlisténs Costa disse:

    Hoje muito se houve que a tradição de se comemorar o Natal está acabando, ou reduzindo a cada ano que passa;
    Já são raras as famílias que conseguem se reunir nesta data;
    Poucas enfeitam seus lares como antes;
    Presépios simbolizando o nascimento de Cristo também são raros;
    Há quem diga que o natal surgiu de uma festa pagã;
    Outros dizem que Cristo não teria nascido em Dezembro, mas talvez em Setembro e que tal comemoração seria em vão;
    Percebe-se que o desejo de muitos é apenas o consumismo desenfreado. Sequer lembram o real motivo natalino;
    Diante de tudo isso, qual seria então o sentido de se comemorar o Natal?
    A verdade é que praticamente tudo na vida sofre transformações. Umas coisas mais, outras menos. Assim é nossa vida.
    De uma forma ou de outra, a imensa maioria das pessoas que comemora e respeita o Natal, o faz de coração, com boa intenção, alegria, fraternidade, agradecendo pelas conquistas alcançadas no ano e renovando as esperanças de que dias melhores sempre virão. Deseja-se ajudar aos necessitados, perdoar, agradar, e acima de tudo, viver num mundo mais civilizado e humano onde todos respeitem uns aos outros e vivam em paz e felizes.
    Se os desejos forem estes, pouco importa se você vai enfeitar sua casa com pisca-piscas, árvore de natal, tocar músicas natalinas, comprar presentes para todos, etc.
    O mais importante é praticarmos a caridade, a colaboração, o respeito, a educação, e celebrarmos o amor de Deus, a união, a fraternidade e que cada vez, mais pessoas se juntem nesta corrente de boas intenções e pensamentos positivos, pois é isso que nos fortalece e nos une na busca de uma sociedade mais justa e feliz.

    Portanto, FELIZ NATAL a todos e a todas!!!!!

  25. Carlisténs Costa disse:

    Deus nos deu o livre arbítrio, para que individualmente, possamos tomar nossas decisões independente da decisão de quem quer que seja, inclusive dele, senão não o teria dado.
    Como um pai e uma mãe comuns, ele sempre nos mostrou e continuara mostrando os caminhos corretos a serem trilhados, mas a decisão final sobre qual caminho seguir será sempre nossa.
    Cristo proclamou: “Ide todos e pregai a boa nova”. Não obrigou ninguém. A escolha também é sua.
    Se todos as criaturas são criatura de Deus, o diabo se inclui nesse meio, só que é uma criatura do mal. Foi opção dele ser assim. Quem o quiser, que o siga.
    Se faz necessário portanto, que nós, seres humanos, saibamos respeitar as decisões uns dos outros. Opiniões, ideias, cultos são coisas pessoais e se alguém quer que as suas sejam seguidas, tem que batalhar para essa conquista. Mas batalhar não significa desfazer do pensamento dos outros, achar que o seu posicionamento é o mais correto ou querer que o aceitem a qualquer custo, com agressividade, arrogância, violência, ofensas.
    Se se dizem Cristãos, quando o fazem dessa forma, estão totalmente contra os reais ensinamentos de Cristo, que sempre pregava a harmonia, a paz, a tolerância e perdoava sempre o pecador, o orientando a não incorrer em novos pecados.
    A verdade é que muitas religiões ou seitas se acham os donos da verdade absoluta, coisa que nem Cristo o fez, pois acima dele está o Pai. Se julgam salvos antes mesmo da decisão do Pai.
    Em vez de pregar a intolerância, a arrogância, o fanatismo, deveriam se empenhar em praticar somente o bem acima de tudo e tentar arrebanhar as ovelhas que julgam estarem perdidas, através de bons exemplos, e não incitando a discórdia e querendo fazer julgamentos que só são prerrogativas de Deus Pai Todo Poderoso.
    Paz, harmonia, união, tolerância, amor, se conquista com eles mesmos, não com o contrário.

    Que Deus nos Ilumine a todos e nos indique o caminho certo a seguir, sem precisarmos pisar sobre quem quer que seja, independente de suas escolhas.

Deixe um Comentário

Proudly designed by Clickmidia.