- AVEIA
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios.
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.
- ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).
- AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).
- CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.
- CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.
Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).
- MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea, além de evitar doenças oculares como catarata.
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.
- PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).
- SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).
- TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata.
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.
- VINHO TINTO
A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.
* As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.
Fonte: Saúde em Primeiro Lugar
Vou comer isso aew todo dia e chegarei aos 150 😀
Adorei as dicas! Com certeza usarei bem mais esses alimentos!
Amei a lista dos alimentos que ajudam a viver mais e melhor, em pensar que podemos viver bem com alimentos tão saborosos
maravilho,pois estou com o colesterol alto
as dicas foram otimas,pois serviu para ajudar na minha dieta de colesterol alto
as dicas ajudaram a ter uma boa qualidade devida
EXCELENTE SITE, MATÉRIAS DE PRIMEIRA QUALIDADE QUE PERMITE QUE TENHAMOS INFOMAÇÕES CLARAS SÉRIAS E PRECISAS ACERCA DOS BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO ORIENTADA. DESDE JÁ ME PONHO A DISPOSIÇÃO PARA DIVULGAR INFORMAÇÕES DESTE TIPO QUE ENGRNADECE A ALMA HUMANA!
FORTE ABRAÇO
ROGÉRIO PONTES, OU SIMPLESMENTE, FÊNIX!
Viverei mais agora,vou passar pros meus amigos!!!!
Em jeito de comentário, uma duvida:
– tou com uma barriga muito grande e desejo diminuir. que tipo de alimento posso consumir depois da minha secção de ginásio?
adoro coisas que são saldaveis pois é muito inportante nos mantermos a forma
EXCELENTE SITE! AS DICAS E INFORMAÇÕES PASSADAS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA QUEM BUSCA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL .
tdos as dicas p m foram e serão mto úteis ao mxmo terei smpre uma alimntão equlibrada mantendo assim um bom funcionamento do organismo evitando assim erros alimentares..
Realmente nós somos aquilo que comemos, a nossa alimentação tem um papel fundamental sobre nosso organismo. Devemos ter uma alimentação variada e equilibrada e se possível sempre com alimentos frescos para dar ao nosso organismo todos nutrientes necessários para um bom funcionamento.